Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

14/07/2023 11:47 - Como será o setor de supermercados nos próximos 30 anos?

Estudo da dunnhumby indica fatores já presentes hoje que influenciarão desenvolvimento do setor até 2053.


O ano é 2053. Os consumidores continuam vivendo no delicado equilíbrio entre o cuidado com suas finanças pessoais e consumir aquilo que desejam, especialmente quando o assunto são alimentos saudáveis. A Geração Alpha, nascida nas décadas de 2010 e 2020, é maioria no mercado de trabalho e traz consigo características como o uso intensivo de tecnologia, a atenção à sustentabilidade e novas formas de comprar e consumir.


Esse é o cenário projetado pela dunnhumby em seu estudo Grocery 2053: a Data-Driven Gaze into The Future. A empresa identificou tendências atuais de consumo que impactarão os clientes nas próximas décadas para, então, identificar quais varejistas americanos estariam hoje mais alinhados ao que o público irá desejar no futuro.


E quem já está antecipando o futuro dos supermercados? Empresas como Amazon, Lidl e CVS. A primeira pelo uso intensivo de dados, pela oferta de produtos alinhada aos valores dos clientes e pela presença em múltiplos canais de contato. A Lidl pelo foco em maximizar o orçamento dos consumidores e a CVS pela oferta acessível de produtos de saúde e bem-estar.


Segundo a dunnhumby, o chamado Conservadorismo Fiscal (preocupação com a economia e com as finanças de curto e longo prazo) continuarão no centro das decisões de compra dos clientes. Para a empresa, toda a população americana de baixa e média renda terá um futuro com menos segurança – especialmente entre os mais jovens.


Para responder a esse cenário cinzento, o varejo precisará fazer muito mais para conquistar a preferência dos clientes: usar Inteligência Artificial para ajudar o cliente a otimizar seu orçamento, se transformar em uma espécie de assessor financeiro do consumidor e desenvolver formatos de loja de baixo custo baseados em 100% de itens de marca própria.


Redação SuperHiper. 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado
15/12/2025 14:13 - Supermercados BH expande sua presença em Divinópolis (MG) com nova loja de 3 mil m²
12/12/2025 17:47 - Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
12/12/2025 16:51 - Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
12/12/2025 16:44 - Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)

Veja mais >>>