Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

27/10/2023 14:41 - Costco: quando a fidelidade fala mais alto

Rede americana de clubes de atacado investe no engajamento dos consumidores e consegue manter 94% de seus clientes por mais de um ano

 

Por Renato Müller

 

Uma métrica que ganhou muita força nos últimos anos é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), um termo nascido no mundo online e que vem se espalhando pelo varejo físico. A ideia é simples: quanto mais alto for o CAC, mais difícil é ter uma operação rentável. Aliado a isso, há uma outra medida importante: o churn, que é a perda de clientes. Quanto mais clientes migram para a concorrência, mais o varejo tem que se esforçar em atrair novos consumidores, aumentando seu CAC.

 

A rede americana Costco é um belo exemplo de como ter taxas de churn muito pequenas e reduzir seu Custo de Aquisição de Clientes para manter por décadas uma operação rentável. A empresa, que atua no modelo de clubes de atacado, cobra uma anuidade para que os consumidores possam aproveitar as ofertas, descontos e benefícios oferecidos. Assim, o CAC é abaixo de zero (já que os clientes pagam para poder ir à varejista). Além disso, 94% dos consumidores renovam seu plano todos os anos, fazendo com que a empresa perca poucos clientes.

 

Esse modelo de negócios traz ainda o benefício de permitir acompanhar de perto o comportamento dos clientes por um tempo longo. Essa informação é usada principalmente no desenvolvimento de produtos da linha Kirkland Signature, a marca própria mais valiosa do mundo, que gera cerca de US$ 50 bilhões em vendas ao ano com cerca de 350 itens que vão de mini bolos a calças jeans. Mas o modelo de negócios da Costco é bem mais complexo.

 

Com um faturamento de US$ 227 bilhões em 2022, 17% mais que no ano anterior, a Costco continua em forte expansão. A empresa conta com 125 milhões de clientes, com uma renda anual média de US$ 128 mil. As taxas de anuidade correspondem a 72% dos lucros da rede, enquanto os postos de gasolina dentro dos estacionamentos das lojas têm uma participação marginal nos resultados, mas estimulam os consumidores a aproveitar o abastecimento para entrar e conhecer as novidades.

 

Seu mix de produtos é bastante amplo e, na maioria dos casos, formado por oportunidades a serem compradas em grande quantidade. Dessa forma, é possível oferecer preços baixos em itens que poderão não estar disponíveis na próxima visita – estimulando o “compre agora e não deixe para depois”. A empresa utiliza muito bem as redes sociais para promover esses produtos: a hashtag #costcofinds, por exemplo, já ultrapassou 2,6 bilhões de visualizações no TikTok, reforçando o engajamento com a marca.

 

Já nos produtos que sempre fazem parte do mix, dificilmente são dados descontos, o que ajuda a evitar flutuações na demanda, facilita negociações com fornecedores e diminui o risco de ruptura. Com essa combinação de novidades, itens sempre encontrados, conhecimento do cliente e alto engajamento, a Costco vem se tornando cada vez mais relevante para seu público – e criando uma versão “de tijolo e cimento” de conceitos típicos do varejo online, como baixo churn e CAC reduzido.

 

Redação SuperHiper 
Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas

Veja mais >>>