Redes de Supermercados
01/09/2023 12:16 - Grupo Carrefour Brasil comemora a 20ª Semana do Pescado
Evento sediado na loja da rede em São Paulo, marcou a abertura nacional da semana, com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula
O Grupo Carrefour Brasil sediou a abertura nacional da 20ª Semana do Pescado, nesta quinta-feira (31), no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping, empreendimento administrado por Carrefour Property, que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. O evento contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Eduardo Lobo e dos executivos do Grupo Carrefour Brasil, Delcio Sandi, Diretor de Relações Governamentais e Maria Alicia Lima.
A empresa é reconhecida por fortalecer o pescado fresco com ampla variedade, qualidade e frescor, pois o setor da peixaria conta com um atendimento personalizado focado no que o cliente quer e precisa, oferecendo assim opções de pescado com cortes especiais. Atualmente as peixarias frescas da rede dispõem de 20 a 45 sortimentos, de acordo com o porte de cada loja; além de aproximadamente 34 itens na marca própria com certificações de boas práticas de pesca e com o selo Sabor e Qualidade, e mais de 60 itens na marca nacional, fresca e congelada, produzidos de forma ambientalmente correta e socialmente justa, garantindo sabor, autenticidade e segurança.
Conscientes da crescente demanda global por peixes de certas espécies, como tilápia, salmão e bacalhau, o grupo busca incentivar a produção e o consumo responsável de produtos oriundos da pesca e do cultivo, promovendo manejo responsável, a diversificação do sortimento e proteção da biodiversidade; garantindo assim a capacidade de oferecer esses produtos aos clientes em longo prazo.
Nesse sentido, o Grupo estabeleceu a meta de que até 2025, 50% das compras de peixes de suas marcas próprias e marcas nacionais sejam provenientes de captura e sistemas de criação que garantam o bem-estar animal e minimizem impactos ambientais, além de valorizar a comunidade local e condições de trabalho justas e dignas. Essa meta engloba peixes frescos, congelados, em conserva, secos e salgados.
Além do evento, o Grupo já impulsiona a pesca sustentável e apoia pequenos produtores por meio da Fundação Carrefour e participou do financiamento do Projeto Encurtando Elos do Instituto Internacional de Educação do Brasil, tendo como objetivo a capacitação de quatro comunidades envolvendo 100 pescadores para alcançar a inclusão social e produtiva e promover sua conexão com o mercado de forma transparente, justa e consciente.
A companhia conta, ainda, com uma assessoria técnica na sustentabilidade da cadeia do pescado para buscar oportunidades que atendam ao compromisso e facilitem a compreensão da cadeia de suprimentos de pescado, seja para fornecedores, colaboradores ou clientes.
Semana do Pescado
A Semana do Pescado contribuiu para o aumento do consumo do produto no país. Evento criado em 2004 pelo Ministério da Pesca, auxiliou o aumento do consumo de 6,5 kg por habitante para 10 kg por habitante/ano. O objetivo do evento é tornar o consumo de pescado uma prática cotidiana do brasileiro.
Segundo Altemir Gregolin, presidente do International Fish Congress & Fish Expo Brasil e membro da coordenação nacional do evento, dois fatores contribuíram para este aumento. O primeiro diz respeito ao fato de a iniciativa ter se perpetuado por 20 anos. “Isso mostra a importância que o evento tem para o setor e para o aumento do consumo “. O ex-ministro informou que a meta é aumentar em 30% o consumo em relação às semanas normais, com o evento sendo realizado em todos os estados brasileiros. “Descentralizar mais, chegar nos pequenos e médios municípios, dar capilaridade nacional à Semana do Pescado.”
A Semana do Pescado pretende também contribuir no combate à fome no Brasil, onde mais de 21 milhões de pessoas sofrem com desnutrição e risco alimentar, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)