Redes de Supermercados
18/10/2023 16:20 - Em Nova York, um supermercado diferente
Wegman’s abre loja em Manhattan com quase 90% do espaço dedicado a foodservice. Foco é atender à população local com itens exclusivos, muitas opções e serviços
Por Renato Müller
Hoje, o ambiente supermercadista de Nova York acorda diferente. A inauguração da nova loja da Wegman’s na Astor Place, em Greenwich Village, traz um novo tempero a um setor que, tradicionalmente, tem poucas referências em Manhattan.
A dificuldade de encontrar bons pontos comerciais com área livre suficiente para um supermercado faz com que, em Manhattan, delis e lojas de conveniência sejam muito mais frequentes. Ainda assim, lojas como as da Whole Foods no Columbus Circle e no Bryant Park, ou a da Trader Joe’s da Rua 59, se tornaram referências por apresentar soluções arquitetônicas interessantes ou reconverter lugares históricos, sempre com um mix de soluções com grande fit ao consumidor local.
A Wegman’s se propõe a trazer uma experiência diferente. Dos mais de 8.000 metros quadrados da loja, apenas 13% do espaço é utilizado para categorias típicas de supermercados, como mercearia, laticínios e congelados. O restante da loja se parece muito mais com uma área de alimentação de uma grande loja de departamentos ou de conceitos de food hall como Eataly, Le District ou o mercado Little Spain (todos em Manhattan): estações de preparação de alimentos das mais variadas regiões do mundo, oferecendo uma imensa variedade em refeições para comer no local ou levar para casa.
A ideia da loja é colocar a “periferia” do supermercado (as categorias de alimentos frescos e preparados no local) no centro da experiência do cliente, oferecendo produtos de todo o mundo para clientes que, normalmente, moram em apartamentos minúsculos e têm pouquíssimo tempo para cozinhar. Sem contar que a loja também funciona como uma versão mais prática, rápida, barata e informal de restaurante.
Do ponto de vista do negócio, o foodservice é a aposta para aumentar as margens do negócio. Enquanto isso, a grande presença de produtos de marca própria e itens de fornecedores locais traz um ar de exclusividade para o sortimento, ao mesmo tempo em que oferece preços acessíveis.
Com a nova loja, a Wegman’s quer alcançar um público jovem que trabalha muito, tem pouco tempo e busca praticidade. Por isso a escolha pela região de Greenwich Village, uma das áreas mais densas da cidade. O ponto de venda também vem sendo visto no mercado americano como um exemplo de reinvenção do setor supermercadista, diante da competição que Walmart e Amazon trazem com foco em preços baixos. Para a Wegman’s, a diferenciação está no sortimento, nos serviços e na qualidade.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas