Redes de Supermercados
13/01/2012 12:24 - Walmart fecha 12 lojas, mas diz que não sai de São Paulo
Grupo americano descarta possibilidade de deixar o estado, mas abre lojas em outras regiões; concorrentes estão expandindo para fora do Sudeste
Com o anúncio do fechamento de 12 lojas da rede TodoDia em São Paulo em 2011, questiona se o Walmart, gigante americana do varejo, estaria enfraquecendo sua atuação no estado para focar em novas regiões. Logo no início de 2012, quatro novas lojas TodoDia foram abertas em Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, ação que demandou investimentos de R$ 20 milhões.
Contudo, a companhia afirma que apenas avaliou que o retorno das unidades encerradas estava aquém do esperado e reiterou, emcomunicado, que investiu cerca de R$ 130 milhões na construção de seis novas lojas no estado de São Paulo no ano passsado, gerando 900 empregos diretos.
Outras filiais também devem ser inauguradas este ano no estado. Nos últimos 12 meses, o Walmart investiu R$ 1,2 bilhão em 70 novas lojas no país, sendo 40 apenas da bandeira TodoDia, voltada para classe média emergente.
Hoje, o grupo possui 500 lojas de nove bandeiras.
O movimento foi observado também em outra grande rede de supermercados, o Carrefour. Em 2011 foram anunciados fechamentos de diversas lojas na capital paulista e no interior. Apenas no final de setembro, oito lojas fecharam suas portas nas cidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal, Monte Alto e Matão (SP). A justificativa da rede é a reestruturação de suas operações no país, iniciadas em 2010.
Para Cláudio Felizoni, coordenador geral do Programa de Administração de Varejo (Provar) , a procura de varejistas por outras regiões do país, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste é uma tendência para esse ano e está ligada à ascensão da classe C e ao desempenho econômico.
“O ano de 2012 não deve ser de vacas gordas e, por isso, as varejistas vão examinar com mais cautela as sobreposições de lojas por conta de custos e devem investir em áreas que sua presença seja ainda fraca ou inexistente e que tenha um mercado de consumo potencial”, acredita o professor.
O Pão de Açúcar, por exemplo,vai inaugurar de 12 e 15 lojas de sua bandeira Assaí, voltada para o atacado, em cidades do Nordeste e Centro-Oeste por serem as regiões que mais crescem, segundo o vicepresidente do grupo, Hugo Bethlem.
Veículo: Brasil Econômico
Veja mais >>>
09/01/2025 16:55 - Ipojuca (PE) terá unidade do Arco-Vita09/01/2025 14:08 - Covabra recruta para nova loja em Indaiatuba (SP)
08/01/2025 15:06 - Grupo Pereira compra rede de supermercados Schmit
07/01/2025 17:42 - Supermercado Adonai reinaugura loja no Recanto, em Rio das Ostras (RJ)
06/01/2025 11:06 - Palhoça (SC) ganha segunda loja do Brasil Atacadista
03/01/2025 15:37 - Cometa Supermercados inaugura duas lojas no fim de 2024
02/01/2025 16:58 - Xanxerê (SC) ganha primeira loja da bandeira Econômico Atacadão
02/01/2025 14:39 - Rede Nilo inaugura primeira loja em Jussara (GO)
02/01/2025 14:38 - Grupo Centerbox adquire seis lojas do Ismael Supermercados no CE
02/01/2025 14:36 - Americana (SP) terá unidade do Pão de Açúcar em 2025
01/01/2025 08:56 - Boa Supermercados inaugura nova unidade em Jundiaí (SP)
30/12/2024 17:03 - Prezunic reinaugura loja na Barra da Tijuca (RJ)
30/12/2024 16:35 - Higa’s Supermercados inaugura loja na Curuçá Velha, bairro de SP
30/12/2024 16:33 - Unidade do Comper Jardim Itália é reinaugurada em Cuiabá (MT)
30/12/2024 16:33 - Supermercados BH abre lojas nas cidades mineiras de Raposos e Felixlândia