Redes de Supermercados
20/06/2023 16:13 - Carrefour e Atacadão vão dividir espaço com o Sam´s Club
Explorar melhor as áreas de vendas, aproveitar o tráfego de clientes e diluir os custos das lojas são o tripé do novo planejamento
Ainda esse ano, lojas do Carrefour e do Atacadão farão um “combo” com a Sam’s Club, marca adquirida pelo Grupo Carrefour em meados de 2022. O objetivo é diluir os custos das lojas, caso o projeto ganhe escala. As unidades que podem ser transformadas já estão sendo mapeadas, e as primeiras “inaugurações” tendem a ocorrer no Rio de Janeiro – na região da Barra da Tijuca – e em Porto Alegre (RS).
A reorganização precisa ocorrer de maneira que não cause ruído ao cliente. Por exemplo, na unidade do Atacadão na Barra, no Rio, o Atacadão tem 7 mil metros quadrados hoje e vai ficar com 4 mil. A área vai ganhar mais mil metros, assim, o Sam’s também terá 4 mil metros quadrados. Não muda tanto para o clube de compra, cuja maior loja tem 5 mil metros quadrados. Mas o Atacadão precisa repensar a disposição na loja, para que cliente não sinta a mudança.
“Há rateio de IPTU, por exemplo. Além disso, o uso de equipes internas, como limpeza e segurança, pode ser otimizado. Também há compartilhamento de áreas administrativas. É todo um processo de repensar a divisão dos espaços e tentar tirar mais deles, e explorar muito a força da localização das lojas”, diz Liliane Dutra, CEO da área imobiliária da companhia.
Vitor Faga, presidente do Sam’s no Brasil, diz que, entre as fortalezas do Sam’s, estão
a marca própria Member’s Mark e os produtos importados – o contrato de fornecimento com o Sam’s global foi mantido após acordo com o Walmart.
Faga diz que a marca própria, negócio com rentabilidade acima da média do varejo, era 16% da venda quando o Big foi comprado, e agora está perto de 20%. “Não vemos a Member’s Mark competindo com itens ‘primeiro preço’ dos hipermercados, por exemplo. Quem vem aos Sam’s já é fiel a certos produtos”, diz. “Vou dar um exemplo, desenvolvemos um azeite com preço competitivo, fabricado na Grécia, com aval do Sam’s nos EUA, e que só vendemos no Brasil. Também temos importação direta da marca Levi’s. Não há isso no Carrefour ou no Atacadão”.
Cerca de 85% dos clientes do clube de compras são pessoas físicas, a maioria de alta renda, e o restante, pessoas jurídicas. Já no Atacadão, 60% são pessoas jurídicas, de diferentes níveis de renda. Sobre os hipermercados, há volume representativo de compradores das classes C e D, fora do foco de Sam’s, cujo cliente paga anuidade de R$ 75. São 43 unidades no Brasil.
COM INFORMAÇÕES DO VALOR ECONÔMICO

Veja mais >>>
17/04/2025 12:07 - Grupo Muffato anuncia mais dois Max Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)16/04/2025 17:44 - Amigão Supermercados inaugura a maior e mais moderna loja da rede em Maringá (PR)
16/04/2025 11:56 - Grupo Irani inaugura loja do Portí Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)
14/04/2025 17:14 - Rede Tischler adquire três novas lojas do Super Alegria Supermercados
11/04/2025 10:03 - Empório Bahamas chega a Uberlândia (MG)
11/04/2025 09:59 - Barbosa Supermercados inaugura loja em São José dos Campos (SP)
10/04/2025 17:21 - Grupo Zaffari inaugura nova e maior loja do Cestto em Porto Alegre (RS)
10/04/2025 15:13 - Supermercados Marinho inaugura sua quarta loja em Carangola (MG)
10/04/2025 12:15 - Supermercados Pague Menos inaugura sexta loja em Campinas (SP)
10/04/2025 09:03 - Amma Atacadista inaugura loja em São Lourenço do Oeste (SC)
09/04/2025 15:16 - Supermercados Avenida segue projeto de retrofit
08/04/2025 17:47 - RedeMix anuncia nova unidade no Rio Vermelho com investimento de R$ 25 milhões
08/04/2025 15:32 - Prezunic reinaugura lojas de Icaraí e Pechincha, no Rio de Janeiro
07/04/2025 14:38 - Stok Center chega a Sarandi (PR)
04/04/2025 16:56 - GPA abre outras cinco lojas do Minuto e uma do Mini Mercado Extra em São Paulo, interior e ABC