Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

20/12/2023 16:50 - Foodservice ganha força nos supermercados

Estudo mostra que varejo de alimentos tem oportunidade de ganhar espaço em um mercado com expectativa de forte crescimento

 

Por Renato Muller

 

As modalidades de alimentação fora do lar ocupam uma posição cada vez mais importante no dia a dia dos consumidores. Um relatório publicado pela Datassentials mostra que 61% dos clientes dos supermercados conferem as opções disponíveis na área de refeições prontas de sua loja preferida, o que indica que “fazer supermercado” não significa somente comprar itens para preparar em casa.

 

Segundo o “Supermarket Prepared Keynote Report” publicado pela empresa, 79% dos consumidores visitam supermercados pelo menos uma vez por semana e 34% afirmam que a variedade de opções de alimentos prontos nas lojas melhorou nos últimos 12 meses. Além disso, 47% já comparam refeições prontas nos aplicativos dos supermercados, o que mostra não somente a importância da categoria para o varejo alimentar, mas também apresenta uma nova concorrência aos aplicativos de delivery tradicionais.

 

A Datassential perguntou aos clientes de supermercados quais itens preparados eles compraram em sua última visita à loja. Itens de deli, como sanduíches e refeições rápidas já prontas, foram citados por 36% dos entrevistados – mesmo percentual dos produtos de padaria. Já alimentos quentes, como pizzas, foram consumidos por 31%, enquanto alimentos frios tiveram 27% de citações. O buffet tradicional e o salad bar ficaram bem atrás, com 15% e 14%, respectivamente, mostrando que os consumidores procuram opções práticas de alimento para consumo imediato, ou então itens prontos para consumir no caminho ou em casa. O foodservice nos supermercados é menos um restaurante e mais um lanche ou a substituição da preparação da refeição em casa.

 

Os supermercados americanos (onde a pesquisa foi feita) estão atentos a essa tendência: 56% dos varejistas pretendem ampliar sua oferta de alimentos prontos no próximo ano, com foco principalmente nos consumidores mais jovens. Os Millennials e a Geração Z são as mais interessadas em comprar alimentos que só precisam ser reaquecidos em casa (46% e 45%, respectivamente).

 

O estudo chega a três conclusões de como agir para ganhar espaço no segmento de alimentos prontos nos supermercados. A primeira sugestão é oferecer mais variedade de produtos, já que 67% dos consumidores dizem fazer um mix entre novidades e itens conhecidos em suas compras de foodservice nos supermercados. A segunda ideia é priorizar áreas da loja de alto tráfego, como deli e padaria, melhorando a comunicação e o layout do ponto de venda. Por fim, não foque somente nas áreas óbvias: existem oportunidades em pedidos online e na oferta de kits de refeições por assinatura, por exemplo.

 

Redação SuperHiper.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/05/2024 09:44 - Assaí Atacadista abre 280 vagas de emprego para 1ª loja em Barueri, SP
20/05/2024 09:25 - #AjudaSul: redes supermercadistas enviam novas remessas de donativos aos RS
01/04/2024 16:05 - Rede Pague Menos apoia oficinas culturais para crianças e adolescentes em Valinhos (SP)
01/04/2024 16:04 - Supermercados investem em robôs com IA que permite conversas com os clientes
01/04/2024 16:03 - Aumento da satisfação do cliente impulsiona vendas de rede britânica
01/04/2024 10:43 - St Marche investe em soluções de IA para aumentar vendas e diminuir o desperdício
01/04/2024 10:42 - Assaí inaugura loja em local histórico do 1º Atacarejo do Brasil
01/04/2024 10:41 - Prezunic inaugura loja do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro
01/04/2024 10:38 - Para Walmart, consumidores continuam mais focados em conveniência
28/03/2024 16:45 - Grupo Koch inaugura loja Komprão em Palhoça (SC)
28/03/2024 15:15 - Carrefour lança propaganda interativa em campanha de Páscoa
27/03/2024 17:43 - COOP fecha o exercício de 2023 com faturamento de R$ 2,7 bi
27/03/2024 15:59 - Grupo Nova Era oferece 230 vagas de emprego em Manaus (AM)
27/03/2024 15:58 - Mr. Estoque atende mais de 140 mil pedidos no último ano
27/03/2024 11:01 - Por eclipse, Wegmans fecha lojas nos EUA

Veja mais >>>