Redes de Supermercados
02/03/2012 10:06 - Redes de varejo apostam em serviços financeiros
Lojas fazem empréstimo de dinheiro e financiam compras
A venda de produtos não é mais a única forma das redes de varejo ganharem dinheiro. Serviços como empréstimo pessoal e financiamentos dos produtos comercializados representam significativa fatia dos lucros. E as grandes redes catarinenses já perceberam isso.
Na Koerich, até 70% dos negócios a prazo são feitos com parcelamento bancado pela loja. Outra atuação financeira é o empréstimo pessoal. O gestor de vendas da rede, Maurício Ramos, lembra que o serviço foi criado há quatro anos e, desde então, cresce mês a mês.
O motivo é o comportamento do público, que é diferente do crédito para compra de produtos. Maurício explica que logo após quitar o débito, as pessoas tomam outro empréstimo.
O gestor de vendas declara que o negócio surgiu porque a Koerich tem um público fiel, com cadastro completo e histórico de pagamento. Além de acesso aos dados, o negócio tem a vantagem de não exigir a contratação de pessoal ou abertura de escritórios.
A rede Berlanda não empresta dinheiro, mas também oferece serviços de financeira para parcelamento dos seus produtos. O dono do grupo, Nilso Berlanda, diz que tem parceria com o Banco BMG somente para
áreas de maior risco de inadimplência, como celulares, pneus e televisores. Ele afirma que estes produtos representam apenas 8% do faturamento.
Os resultados dos serviços financeiros são evidentes. A venda de seguros prestamistas (para quitar dívida), negociados principalmente no varejo, cresceu 24% em 2010, informa a confederação nacional do setor.
Na Lojas Renner, os serviços financeiros já representam 21,1% do ebitda (lucro antes de amortizações, juros, depreciação e amortização). Em 2009, eram 13,4%.Na Magazine Luiza, a venda de consórcios cresce 17% ao ano e já é feita fora das lojas, em rede de representações autorizadas.
Em geral, os serviços são criados em parceria com redes bancárias, que instalam sistemas de informática e aplicam o modelo do negócio nos pontos de venda. O varejo costuma ficar com metade do lucro gerado nas operações financeiras.
— Para o comércio, o benefício da parceria é duplo: atrai mais clientes às suas
lojas e gera mais receita. Por isso, os serviços financeiros ganham importância para algumas grandes redes — explica Priscila Tambelli, analista de varejo do Banco do Brasil.
Veículo: Diário Catarinense - SC
Veja mais >>>
05/11/2025 16:29 - Litoral Norte gaúcho ganhará mais uma unidade do Stok Center05/11/2025 16:28 - Carvalho Super apresenta novo espaço em Teresina (PI)
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)

