Redes de Supermercados
20/12/2023 16:50 - Foodservice ganha força nos supermercados
Estudo mostra que varejo de alimentos tem oportunidade de ganhar espaço em um mercado com expectativa de forte crescimento
Por Renato Muller
As modalidades de alimentação fora do lar ocupam uma posição cada vez mais importante no dia a dia dos consumidores. Um relatório publicado pela Datassentials mostra que 61% dos clientes dos supermercados conferem as opções disponíveis na área de refeições prontas de sua loja preferida, o que indica que “fazer supermercado” não significa somente comprar itens para preparar em casa.
Segundo o “Supermarket Prepared Keynote Report” publicado pela empresa, 79% dos consumidores visitam supermercados pelo menos uma vez por semana e 34% afirmam que a variedade de opções de alimentos prontos nas lojas melhorou nos últimos 12 meses. Além disso, 47% já comparam refeições prontas nos aplicativos dos supermercados, o que mostra não somente a importância da categoria para o varejo alimentar, mas também apresenta uma nova concorrência aos aplicativos de delivery tradicionais.
A Datassential perguntou aos clientes de supermercados quais itens preparados eles compraram em sua última visita à loja. Itens de deli, como sanduíches e refeições rápidas já prontas, foram citados por 36% dos entrevistados – mesmo percentual dos produtos de padaria. Já alimentos quentes, como pizzas, foram consumidos por 31%, enquanto alimentos frios tiveram 27% de citações. O buffet tradicional e o salad bar ficaram bem atrás, com 15% e 14%, respectivamente, mostrando que os consumidores procuram opções práticas de alimento para consumo imediato, ou então itens prontos para consumir no caminho ou em casa. O foodservice nos supermercados é menos um restaurante e mais um lanche ou a substituição da preparação da refeição em casa.
Os supermercados americanos (onde a pesquisa foi feita) estão atentos a essa tendência: 56% dos varejistas pretendem ampliar sua oferta de alimentos prontos no próximo ano, com foco principalmente nos consumidores mais jovens. Os Millennials e a Geração Z são as mais interessadas em comprar alimentos que só precisam ser reaquecidos em casa (46% e 45%, respectivamente).
O estudo chega a três conclusões de como agir para ganhar espaço no segmento de alimentos prontos nos supermercados. A primeira sugestão é oferecer mais variedade de produtos, já que 67% dos consumidores dizem fazer um mix entre novidades e itens conhecidos em suas compras de foodservice nos supermercados. A segunda ideia é priorizar áreas da loja de alto tráfego, como deli e padaria, melhorando a comunicação e o layout do ponto de venda. Por fim, não foque somente nas áreas óbvias: existem oportunidades em pedidos online e na oferta de kits de refeições por assinatura, por exemplo.
Redação SuperHiper.
Veja mais >>>
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas