Redes de Supermercados
30/01/2023 16:04 - Supermercados incluem restaurantes “de marca” em suas lojas
Redes americanas investem em unidades de bandeiras conhecidas para atrair mais público para novas ocasiões de consumo
Por Renato Müller
O mais recente passo das redes americanas de supermercados para ampliar sua oferta de food service nas lojas é a expansão de parcerias com operadores já estabelecidos para oferecer opções de alimentação de marcas que os consumidores já conhecem e confiam.
Um exemplo é a Hy-Vee, que em 2017 fechou um acordo com a Wahlburgers para abrir dezenas de lojas da marca de hamburguerias, tanto dentro das lojas quanto em localizações standalone. Neste mês, a varejista disse que está focando apenas na abertura de hamburguerias dentro de seus supermercados. “Com a mudança da natureza do negócio de food service e os desafios de mão de obra, optamos por inaugurar unidades apenas dentro de lojas Hy-Vee”, disse Dawn Buzynski, VP assistente de comunicações da varejista.
Atualmente, a rede de supermercados conta com 61 lojas Wahlburgers dentro de supermercados e pretende abrir outras 20 unidades somente neste ano, fazendo da Hy-Vee a maior franqueada da Wahlburgers nos Estados Unidos.
A Kroger, por sua vez, tem acelerado a abertura dos Mix Food Halls, operados pela Kitchen United. O conceito funciona como uma espécie de praça de alimentação dentro dos supermercados, com mais de 10 redes que variam de culinária asiática e frango frito, passando por sanduíches e steaks. No local, os clientes podem combinar pedidos de várias marcas e pagar tudo de uma vez. Os pedidos são feitos por um quiosque ou via celular e preparados em uma cozinha central no supermercado.
A H-E-B, por sua vez, aposta em restaurantes de marcas próprias, como South Flo Pizza e True Texas BBQ, além de cafeteria, bar e taqueria. A varejista testou o conceito em Austin, no Texas, no início da pandemia, e agora vai expandi-lo para outras regiões do Texas.
O movimento é confirmado pelo estudo Power of Foodservice in Retail 2022, do FMI, que indica que 50% dos consumidores gostam da possibilidade de fazer pedidos por celular com antecedência e passar no supermercado para retirar os produtos. Drive-thru (48%), checkout separado na área de foodservice (44%), entrega pelo supermercado (42%) e estações de retirada de pedidos (38%) são outros conceitos considerados atraentes pelos consumidores.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas