Redes de Supermercados
10/04/2012 11:32 - Hipermercado não consegue aumentar venda de vestuário
Poderia se imaginar que a crise econômica na França tivesse ampliado a clientela de lojas populares de roupas e, sobretudo, dos hipermercados, que passariam a atrair consumidores preocupados com o bolso. Mas não é o caso. "É paradoxal, mas são justamente esses segmentos do varejo têxtil que enfrentam as maiores dificuldades", diz Gildas Minvielle, diretor do Observatório Econômico do Instituto Francês da Moda (IFM).
As vendas de vestuário nos hipermercados franceses (€ 3,8 bilhões), caíram 1,8% em 2011 relação a 2010. Essas lojas são cerca de 15% do faturamento total do varejo de roupas no país, de 24,8 bilhões de euros, segundo o IFM.
"Os hipermercados vêm sofrendo queda no número de visitantes. E a área têxtil não é a principal nesse tipo de loja. Eles também enfrentam a forte concorrência das redes populares de roupas", diz Minvielle. Nos hipermercados Géant, do grupo Casino (sócio do Pão de Açúcar), a queda nas vendas de produtos não alimentares é contínua desde 2007. No ano passado, elas caíram 4,8% e os artigos de vestuário não escapam a essa retração, com performances negativas ligeiramente melhores do que as dos produtos não alimentares em geral, afirma uma fonte ligada ao grupo francês. O Géant possui uma marca própria de roupas, a "Tout Simplement", fabricada por terceirizados em países da Europa, Ásia e do norte da África.
O Carrefour foi a primeira rede de hipermercados a ter uma marca própria de roupas, a Tex, lançada em 1982, com o objetivo de oferecer modelos "básicos indispensáveis". Ao apresentar seus resultados anuais, em fevereiro, a diretoria do Carrefour havia afirmado que as vendas de têxteis nos hipermercados são positivas, mas o grupo não forneceu nenhum detalhe a respeito posteriormente.
Somente as grandes lojas de departamentos - como Galeries Lafayette ou Printemps, que atraem turistas - têm conseguido obter resultados positivos nesse setor na França. No ano passado, as vendas de roupas cresceram 2,5% nesse tipo de loja, graças, sobretudo, aos visitantes chineses e brasileiros.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)