Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

31/01/2024 12:19 - Carnaval: uma ótima oportunidade para o setor supermercadista

Varejo alimentar espera aumento de 15% na seção de bebidas durante o feriado

 

À medida que o Carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos dessa celebração. E os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões e isso gera um maior consumo de alimentos e bebidas. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, onde o Carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do Rio. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, mas é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia.

 

Dentro desse contexto, o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%.  Para corroborar, segunda a Nielsen, a estabilidade da produção apesar dos impactos no agro, tem expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024. Muito impulsionado pelo carnaval nas principais regiões do Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, onde teremos recorde de blocos de rua e mais de 10 mil ambulantes registrados, segundo a prefeitura.

 

O que mais vender

“Não são só as bebidas alcoólicas e as carnes que são muito consumidas durante o carnaval. Biscoitos, aperitivos, comidas prontas e congeladas também têm uma boa saída nessa época. Os foliões querem praticidade na hora de repor a energia gasta com a festividade. Por isso, é importante os supermercadistas se abastecerem com esses alimentos de consumo rápido”, diz Leandro.

O especialista apresenta cinco dicas para os supermercados se preparem para aumentarem as vendas nesse período.

 

1. Análise do desempenho passado e estoque

O primeiro passo é personalizar a experiência de compra de acordo com a localidade e entender o perfil do público que frequenta a loja nesse período festivo. Além disso, é preciso realizar uma análise do desempenho do Carnaval anterior para se adaptar às demandas sazonais. Conforme destaca o especialista Leandro Rosadas “analisar o histórico de vendas é importante. A consistência nas estratégias de estoque é a chave para atender às expectativas dos consumidores e evitar lacunas de oferta durante o pico da demanda”, disse.

 

2. Preparação da loja e destaque de produtos

A preparação da loja ganha destaque como parte integral da estratégia de vendas. Os supermercados devem usar e abusar de estratégias inovadoras, como a criação de áreas temáticas, como o ‘cantinho do churrasco’ no açougue, e destacando produtos de consumo rápido em locais estratégicos. Leandro ressalta “destacar produtos com merchandising atrativo, como cartazes amarelos chamativos, pode gerar um aumento significativo nas vendas, mesmo para itens mais caros”, revela.

 

3. Adaptação ao clima favorável

Outro ponto importante é a análise das condições climáticas. Compreender que um período festivo ensolarado pode impulsionar as vendas, principalmente em bebidas. O especialista enfatiza “a capacidade de se adaptar ao clima é uma habilidade valiosa para os supermercadistas durante o Carnaval. Aproveitar o sol pode resultar em ganhos significativos.”

 

4. Kits prontos

Criar kits pré-montados com itens essenciais para festas de Carnaval, como aperitivos, bebidas e decorações. “Facilitar a vida do cliente com kits prontos é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas, especialmente para aqueles consumidores que buscam conveniência”, afirma o economista.

 

5. Experiências sensoriais na loja

Incorporar experiências sensoriais na loja, como música temática, aromas agradáveis e amostras de produtos. “Estimular os sentidos dos clientes pode criar uma atmosfera envolvente que os incentiva a explorar mais e aumentar as compras impulsivas”, finaliza Rosadas.

 

Lucro

Ao adotar essas abordagens, os supermercados estão preparados para transformar o Carnaval em uma celebração lucrativa. A análise detalhada do desempenho passado, a estratégia de destaque na loja e a adaptação ao clima são componentes essenciais para um sucesso comercial duradouro durante a festividade mais animada do ano. Essas práticas não apenas maximizam as vendas, mas também solidificam a presença dos supermercados como destinos preferenciais para compras durante o feriado.

 

Redação SuperHiper 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas

Veja mais >>>