Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

12/06/2023 16:29 - Supermercado reduz altura de gôndola para atrair mais vendas

Grupo Unidasul reduziu altura de prateleiras da Macromix, em Canoas, para melhorar visualização de áreas da loja

 

Pensando na melhor experiência de compras para todos os consumidores, as redes de supermercados têm se esforçado para inovar no ponto de venda. A Macromix, atacarejo do Grupo Unidasul, quarta maior varejista do Rio Grande do Sul, têm mudado o layout das lojas para assegurar o melhor para os clientes.

 

A sequência das seções que compõem a loja também descreve uma lógica de consumo, que começa pelos perecíveis e tem a padaria na sequência. A loja também atender a um pedido de clientes. O mobiliário traz modificações que buscam melhorar a interação e visualização dos espaços pelos consumidores. Um detalhe que pode passar despercebido foi milimetricamente pensado: a altura das gôndolas foi mudada e, agora, têm 30 centímetros menos que o padrão de outras unidades, que têm 2,2 metros.

 

“É mais baixa para enxergar toda a operação. Isso dá um efeito muito bacana e gera mais conforto para transitar pelos ambientes”, aposta o diretor. “O cliente entra e consegue ter mais amplitude de loja, o que reforça a conveniência. Ele também consegue se dirigir mais rápido entre as seções”, afirma diretor de varejo do Unidasul, Robert Marks.


Na gôndola, outro detalhe pensado foi o tamanho da testeira, onde vai a etiqueta do preço da mercadoria. “Reduzimos três centímetros, passando de oito para cinco centímetros”, detalha Marks, citando que, mesmo com os ajustes de tamanho, a quantidade de produtos em exposição não foi alterada.

 

“São várias coisinhas que somadas fazem com que os clientes se sintam bem”, acredita o executivo. “Um cliente nos perguntou uma vez se tinha espumante gelado. Aqui tem”, revela.

 

A iluminação também foi mudada com o mesmo foco: facilitar e tornar mais confortável a passada do consumdior pela loja. “Estamos usando LED com luz amarela (mais quente) em vez de branca para gerar mais conforto tranquilidade. A branca agride mais os olhos”, compara Marks.

 

Além disso, a luz amarela realça mais os produtos e as cores da loja, que seguem tonalidades mais leves, sem preto e outras opções mais fortes, como o vermelho ou amarelo. Maks explica que foi feito um estudo detalhado para avaliar a iluminação. “Pesquisas apontam que este detalhe pode elevar 34% da decisão de compra”, cita o diretor.


Outra novidade é que os corredores e acessos não têm mais expositores promocionais, que podem dificultar os fluxos e acessos. “A ideia foi ter uma loja mais clean possível para a circulação”, pontua.

 

Conceito de loja reforça reposicionamento do Rissul

 

As mudanças não são apenas para deixar a loja mais bonita ou facilitar a vida dos clientes. O gerente de marketing do Unidasul, Rafael Lubini, comenta que a rede fez um reposicionamento para focar nas pessoas, tanto clientes como quadro de funcionários. “Nosso DNA são as pessoas. Vamos explorar mais a relação com a vizinhança para sempre entregar o melhor. Entregávamos um produto bom, mas com loja não tão boa”, contrasta o gerente. A nova loja é resultado de dois anos de estudos, diz Lubini.

 

Para os funcionários, foram criadas áreas de descanso, de olho no bem-estar das equipes, diz Lubini. Sobre as cores, com tons mais pastéis e madeira, servem para mostrar um “Rissul mais leve, deixando de lado uma comunicação mais agressiva”, compara o gerente de marketing. “Daqui para a frente, a identidade de loja é esta e é mais atemporal”, finaliza.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/09/2025 11:27 - Assaí prepara abertura de sua primeira loja em Sumaré (SP)
09/09/2025 09:24 - Superdia investe R$ 50 mi em nova loja em Tarumã, bairro de Curitiba (PR)
08/09/2025 14:10 - Nicolini chega a Alegrete (RS) com foco no modelo de atacarejo
08/09/2025 14:09 - Oxxo leva estratégia de retail media para festivais de música em SP
08/09/2025 11:46 - Super Moniari inaugura loja de 1.000 m² em Criciúma (SC)
05/09/2025 15:19 - Stok Center anuncia últimos detalhes para abertura de loja em Viamão (RS)
04/09/2025 19:35 - Quarta loja do Mombach vai funcionar em Montenegro (RS)
04/09/2025 18:25 - Dia Supermercados reinaugura loja em Iguape (SP)
04/09/2025 11:12 - Tauste está prestes a inaugurar sua 11ª loja em Taubaté (SP)
04/09/2025 09:49 - Amigão Supermercados inaugura cinco lojas na região dos Campos Gerais
03/09/2025 15:21 - Uniforça: em expansão, rede chega a 112 lojas e 37 associados no Ceará
03/09/2025 14:21 - Novo Atacarejo anuncia loja nova em Mamanguape (PB)
03/09/2025 11:24 - Super ABC inaugura loja de 1.270m² em Nepomuceno (MG)
02/09/2025 09:10 - Bistek inaugura primeira loja em Tramandaí (RS) nesta quinta
02/09/2025 09:09 - Supermercados Comper inaugura seis lojas em SC

Veja mais >>>