Redes de Supermercados
18/05/2023 10:53 - Supermercados apostam em Realidade Aumentada
Para melhorar experiência do cliente nas lojas, redes como Walmart investem em tecnologia para digitalizar PDV
Por Renato Müller
Para transformar a experiência do cliente nas lojas físicas, redes americanas de supermercado estão investindo na tecnologia de Realidade Aumentada. Para um setor que vem convivendo com inflação alta (para os padrões de lá), dificuldade de contratação de pessoal e pessimismo dos consumidores sobre a economia, essa é uma forma de trazer novidades e criar frescor nos pontos de venda.
Por mais que o e-commerce tenha avançado nos últimos anos, dados da National Retail Federation (NRF) mostram que cerca de 70% das vendas do varejo americano acontecem nas lojas físicas. Nos supermercados, esse número é ainda mais elevado. A digitalização da jornada de compra, porém, é uma realidade – e o varejo precisa criar formas de fazer com que os consumidores se envolvam mais na experiência de consumo para comprar mais.
É onde surge a Realidade Aumentada. A tecnologia, que coloca objetos ou ambientes virtuais sobre imagens reais, tem sido testada pelos supermercados para reforçar aspectos como a descoberta de produtos, a personalização da experiência e a busca por produtos dentro da loja física. O Walmart, por exemplo, está utilizando filtros no seu aplicativo para que os consumidores possam apontar seus celulares para as prateleiras e escolher produtos de acordo com suas preferências de marca, ingredientes ou descontos.
No Reino Unido, a tecnologia também vem criando ambientes de loja mais divertidos. A Tesco, líder supermercadista local, conta com o aplicativo AR Discover, que permite que as crianças (e os adultos, por que não?) tirem selfies com os personagens do desenho Frozen, da Disney. Já na rede de lojas de departamentos Marks & Spencer, o List & Go é um app que mostra no celular o caminho que deve ser percorrido para comprar os produtos que estão na lista de compras. Usando o telefone, os clientes descobrem qual é a rota mais curta para comprar o que precisam.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)