Redes de Supermercados
14/09/2023 17:14 - Grupo Mateus recebe premiação no setor Atacado e Varejo
Empresa é reconhecida na categoria pela primeira vez, com destaque em indicadores financeiros, crescimento expressivo e práticas ESG desempenhadas ao longo de 2022
O Grupo Mateus, o terceiro maior grupo do varejo alimentar do país, de acordo com o Ranking ABRAS 2023, foi premiado pelo Melhores e Maiores 2023, organizado pela revista Exame, como a empresa do ano no setor Atacado e Varejo. A conquista foi obtida pelos relevantes resultados financeiros, crescimento exponencial e práticas ESG ao longo de 2022.
Em sua 50ª edição, esta é a maior premiação da economia brasileira, reconhecida pela análise de dados e números de companhias que espalham boa gestão no país. Em 2022, o Grupo Mateus encerrou o ano com a inauguração de 31 lojas, sendo 11 em cinco novos estados. Já em 2023, até o momento, 16 unidades foram abertas.
Resultados financeiros ressaltam a solidez da rede de supermercados
No 2T23, o Grupo Mateus registrou lucro líquido de R$ 293,2 milhões, com margem Ebitda de 7,5%, como demonstra o relatório de resultados divulgado recentemente pela companhia. No 2T23 foram R$ 6,4 bilhões de receita líquida, o equivalente a um crescimento de 23,6%. Ao todo, nos seis primeiros meses do ano a receita foi de R$ 12,3 bilhões, 25,7% a mais que o registrado no 2T22.
O resultado demonstra a solidez da empresa, com destaque para a melhoria da rentabilidade e manutenção de uma dinâmica de capital de giro mais saudável, o que a destacou como líder entre os varejistas de alimentos no período. Em 2022, por exemplo, a melhoria desse capital de giro resultou em R$ 1 bilhão de caixa no 4T22.
Seguindo sua trajetória de crescimento, o grupo ainda contabilizou lucro bruto de R$ 1,4 bilhão, o que significa um aumento de 19,4% no período, com margem bruta de 21,8%. No semestre, o lucro bruto foi de R$ 2,6 bilhões, com margem de 21,5%. Já o lucro líquido do trimestre apresentou avanço de 11%, atingindo a marca de R$ 293,2 milhões. Nos primeiros seis meses deste ano, foram R$ 532,9 milhões de lucro, 15% acima do registrado no 6M22.
Esta foi a primeira vez que o Grupo Mateus abriu a rentabilidade das lojas que completaram um ano da chamada “nova regional”, que inclui todas as lojas abertas desde o IPO no Nordeste, com exceção os estados do Maranhão, Pará e Piauí. Das 26 lojas que compõem essa lista, 7 já completaram um ano e entraram neste recorte.
Entre 2020 e 2023, o Grupo Mateus registrou uma evolução de 70% no faturamento, passando dos R$ 24 bilhões. Com o plano de expansão, a empresa pretende ampliar cada vez mais o mix de serviços ofertados nas cidades em que já está presente, ao mesmo tempo que ocupa outros estados e cidades do Norte e Nordeste do país.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado
15/12/2025 14:13 - Supermercados BH expande sua presença em Divinópolis (MG) com nova loja de 3 mil m²
12/12/2025 17:47 - Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
12/12/2025 16:51 - Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
12/12/2025 16:44 - Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)

