Redes de Supermercados
10/06/2024 10:08 - Walmart reforça liderança na venda de alimentos
Empresa tem uma participação de 21,4% no setor; vice-líder Kroger tem apenas 8,8% de share
A empresa que mais vende alimentos nos Estados Unidos não é uma supermercadista – e essa é uma curiosidade cada vez mais intensa. O Walmart, classificado como uma rede de lojas de departamentos de descontos, é o principal varejista de alimentos americano, com uma participação de mercado de 21,7%, de acordo com dados da Numerator.
O segundo lugar, aí sim, pertence a uma rede de supermercados; a Kroger tem um market share de 8,8%. A Costco, um clube de atacado e não um supermercadista “puro”, fecha o pódio, com uma participação de mercado de 8,2%. A seguir estão Albertsons (5,4%) e mais um clube de atacado, o Sam`s Club, com 4,3%.
Um fator que explica a forte presença de empresas que não são puramente supermercadistas na lista dos maiores vendedores de alimentos é sua presença nacional. O Walmart, por exemplo, com mais de 4.000 pontos de venda no mercado americano, está próximo de consumidores de todos os perfis, em todas as regiões do país. Costco e Sam’s Club também estão espalhados por todo o território americano, o que não acontece com as redes de supermercados, que são tipicamente regionais (embora com forte presença em suas regiões de origem). Um cenário que não é tão diferente do mercado brasileiro, em que o atacarejo tem uma presença geográfica mais ampla que os supermercados.
Mas não é só isso que explica a relevância dos supercenters e clubes de atacado no mercado americano. A análise dos números dos últimos três anos mostra que, de forma geral, as redes de supermercados estão perdendo participação, enquanto formatos mais focados em descontos têm avançado. O líder Walmart, por exemplo, viu sua participação de mercado subir de 20% em 2022 para os atuais 21,7%. No mesmo período, a Costco avançou de 7,8% para 8,8%. Já a Kroger recuou de 9,7% para 8,8% e a Albertsons, de 5,6% para 5,4%.
Isso se deve, principalmente, à busca dos consumidores por fazer mais com seus orçamentos: em meio à perda de poder de compra, os clientes têm buscado opções mais econômicas, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar ofertas, aproveitando mais promoções ou trocando para produtos de marcas próprias.
Redação Super Hiper.

Veja mais >>>
09/09/2025 11:27 - Assaí prepara abertura de sua primeira loja em Sumaré (SP)09/09/2025 09:24 - Superdia investe R$ 50 mi em nova loja em Tarumã, bairro de Curitiba (PR)
08/09/2025 14:10 - Nicolini chega a Alegrete (RS) com foco no modelo de atacarejo
08/09/2025 14:09 - Oxxo leva estratégia de retail media para festivais de música em SP
08/09/2025 11:46 - Super Moniari inaugura loja de 1.000 m² em Criciúma (SC)
05/09/2025 15:19 - Stok Center anuncia últimos detalhes para abertura de loja em Viamão (RS)
04/09/2025 19:35 - Quarta loja do Mombach vai funcionar em Montenegro (RS)
04/09/2025 18:25 - Dia Supermercados reinaugura loja em Iguape (SP)
04/09/2025 11:12 - Tauste está prestes a inaugurar sua 11ª loja em Taubaté (SP)
04/09/2025 09:49 - Amigão Supermercados inaugura cinco lojas na região dos Campos Gerais
03/09/2025 15:21 - Uniforça: em expansão, rede chega a 112 lojas e 37 associados no Ceará
03/09/2025 14:21 - Novo Atacarejo anuncia loja nova em Mamanguape (PB)
03/09/2025 11:24 - Super ABC inaugura loja de 1.270m² em Nepomuceno (MG)
02/09/2025 09:10 - Bistek inaugura primeira loja em Tramandaí (RS) nesta quinta
02/09/2025 09:09 - Supermercados Comper inaugura seis lojas em SC