Redes de Supermercados
20/01/2012 11:07 - América Latina puxa venda do Carrefour
Com a crise econômica na União Europeia, a América Latina foi a principal responsável pelo aumento das vendas no ano passado do Carrefour, de 1,1% no total, incluindo o negócio de combustíveis. O Brasil colaborou para o resultado com o crescimento da rede Atacadão, de acordo o balanço de vendas divulgado ontem pela companhia, que é o segundo maior grupo varejista do setor de supermercados do mundo.
No Brasil, as vendas do Carrefour tiveram um crescimento de 5,1% em 2011, para € 12,4 bilhões. Esse volume representa 72,3% do total obtido com a operação latino-americana. No quarto trimestre, as vendas no Brasil tiveram expansão de 4,6%. Esse resultado exclui o negócio de gasolina e são referentes ao conceito mesmas lojas, ou seja, aquelas que funcionam há 12 meses, no mínimo.
Em toda a América Latina, as vendas do Carrefour aumentaram 6,6% no ano passado, para € 17 bilhões. A Argentina teve o maior aumento de vendas, de 16,5%, para € 3 bilhões.
No mundo todo, as vendas do Carrefour nas lojas existentes há 12 meses ou mais, exceto gasolina, caíram 0,6%, puxado principalmente pela queda nas operações da Europa, de 3,6%. Na França, as vendas caíram 1,6% neste conceito. No total, considerando combustível e novas aquisições, as vendas subiram 1,1%.
No quarto trimestre, as vendas em lojas existentes há mais de 12 meses caíram 1,9% em comparação com o mesmo período de 2010. As vendas totais, inclusive de combustíveis, caíram 1%, para € 24,1 bilhões. Com isso, a empresa informou que o lucro operacional deve se manter no patamar mais baixo esperado.
O resultado da Espanha, Itália e Grécia no último trimestre do ano passado foram os piores apresentados pela rede de supermercados ontem. No conceito de mesmas lojas, excluindo-se gasolina, as vendas da Grécia caíram 8,8% no período, da Espanha caíram 7,4% e da Itália, 4,3%. Na França, a queda nas vendas nos últimos três meses do ano foi de 2,8%, no mesmo conceito.
A Ásia também contribui positivamente para o resultado da companhia, mas não tanto quanto a América Latina. No total, as vendas na Ásia tiveram expansão de 5,1% no ano e de 2,8% nos últimos três meses de 2011 em comparação com o mesmo período de 2010, incluindo novas lojas. Mas no conceito mesmas lojas, as vendas caíram 3,4%. O Carrefour informou que não possui operações de combustível na Ásia.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
05/11/2025 16:29 - Litoral Norte gaúcho ganhará mais uma unidade do Stok Center05/11/2025 16:28 - Carvalho Super apresenta novo espaço em Teresina (PI)
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)

