Redes de Supermercados
10/06/2024 10:08 - Walmart reforça liderança na venda de alimentos
Empresa tem uma participação de 21,4% no setor; vice-líder Kroger tem apenas 8,8% de share
A empresa que mais vende alimentos nos Estados Unidos não é uma supermercadista – e essa é uma curiosidade cada vez mais intensa. O Walmart, classificado como uma rede de lojas de departamentos de descontos, é o principal varejista de alimentos americano, com uma participação de mercado de 21,7%, de acordo com dados da Numerator.
O segundo lugar, aí sim, pertence a uma rede de supermercados; a Kroger tem um market share de 8,8%. A Costco, um clube de atacado e não um supermercadista “puro”, fecha o pódio, com uma participação de mercado de 8,2%. A seguir estão Albertsons (5,4%) e mais um clube de atacado, o Sam`s Club, com 4,3%.
Um fator que explica a forte presença de empresas que não são puramente supermercadistas na lista dos maiores vendedores de alimentos é sua presença nacional. O Walmart, por exemplo, com mais de 4.000 pontos de venda no mercado americano, está próximo de consumidores de todos os perfis, em todas as regiões do país. Costco e Sam’s Club também estão espalhados por todo o território americano, o que não acontece com as redes de supermercados, que são tipicamente regionais (embora com forte presença em suas regiões de origem). Um cenário que não é tão diferente do mercado brasileiro, em que o atacarejo tem uma presença geográfica mais ampla que os supermercados.
Mas não é só isso que explica a relevância dos supercenters e clubes de atacado no mercado americano. A análise dos números dos últimos três anos mostra que, de forma geral, as redes de supermercados estão perdendo participação, enquanto formatos mais focados em descontos têm avançado. O líder Walmart, por exemplo, viu sua participação de mercado subir de 20% em 2022 para os atuais 21,7%. No mesmo período, a Costco avançou de 7,8% para 8,8%. Já a Kroger recuou de 9,7% para 8,8% e a Albertsons, de 5,6% para 5,4%.
Isso se deve, principalmente, à busca dos consumidores por fazer mais com seus orçamentos: em meio à perda de poder de compra, os clientes têm buscado opções mais econômicas, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar ofertas, aproveitando mais promoções ou trocando para produtos de marcas próprias.
Redação Super Hiper.

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)