Redes de Supermercados
18/10/2023 16:20 - Em Nova York, um supermercado diferente
Wegman’s abre loja em Manhattan com quase 90% do espaço dedicado a foodservice. Foco é atender à população local com itens exclusivos, muitas opções e serviços
Por Renato Müller
Hoje, o ambiente supermercadista de Nova York acorda diferente. A inauguração da nova loja da Wegman’s na Astor Place, em Greenwich Village, traz um novo tempero a um setor que, tradicionalmente, tem poucas referências em Manhattan.
A dificuldade de encontrar bons pontos comerciais com área livre suficiente para um supermercado faz com que, em Manhattan, delis e lojas de conveniência sejam muito mais frequentes. Ainda assim, lojas como as da Whole Foods no Columbus Circle e no Bryant Park, ou a da Trader Joe’s da Rua 59, se tornaram referências por apresentar soluções arquitetônicas interessantes ou reconverter lugares históricos, sempre com um mix de soluções com grande fit ao consumidor local.
A Wegman’s se propõe a trazer uma experiência diferente. Dos mais de 8.000 metros quadrados da loja, apenas 13% do espaço é utilizado para categorias típicas de supermercados, como mercearia, laticínios e congelados. O restante da loja se parece muito mais com uma área de alimentação de uma grande loja de departamentos ou de conceitos de food hall como Eataly, Le District ou o mercado Little Spain (todos em Manhattan): estações de preparação de alimentos das mais variadas regiões do mundo, oferecendo uma imensa variedade em refeições para comer no local ou levar para casa.
A ideia da loja é colocar a “periferia” do supermercado (as categorias de alimentos frescos e preparados no local) no centro da experiência do cliente, oferecendo produtos de todo o mundo para clientes que, normalmente, moram em apartamentos minúsculos e têm pouquíssimo tempo para cozinhar. Sem contar que a loja também funciona como uma versão mais prática, rápida, barata e informal de restaurante.
Do ponto de vista do negócio, o foodservice é a aposta para aumentar as margens do negócio. Enquanto isso, a grande presença de produtos de marca própria e itens de fornecedores locais traz um ar de exclusividade para o sortimento, ao mesmo tempo em que oferece preços acessíveis.
Com a nova loja, a Wegman’s quer alcançar um público jovem que trabalha muito, tem pouco tempo e busca praticidade. Por isso a escolha pela região de Greenwich Village, uma das áreas mais densas da cidade. O ponto de venda também vem sendo visto no mercado americano como um exemplo de reinvenção do setor supermercadista, diante da competição que Walmart e Amazon trazem com foco em preços baixos. Para a Wegman’s, a diferenciação está no sortimento, nos serviços e na qualidade.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
09/09/2025 11:27 - Assaí prepara abertura de sua primeira loja em Sumaré (SP)09/09/2025 09:24 - Superdia investe R$ 50 mi em nova loja em Tarumã, bairro de Curitiba (PR)
08/09/2025 14:10 - Nicolini chega a Alegrete (RS) com foco no modelo de atacarejo
08/09/2025 14:09 - Oxxo leva estratégia de retail media para festivais de música em SP
08/09/2025 11:46 - Super Moniari inaugura loja de 1.000 m² em Criciúma (SC)
05/09/2025 15:19 - Stok Center anuncia últimos detalhes para abertura de loja em Viamão (RS)
04/09/2025 19:35 - Quarta loja do Mombach vai funcionar em Montenegro (RS)
04/09/2025 18:25 - Dia Supermercados reinaugura loja em Iguape (SP)
04/09/2025 11:12 - Tauste está prestes a inaugurar sua 11ª loja em Taubaté (SP)
04/09/2025 09:49 - Amigão Supermercados inaugura cinco lojas na região dos Campos Gerais
03/09/2025 15:21 - Uniforça: em expansão, rede chega a 112 lojas e 37 associados no Ceará
03/09/2025 14:21 - Novo Atacarejo anuncia loja nova em Mamanguape (PB)
03/09/2025 11:24 - Super ABC inaugura loja de 1.270m² em Nepomuceno (MG)
02/09/2025 09:10 - Bistek inaugura primeira loja em Tramandaí (RS) nesta quinta
02/09/2025 09:09 - Supermercados Comper inaugura seis lojas em SC