Redes de Supermercados
18/10/2023 16:20 - Em Nova York, um supermercado diferente
Wegman’s abre loja em Manhattan com quase 90% do espaço dedicado a foodservice. Foco é atender à população local com itens exclusivos, muitas opções e serviços
Por Renato Müller
Hoje, o ambiente supermercadista de Nova York acorda diferente. A inauguração da nova loja da Wegman’s na Astor Place, em Greenwich Village, traz um novo tempero a um setor que, tradicionalmente, tem poucas referências em Manhattan.
A dificuldade de encontrar bons pontos comerciais com área livre suficiente para um supermercado faz com que, em Manhattan, delis e lojas de conveniência sejam muito mais frequentes. Ainda assim, lojas como as da Whole Foods no Columbus Circle e no Bryant Park, ou a da Trader Joe’s da Rua 59, se tornaram referências por apresentar soluções arquitetônicas interessantes ou reconverter lugares históricos, sempre com um mix de soluções com grande fit ao consumidor local.
A Wegman’s se propõe a trazer uma experiência diferente. Dos mais de 8.000 metros quadrados da loja, apenas 13% do espaço é utilizado para categorias típicas de supermercados, como mercearia, laticínios e congelados. O restante da loja se parece muito mais com uma área de alimentação de uma grande loja de departamentos ou de conceitos de food hall como Eataly, Le District ou o mercado Little Spain (todos em Manhattan): estações de preparação de alimentos das mais variadas regiões do mundo, oferecendo uma imensa variedade em refeições para comer no local ou levar para casa.
A ideia da loja é colocar a “periferia” do supermercado (as categorias de alimentos frescos e preparados no local) no centro da experiência do cliente, oferecendo produtos de todo o mundo para clientes que, normalmente, moram em apartamentos minúsculos e têm pouquíssimo tempo para cozinhar. Sem contar que a loja também funciona como uma versão mais prática, rápida, barata e informal de restaurante.
Do ponto de vista do negócio, o foodservice é a aposta para aumentar as margens do negócio. Enquanto isso, a grande presença de produtos de marca própria e itens de fornecedores locais traz um ar de exclusividade para o sortimento, ao mesmo tempo em que oferece preços acessíveis.
Com a nova loja, a Wegman’s quer alcançar um público jovem que trabalha muito, tem pouco tempo e busca praticidade. Por isso a escolha pela região de Greenwich Village, uma das áreas mais densas da cidade. O ponto de venda também vem sendo visto no mercado americano como um exemplo de reinvenção do setor supermercadista, diante da competição que Walmart e Amazon trazem com foco em preços baixos. Para a Wegman’s, a diferenciação está no sortimento, nos serviços e na qualidade.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência