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20/05/2025 15:02 - Roldão aposta em novo perfil de loja e mira classe B
Entre inovações do espaço, destaque para galeria de serviços interna, área de descanso com foco em público sênior e operação de perecíveis diferenciada
Por Renata Ruiz e Giseli Cabrini
A mais recente unidade do Grupo Roldão Atacadista, inaugurada nesta terça (20) em Pirituba – bairro da Zona Norte de São Paulo, traz inovações não só para os frequentadores, mas para a própria companhia que aposta em um novo perfil de estabelecimento voltado a um público novo: a classe B. Pela primeira vez, o estabelecimento tem uma galeria de lojas com serviços, como farmácia, lavanderia e barbearia dentro do estabelecimento. O objetivo é atrair e fidelizar a clientela e, assim, oferecer um espaço completo de compras, que vai além dos mais de 8 mil SKUs ofertados pelo próprio cash & carry.
A unidade também aposta em conveniência. A oferta de pão fresco não acontece por acaso. Segundo os moradores do bairro, há carência de estabelecimentos na vizinhança voltados à produção e à venda de itens de panificação. E, para isso, o Roldão buscou o apoio dos fornecedores, como o açougue Perdigão Montana, com cortes selecionados e carnes de alta qualidade; e o empório de frios Sadia Perdigão. Essa parceria com a indústria também é reforçada por meio de ações de retail media realizadas em painéis de LED posicionados estrategicamente pelo estabelecimento.
Outra mudança no layout está na posição do bazar, logo na entrada a fim de “esquentar” as vendas de uma seção geralmente alocada em áreas consideradas mais frias dentro de lojas do varejo alimentar.
A seção de frutas, legumes e verduras (FLV) também traz diferenciação. O abastecimento e a reposição são feitos por meio de um sistema no qual os únicos a manipular os itens são os produtores e os consumidores. Ou seja, tudo é feito diretamente por meio das estruturas que vão para a exposição.
Outro detalhe é a área de descanso, que está localizada próxima ao self-checkout e na qual ficam os seis terminais de autoatendimento. O objetivo é disponibilizar mais conforto principalmente ao público com perfil sênior.
Por sua vez, para agradar aos mais jovens, a loja de Pirituba, logo na entrada, oferece o Compra Fácil Roldão, um ponto de retirada rápido e estratégico para pedidos realizados via aplicativos de delivery.
Confira, a seguir, entrevista exclusiva feita por SuperHiper com a gerente de marketing e trade marketing, Victória Roldão.
Fale sobre as novidades da loja. Como ela inova dentro do formato cash & carry?
Nos últimos anos, o formato de cash & carry precisou se adaptar tanto em relação à oferta de serviços quanto à margem. Por isso, a parte mercearia está mais voltada para o atacado tanto dos pallets quanto da exposição de produtos. Já em perecíveis trazemos um conceito mais varejo, afinal, são os que mais fidelizam e geram recorrência. No caso do bazar, ele foi posicionado logo na frente para ter mais giro e mais saída dos produtos, uma vez que quando alocados no ponto natural, geralmente se tornam áreas mais frias da loja. Destaque também para os serviços em parceria com a indústria. Então, a BRF está apoiando muito a gente na questão de frios e fatiados, com o Empório BRF, que é uma novidade. Além disso, temos o açougue Marfrig, já presente em outras unidades, que oferecem cortes selecionados e com muita qualidade. Conseguir trazer isso para o cash & carry, só é possível com apoio dos fornecedores. E padaria, que também não está em todos os nossos estabelecimentos. Temos ainda uma parceria com a Retail Media, com painéis de LED na área de frutas, legumes e verduras (FLV), para fazer propaganda desses itens e ofertas da sazonalidade de verão, bem como na área de carnes e açougue e no pórtico de entrada. Temos ainda a nossa “Galeria Roldão”. Trata-se de outra empresa do Grupo Roldão voltada a trazer mais fluxo para as lojas por meio dessas galerias. Entre as facilidades que eles estão trazendo para cá estão farmácia, lavandeira e uma loja com itens voltado à saudabilidade.
E quanto à oferta de praticidade e agilidade por meio de terminais de autoatendimento? Como isso tem sido explorado?
Nós já temos self-checkouts em outras lojas. Além de oferecer agilidade e praticidade para os clientes, isso ajuda muito na questão relacionada à escassez de mão de obra que existe no varejo alimentar.
Só voltado à questão da parceria com os fornecedores voltada à oferta de serviços dentro da lojas. Comente mais sobre isso.
No caso de açougue, já temos na loja de Santana (bairro também da Zona Norte em São Paulo). Trata-se de algo novo que fizemos com a Marfrig, há cerca de três meses. Já temos um cronograma para que isso seja estendido as demais 39 unidades do Grupo Roldão.
Entre os atributos da loja de Pirituba está a identificação com o público local, o que inclui o mix de produtos. Como isso foi pensado?
O departamento comercial estudou minuciosamente o costume, a tendência e o sortimento do concorrentes diretos e indiretos na região. Por isso, temos itens com maior valor agregado. Essa loja voltada a um público com maior poder aquisitivo em relação às outras unidades do grupo. A maioria das nossas lojas é voltada para os segmentos C e D. E aqui o público é mais B e C. Nesse sentido, vale destacar um projeto muito bacana na área de FLV. As mercadorias chegam em cestos direto do produtor para o nosso centro de distribuição (CD) e de lá chegam até a loja. Nós só encaixamos os cestos aqui. Então, quem põe a mão primeiro nesses produtos dentro da loja é o consumidor. Isto é, do campo para a mesa.
E a questão geracional? Ao mesmo tempo que consumidores mais jovens chegam, há também o público mais sênior. Qual é a visão do grupo em relação a isso?
Temos o canal Compra Fácil Roldão, um ponto de retirada rápido e estratégico para pedidos realizados via aplicativos de delivery, logo na entrada da loja. Isso é mais voltado para o público jovem que busca mais praticidade e facilidade na hora de ir às compras, com perfil de compras mais fracionado. Em paralelo, estamos estudando o canal e-commerce. Acredito que saia até o fim deste ano. Já para o público mais sênior temos uma área de descanso próxima ao self-checkout, que compõe a maior parte dos nossos clientes atualmente. E há ainda o canal de televendas direcionado para os comércios locais.
Fonte: Redação SuperHiper

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