Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

13/01/2012 12:16 - Grupo Pão de Açúcar bate meta com reforço de Globex

Maior rede de varejo da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) entregou alguns dos resultados previstos para o ano passado, ao registrar vendas brutas de R$ 52,6 bilhões em 2011, expansão de 45,8% em relação a 2010, informou ontem a companhia. A varejista esperava alcançar volume superior aos R$ 50 bilhões e analistas estimavam valores entre R$ 52 bilhões e R$ 53 bilhões. Ontem, as ações da empresa fecharam com elevação de 2,10% na Bovespa, a quarta maior alta do dia.

"Estamos entregando os resultados prometidos e, com isso ganhando participação de mercado das redes informais e de nossos maiores concorrentes", disse Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do GPA.

O desempenho de Globex, que reúne as operações de Ponto Frio e Casas Bahia, também ficou em linha com as estimativas do mercado. E os negócios no varejo eletroeletrônico tiveram relação direta com o crescimento na receita do grupo no ano passado.

Numa análise por atividades do grupo, enquanto Globex vendeu R$ 24,2 bilhões no ano passado, com alta de 142,2% em relação a 2010, o GPA Alimentar registrou receita de R$ 28,4 bilhões - equivalente a 54% da venda total do GPA no país - com expansão de 8,8%. Ou seja, a diferença entre os dois negócios é de cerca de R$ 4 bilhões. Há um forte efeito Casas Bahia nos números do ano passado, já que o desempenho da varejista passou a ser incluído no balanço apenas em novembro de 2010.

Pela leitura feita no mercado, algumas iniciativas da direção no segundo semestre de 2011, na tentativa de recuperar parte do fôlego perdido nos supermercados em meados do ano passado, garantiram resultados dentro da meta esperada. Mudanças aceleradas no formato de atacado do Assaí, as rápidas conversões de lojas em novos formatos e ações específicas para trazer clientes para dentro dos pontos são questões citadas pelos analistas. O balanço de 2011, que fornece dados ligados à rentabilidade da operação, será apresentado pelo GPA em março.

De acordo com os números apresentados ontem, de outubro a dezembro as vendas brutas dos pontos abertos há mais de 12 meses do GPA Alimentar - que incluem os supermercados, hipermercados, postos de gasolina, drogaria e atacarejo - cresceu 8,7%. No trimestre, em termos reais, ou seja, valor deflacionado pelo IPCA, a alta foi de 2%. Essa taxa estava em 1,2% no trimestre anterior. "O melhor resultado do quarto trimestre no segmento alimentar demonstra que as conversões feitas ao longo de 2011 foram positivas e já resultaram em maior rentabilidade para a companhia, com aceleração do crescimento nas vendas em lojas comparáveis (same store sales) do segmento alimentar em relação ao terceiro trimestre", informa a Ativa Corretora, em relatório.

Na avaliação dos analistas Leonardo Zanfelicio e Karina Freitas, da Concórdia Corretora, foi um bom ano para o GPA e isso pode ser explicado, em parte, pelo fato de a companhia não ter mostrado desaceleração acentuada nas vendas para o critério mesmas lojas, como os especialistas esperam que aconteça com parte das redes varejistas no país - como reflexo da diminuição no consumo. A corretora manteve a recomendação de compra para as ações do grupo, com preço-alvo de R$ 80,26 e potencial de valorização de 15,5% em relação fechamento de ontem.

Um dos relatórios de análise citou uma leve redução na intensidade da alta no índice de vendas brutas (mesmas lojas) do GPA consolidado, que soma as vendas do braço alimentar e da Globex. De outubro a dezembro, essa taxa cresceu 8,5%, sendo que no terceiro trimestre, a alta foi de 9,5% e no segundo, de 10,1%.

"O desempenho consolidado do grupo mostrou leve desaceleração em 2011 em relação aos nove primeiros meses de 2011, porém acima das expectativas, que já contavam com desaceleração maior no crescimento das vendas", informa em relatório a Ativa. É possível que isso reflita a perda de fôlego da inflação, que tem impacto na venda não deflacionada, e também a queda do IPI, que reduziu preço dos eletrodomésticos em até 15%.


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>