Redes de Supermercados
27/11/2023 16:37 - Refeição de supermercado: foodservice aumenta no varejo
Um a cada cinco consumidores substituem refeições em restaurantes por comidas prontas do supermercado
Com uma rotina agitada e muitas vezes sem tempo para preparar suas próprias refeições, os consumidores estão em busca de opções para se alimentarem com comidas prontas, e está é uma boa oportunidade para os supermercados, já que a maioria dos consumidores costumam ir, pelo menos, uma vez na semana para se abastecer ou fazerem alguma compra de reposição. De acordo com relatório Food Insdustry Association (FMI), The Power of Foodservice at Retail 2023, um a cada quatro cliente (25%) substitui as opções de restaurantes pelo foodservice, ou seja, comidas prontas, representando um aumento de 17% comparado ao ano anterior.
E, mesmo para aqueles que preparam sus próprias refeições, 50% afirmam mesclar entre comida caseira e comida já pronta, segundo pesquisa do Marketforce. “Os compradores estão criando refeições híbridas, que incluem alguns itens pré-preparados. Esta abordagem de refeição híbrida significa que os compradores querem conveniência e experiência e estão encontrando isso nos departamentos de foodservice, delicatessen e padaria,” explica o vice-presidente de alimentos frescos da FMI, Rick Stein, em comunicado.
Para essa modalidade, o custo é um fator importante para 47% dos shoppers, apontou o FMI. Para os consumidores híbridos, as opções de almoço preparado em delicatassen é o mais atrativo. Ainda, 65% das pessoas priorizam por opções nutritivas e saudáveis em suas escolhas, além de outros fatores que as pessoas priorizam, como vocês podem ver a seguir:

Além disso, uma pesquisa da NielsenIQ aponta que a compra de itens delicatassen cresceram 4,2% nos Estados Unidos, o que representa um valor de US$ 49,9 bilhões. Ainda, a penetração domiciliar do serviço de foodservice foi mais de 70%. Essa tendência irá continuar e se fortalecer para os próximos anos, e os dados provam isso: cerca de 68% dos clientes irão continuar consumindo nessa modalidade, e um a cada cinco, querem aumentar a compra.
“Os varejistas precisam adotar uma mentalidade semelhante à de um restaurante para serviços de alimentação e delicatessen. Apresentar recursos que os compradores apreciam, incluindo pedidos on-line, coleta e entrega fáceis, para aumentar o fator conveniência”, finaliza Stein.
Fonte: Grocery Business, Progressive Grocer e FMI
Veja mais >>>
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)
21/10/2025 15:21 - Supermercados BH inaugura loja em Lagoa Dourada (MG)
21/10/2025 15:20 - Via Atacadista investe R$ 40 mi em nova loja em Concórdia (SC)
21/10/2025 15:19 - GBarbosa reinaugura loja Hiper Sul em Aracaju (SE)
21/10/2025 15:18 - Supermercado Mocelin moderniza loja de Ouro Verde, em Campo Largo (PR)
21/10/2025 15:17 - Atacadão: meta é abrir 120 lojas em cinco anos

