Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

21/12/2023 12:21 - Uma nova estação para aquecer as vendas do setor supermercadista

Com a chegada do verão é preciso ter planejamento para atender com eficiência o shopper

 

Quem é do setor supermercadista sabe que, as datas sazonais, são uma grande oportunidade para aumentar a rentabilidade do negócio, pois possuem um grande impacto nas vendas, afinal, podem focar em determinadas categorias. A temporada do verão 2023/2024 iniciará em alguns dias, uma estação que remete à férias, calor, piscina, praia, e os consumidores buscam por produtos que mais vendem nesta época, como cuidados para a pele e do cabelo, e também, estão ávidos por novidades.

 

Além de oferecer os produtos sazonais no momento certo, é importante chamar a atenção do cliente com uma decoração diferenciada na gôndola, promoções, explorar pontos extras, destacar produtos, enfim, inspirar o shopper e gerar oportunidades de vendas.

 

No entanto, para trabalhar com itens esses impulsionadores de vendas e obter bons resultados, é imprescindível, que o varejo tenha um planejamento bem detalhado e minucioso, já que é esperado um aumento no fluxo de clientes nas lojas conforme explica a CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin. ” Vale muito o setor estar atento às novidades, lançamentos, inovações em produtos, identificar e acompanhar os drivers de crescimentos das indústrias, estudar e analisar os itens que devem ser inseridos e destacados (evitando rupturas e super estoques) bem como desenhar com cautela possíveis ações que poderão ser executadas – pensar e planejar o mix que irá destinar aos diferentes canais e negócios que atendem adicionado serviços, ações de marketing, merchandising, preço e promoções“.

 

 Planejar o período sazonal com uma execução ímpar

 

A executiva acredita que um dos temas mais críticos é como garantir o sortimento adequado, sendo que 60% dos resultados de um varejista está atrelado ao mix ideal. Assim é crucial realizar uma previsão de demanda adequada. Uma dica é, seja qual for a categoria, além de uma atenção especial a demanda para calibrar bem o sortimento, é focar e cuidar da exposição inspiradora. Afinal, 80% da conversão do cliente está totalmente relacionada com a exposição (onde, como, quanto) que é:

 

  1. Entender o shopper, suas necessidades e hábitos;
  2. Ter clareza de sua estratégia – proposta de valor do varejista em questão – se foco é em saúde, nutrição, beleza, cuidados, enfim, que cuidados quer entregar ao shopper, pois , dependendo destas duas primeiras etapas podemos ter estratégias distintas para a exposição (seja em termos de localização (onde), espaço (quanto), organização (como);
  3. Definir qual o papel da categoria: ele norteará mix, pricing, promoções e sobretudo PDV – exposição / abastecimento (veja abaixo mais detalhes sobre papel das categorias);
  4. Acertar na estratégia de execução da categoria: se gerar fluxo, margem, experiência diferenciada,  a estratégia influencia no fluxo e disposição na gondola (por onde e como abrir o fluxo e com o que);
  5. Conhecer e aplicar a hierarquia de decisão do shopper – a tão falada árvore de decisão para segmentar a categoria, ajuda a qualificar o mix e na exposição – a decidir o como / a ordenação correta.
  6. E, por fim, pensar sempre em soluções = cuidados – considerar momentos de uso

Papeis de categorias

 

Fátima Merlin também aponta que as categorias devem ser trabalhadas com profundidade, analisando sempre:

 

  • Destino – requer alto investimento em ações de ponto de venda, abastecimento contínuo e nível de estoques elevado;
  • Rotina – necessita de localização privilegiada na loja e alta visibilidade para facilitar a compra frequente;
  • Sazonal – necessita de exposição, ações promocionais e estoque nos períodos específicos;
  • Conveniência – deve estar ao alcance das mãos do consumidor para incentivar a compra por impulso, não requer investimentos em estoque.

Redação SuperHiper.
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado
15/12/2025 14:13 - Supermercados BH expande sua presença em Divinópolis (MG) com nova loja de 3 mil m²
12/12/2025 17:47 - Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
12/12/2025 16:51 - Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
12/12/2025 16:44 - Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)

Veja mais >>>