Redes de Supermercados
06/12/2023 16:28 - GPA foca em expansão da bandeira Pão de Açúcar e plano entrega resultado
O objetivo é a volta do Pão de Açúcar como o melhor supermercado premium brasileiro, e estratégia do grupo está fazendo com que empresa recupere o negócio
Na manhã desta quarta-feira (06) o GPA realizou o Investor Day que apresentou ao mercado os seus resultados em 2023 e seus planos para os próximos anos. O grupo vem seguido uma estratégia para recuperação do negócio, que vem sendo bem sucedida. O objetivo da Companhia é fortalecer cada vez mais a bandeira Pão de Açúcar, com o intuito dele ser o melhor supermercado premium e de proximidade brasileiro. De acordo com o CEO do GPA, Marcelo Pimentel, a expectativa é atrair clientes valiosos, uma vez que é um público mais rentável quando fidelizado, podendo rentabilizar até 9% a mais. Em 2023, esse perfil de consumidor representou um crescimento de 10% na bandeira.
No encontro de hoje, a empresa mostrou haver uma transformação no varejo e com uma positiva perspectiva para os próximos anos. Em 2023, o GPA teve uma redução na quebra operacional de 0.8 p.p, mas Pimentel afirmou que pretende diminuir este número ainda mais, sem especificar um prazo. O grupo explanou que tiveram uma redução de despesas na ordem de R$ 230 milhões, devido ao reaproximação com a indústria, melhora no gerenciamento e crescimento estrutural da margem de 1.3 p.p.
“Vamos continuar crescendo, temos oportunidade de melhorar esse número. estamos revendo o nosso pricing, para otimizar nosso programa de desconto, para atingir o cliente certo, na loja certa e na hora certa”, afirmou o CEO.
Além disso, o vice-presidente financeiro, Rafael Russowsky, avalia que o Pão de Açúcar ficará acima da previsão de margem de lucro, com uma margem EBTIDA ajustada para 2024 de 8% a 9%, seguindo a jornada de reestruturação e com a perspectiva de uma estabilização na inflação de alimentos. “Não estamos buscando estacionar a companhia em 8% e 9%, mas otimizar ao máximo possível a operação. Hoje estamos operando em nível subótimo de margem”, explicou o VP.
O Pão de Açúcar também apresentou uma melhora no market share das marcas exclusivas, representando 27% na participação do negócio. “Isso se dá devido a um trabalho inteligente, com foco e com seleção. Esse resultado significa conhecimento e confiança do consumidor”, disse o diretor comercial, Luiz Henrique Lopes.
No mercado digital, também ocorreram melhoras nas vendas e, para o próximo ano, o aplicativo do Pão de Açúcar irá contar com o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), que irá proporcionar uma melhor experiência de compra, indicando os melhor produtos, com os melhores preços, de acordo com o perfil de cada shopper.
“Tenho uma confiança enorme que o plano que estamos implementando tem nos trazido sucesso e está nos colocando no caminho certo, para a gente trazer o GPA de volta ao seu potencial máximo”, finalizou Marcelo.
GPA se tornará uma “corporation”?
Questionado sobre os rumores do GPA se tornar uma companhia sem um controlador, conhecido como corporation, o CEO negou e disse se tratar apenas de especulações. “Não teve nada de novo, é especulação. Não tem absolutamente nada que eu possa falar que tenha surgido.” O principal investidor do GPA é o grupo Casino, com 40% das ações, que está passando por um processo de reestruturação.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)
21/10/2025 15:21 - Supermercados BH inaugura loja em Lagoa Dourada (MG)
21/10/2025 15:20 - Via Atacadista investe R$ 40 mi em nova loja em Concórdia (SC)
21/10/2025 15:19 - GBarbosa reinaugura loja Hiper Sul em Aracaju (SE)

