Redes de Supermercados
23/05/2023 14:24 - Trader Joe’s descarta entrada no e-commerce
Para rede supermercadista, experiência de estar dentro das paredes de uma loja é o que faz a marca ser o que é para seus clientes
Por Renato Muller
Quando todo o varejo caminha em uma direção, sempre é possível encontrar um “rebelde” que se recusa a seguir a onda. Mesmo quando a onda se transforma em um tsunami que movimenta US$ 8 bilhões ao ano depois de uma pandemia. É o que acontece na relação da rede de supermercados Trader Joe’s com o e-commerce.
Talvez seja melhor dizer “a não-relação da Trader Joe’s com o e-commerce”, uma vez que a marca afirmou com todas as letras que a abertura de uma operação digital não está em sua estratégia de negócios. No podcast Insider Trader Joe’s, a empresa afirmou que ser uma empresa do varejo físico faz parte de sua identidade e que é o único caminho que faz sentido financeiro para o negócio. Por isso, não existe intenção em começar a vender online – nem agora, nem no futuro.
“Amamos ser um lugar real para os clientes, porque somos muito bons nisso e porque sabemos como fazer isso”, comentou Matt Sloan, executivo de marketing da rede e um dos apresentadores do podcast. “A operação online traria uma distração estratégica e novos custos que no fim das contas seriam repassados para os clientes”, acrescenta.
Outra razão apontada para evitar a tentação do varejo online é o foco da empresa em entregar uma experiência incrível dentro das lojas físicas, seja por meio das embalagens dos produtos, pelo atendimento ao cliente ou pela presença no ponto de venda. “A experiência não seria a mesma se o cliente fizesse um pedido pelo site que só trouxesse fotos dos produtos”, diz.
A principal razão, porém, parece ser financeira. “Frete grátis não existe, porque ele acaba sendo cobrado do cliente ou gera uma operação deficitária”, afirma Sloan. Como a empresa quer se manter lucrativa oferecendo produtos a baixo preço (o que leva, por exemplo, a uma quantidade desproporcionalmente alta de itens de marca própria), na visão da varejista o e-commerce não faz sentido.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)

