Redes de Supermercados
20/01/2012 11:07 - América Latina puxa venda do Carrefour
Com a crise econômica na União Europeia, a América Latina foi a principal responsável pelo aumento das vendas no ano passado do Carrefour, de 1,1% no total, incluindo o negócio de combustíveis. O Brasil colaborou para o resultado com o crescimento da rede Atacadão, de acordo o balanço de vendas divulgado ontem pela companhia, que é o segundo maior grupo varejista do setor de supermercados do mundo.
No Brasil, as vendas do Carrefour tiveram um crescimento de 5,1% em 2011, para € 12,4 bilhões. Esse volume representa 72,3% do total obtido com a operação latino-americana. No quarto trimestre, as vendas no Brasil tiveram expansão de 4,6%. Esse resultado exclui o negócio de gasolina e são referentes ao conceito mesmas lojas, ou seja, aquelas que funcionam há 12 meses, no mínimo.
Em toda a América Latina, as vendas do Carrefour aumentaram 6,6% no ano passado, para € 17 bilhões. A Argentina teve o maior aumento de vendas, de 16,5%, para € 3 bilhões.
No mundo todo, as vendas do Carrefour nas lojas existentes há 12 meses ou mais, exceto gasolina, caíram 0,6%, puxado principalmente pela queda nas operações da Europa, de 3,6%. Na França, as vendas caíram 1,6% neste conceito. No total, considerando combustível e novas aquisições, as vendas subiram 1,1%.
No quarto trimestre, as vendas em lojas existentes há mais de 12 meses caíram 1,9% em comparação com o mesmo período de 2010. As vendas totais, inclusive de combustíveis, caíram 1%, para € 24,1 bilhões. Com isso, a empresa informou que o lucro operacional deve se manter no patamar mais baixo esperado.
O resultado da Espanha, Itália e Grécia no último trimestre do ano passado foram os piores apresentados pela rede de supermercados ontem. No conceito de mesmas lojas, excluindo-se gasolina, as vendas da Grécia caíram 8,8% no período, da Espanha caíram 7,4% e da Itália, 4,3%. Na França, a queda nas vendas nos últimos três meses do ano foi de 2,8%, no mesmo conceito.
A Ásia também contribui positivamente para o resultado da companhia, mas não tanto quanto a América Latina. No total, as vendas na Ásia tiveram expansão de 5,1% no ano e de 2,8% nos últimos três meses de 2011 em comparação com o mesmo período de 2010, incluindo novas lojas. Mas no conceito mesmas lojas, as vendas caíram 3,4%. O Carrefour informou que não possui operações de combustível na Ásia.
Veículo: Valor Econômico
Veja mais >>>
09/01/2025 16:55 - Ipojuca (PE) terá unidade do Arco-Vita09/01/2025 14:08 - Covabra recruta para nova loja em Indaiatuba (SP)
08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit
07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia