Redes de Supermercados
27/11/2023 16:37 - Refeição de supermercado: foodservice aumenta no varejo
Um a cada cinco consumidores substituem refeições em restaurantes por comidas prontas do supermercado
Com uma rotina agitada e muitas vezes sem tempo para preparar suas próprias refeições, os consumidores estão em busca de opções para se alimentarem com comidas prontas, e está é uma boa oportunidade para os supermercados, já que a maioria dos consumidores costumam ir, pelo menos, uma vez na semana para se abastecer ou fazerem alguma compra de reposição. De acordo com relatório Food Insdustry Association (FMI), The Power of Foodservice at Retail 2023, um a cada quatro cliente (25%) substitui as opções de restaurantes pelo foodservice, ou seja, comidas prontas, representando um aumento de 17% comparado ao ano anterior.
E, mesmo para aqueles que preparam sus próprias refeições, 50% afirmam mesclar entre comida caseira e comida já pronta, segundo pesquisa do Marketforce. “Os compradores estão criando refeições híbridas, que incluem alguns itens pré-preparados. Esta abordagem de refeição híbrida significa que os compradores querem conveniência e experiência e estão encontrando isso nos departamentos de foodservice, delicatessen e padaria,” explica o vice-presidente de alimentos frescos da FMI, Rick Stein, em comunicado.
Para essa modalidade, o custo é um fator importante para 47% dos shoppers, apontou o FMI. Para os consumidores híbridos, as opções de almoço preparado em delicatassen é o mais atrativo. Ainda, 65% das pessoas priorizam por opções nutritivas e saudáveis em suas escolhas, além de outros fatores que as pessoas priorizam, como vocês podem ver a seguir:
Além disso, uma pesquisa da NielsenIQ aponta que a compra de itens delicatassen cresceram 4,2% nos Estados Unidos, o que representa um valor de US$ 49,9 bilhões. Ainda, a penetração domiciliar do serviço de foodservice foi mais de 70%. Essa tendência irá continuar e se fortalecer para os próximos anos, e os dados provam isso: cerca de 68% dos clientes irão continuar consumindo nessa modalidade, e um a cada cinco, querem aumentar a compra.
“Os varejistas precisam adotar uma mentalidade semelhante à de um restaurante para serviços de alimentação e delicatessen. Apresentar recursos que os compradores apreciam, incluindo pedidos on-line, coleta e entrega fáceis, para aumentar o fator conveniência”, finaliza Stein.
Fonte: Grocery Business, Progressive Grocer e FMI
Veja mais >>>
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas