Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

10/01/2024 17:44 - Uma arquitetura bem trabalhada conecta e oferece bem-estar aos clientes

A SuperHiper conversou com profissionais experientes no varejo alimentar que contaram como realizam o planejamento arquitetônico de uma loja


Quem é que não gosta de entrar em um supermercado e ser bem atendimento, encontrar uma loja limpa, iluminada, um som ambiente de qualidade, produtos bem organizados nas gôndolas, não é? Enfim, diversos são os fatores que chamam a atenção dos clientes e, dessa maneira, contribuem para o sucesso de uma rede varejista.

 

Focados em apresentar (e/ou melhorar) uma boa experiência de compra aos shoppers, varejistas e arquitetos trabalham em parceria para construírem uma loja e atender o público-alvo com eficiência, além de obter bom resultado frente à concorrência que atua na região.

 

Início

Não se monta uma loja com um ambiente encantador para o consumidor sem se dedicar ao projeto arquitetônico dela. O sócio-diretor da China Geomarketing, Paschoal Bosqueti Junior trabalha desde 1993 com Geomarketing, analisando a localização das lojas e as regiões de interesse para a sua construção, explica que, para começar, após superar os aspectos legais do imóvel, considerar os acessos imediatos, analisar a atratividade do ponto em estudo é determinante. Assim como delimitar a área de influência do ponto em estudo. Avaliar os aspectos fortes e fracos da localização em relação aos concorrentes. Em seguida estimar o público-alvo e a demanda da região, localizar a concorrência e entender as vantagens e ameaças ao ponto em estudo. “Após todas as etapas do estudo de mercado serem analisadas e sendo interessantes à futura loja, o próximo desafio é a arquitetura prática e conveniente para o tipo de loja adequado ao público-alvoA loja precisa oferecer a conveniência e conforto necessários para atender o público. Isso é determinante. Por exemplo, para uma loja que tem como público-alvo o pedestre, não deve haver escadas em frente à loja, ou obstáculos à boa visibilidade. Para lojas que atendem o público de carro, estacionamento amplo e fácil, no mesmo pavimento e frontal à loja é o ideal”.

 

Há 20 anos trabalhando com arquitetura para supermercados, o arquiteto Leandro Antunes, complementa: “Tudo começa no projeto, gosto de entender as necessidades do cliente (operação da loja) e a partir daí, iniciar pelo desenho do layout dela. Penso nos caminhos que devem ser percorridos pelos consumidores e nas perspectivas visuais que devem ser vistas por eles, busco deixar a loja bem “equilibrada” com a correta distribuição dos setores dentro da área de vendas, um bom layout é responsável por garantir a “fluidez” da experiência de compra. Isso vale para uma loja nova ou para uma reforma”.

 

Benefícios

Mesmo que haja demora para a sua finalização, e os testes de layout sejam verificados e atendam às necessidades do público, que muda conforme os hábitos regionais, por exemplo, ou o tipo de loja em estudo, todo o esforço vale a pena. Leandro Antunes diz que a arquitetura é importante para o supermercado porque é ela que cria o ambiente ideal para uma experiência de compras incrível para os consumidores, é a arquitetura que define layout, materiais de acabamentos, pisos, alturas de forros, iluminação, cores e comunicação visual. “Todos esses elementos combinados devem criar o espaço ideal para que o consumidor se sinta bem naquela loja e, portanto, à vontade para desfrutá-la”, explica.

 

O objetivo principal da arquitetura no varejo alimentar é oferecer as condições adequadas ao público para que haja conforto e comodidade durante as compras. Diante dessas observações, Paschoal Bosqueti Junior, afirma que a arquitetura beneficia o varejo alimentar no sentido de oferecer facilidades e acessibilidade para o conforto e comodidade do público. “A distribuição das seções de produtos dentro loja é importantíssimo, colaborando com a sinergia durante a rota de compras do cliente. Por exemplo, as variedades de cafés próximas aos tipos de leite, ou a padaria ao lado dos laticínios”.

 

Finalização

Para todo tipo de obra, um planejamento com testes se faz necessário e vale a pena esperar pelo resultado. Testes de layout precisam ser verificados e se atendem as necessidades do público que muda conforme os hábitos regionais, por exemplo, ou o tipo de loja em estudo.

 

” O prazo de implementação está relacionado ao tipo de mudanças a serem feitas. Mudanças mais pontuais e não tão grandes tendem a ser mais rápidas. Em média uma reforma completa e mais abrangente da área de vendas pode levar cerca de 60 dias. Tudo depende, então, da sincronia entre as demandas da obra e as limitações impostas pela operação da loja, afinal, a reforma não pode prejudicar funcionamento”, explica Leandro Antunes.

 

O arquiteto ainda complementa: “Não importa o tamanho da loja, da empresa ou da rede, acredito que as transformações podem, e devem, ser realizadas sempre, numa busca pela evolução constante do negócio. As grandes redes conseguem implementar mudanças em um ritmo mais acelerado, mas as redes menores também devem evoluir e sempre buscar inovações para acompanharem a evolução do mercado”.

Paschoal finaliza: “Arquitetura é muito importante para permitir que a localização “ideal” fature o máximo possível para determinado tipo de loja. Sem esquecer que em varejo há 3 coisas mais importantes, que são: localização, localização e localização”.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas

Veja mais >>>