Redes de Supermercados
20/01/2012 11:07 - América Latina puxa venda do Carrefour
Com a crise econômica na União Europeia, a América Latina foi a principal responsável pelo aumento das vendas no ano passado do Carrefour, de 1,1% no total, incluindo o negócio de combustíveis. O Brasil colaborou para o resultado com o crescimento da rede Atacadão, de acordo o balanço de vendas divulgado ontem pela companhia, que é o segundo maior grupo varejista do setor de supermercados do mundo.
No Brasil, as vendas do Carrefour tiveram um crescimento de 5,1% em 2011, para € 12,4 bilhões. Esse volume representa 72,3% do total obtido com a operação latino-americana. No quarto trimestre, as vendas no Brasil tiveram expansão de 4,6%. Esse resultado exclui o negócio de gasolina e são referentes ao conceito mesmas lojas, ou seja, aquelas que funcionam há 12 meses, no mínimo.
Em toda a América Latina, as vendas do Carrefour aumentaram 6,6% no ano passado, para € 17 bilhões. A Argentina teve o maior aumento de vendas, de 16,5%, para € 3 bilhões.
No mundo todo, as vendas do Carrefour nas lojas existentes há 12 meses ou mais, exceto gasolina, caíram 0,6%, puxado principalmente pela queda nas operações da Europa, de 3,6%. Na França, as vendas caíram 1,6% neste conceito. No total, considerando combustível e novas aquisições, as vendas subiram 1,1%.
No quarto trimestre, as vendas em lojas existentes há mais de 12 meses caíram 1,9% em comparação com o mesmo período de 2010. As vendas totais, inclusive de combustíveis, caíram 1%, para € 24,1 bilhões. Com isso, a empresa informou que o lucro operacional deve se manter no patamar mais baixo esperado.
O resultado da Espanha, Itália e Grécia no último trimestre do ano passado foram os piores apresentados pela rede de supermercados ontem. No conceito de mesmas lojas, excluindo-se gasolina, as vendas da Grécia caíram 8,8% no período, da Espanha caíram 7,4% e da Itália, 4,3%. Na França, a queda nas vendas nos últimos três meses do ano foi de 2,8%, no mesmo conceito.
A Ásia também contribui positivamente para o resultado da companhia, mas não tanto quanto a América Latina. No total, as vendas na Ásia tiveram expansão de 5,1% no ano e de 2,8% nos últimos três meses de 2011 em comparação com o mesmo período de 2010, incluindo novas lojas. Mas no conceito mesmas lojas, as vendas caíram 3,4%. O Carrefour informou que não possui operações de combustível na Ásia.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)