Redes de Supermercados
30/01/2023 16:04 - Supermercados incluem restaurantes “de marca” em suas lojas
Redes americanas investem em unidades de bandeiras conhecidas para atrair mais público para novas ocasiões de consumo
Por Renato Müller
O mais recente passo das redes americanas de supermercados para ampliar sua oferta de food service nas lojas é a expansão de parcerias com operadores já estabelecidos para oferecer opções de alimentação de marcas que os consumidores já conhecem e confiam.
Um exemplo é a Hy-Vee, que em 2017 fechou um acordo com a Wahlburgers para abrir dezenas de lojas da marca de hamburguerias, tanto dentro das lojas quanto em localizações standalone. Neste mês, a varejista disse que está focando apenas na abertura de hamburguerias dentro de seus supermercados. “Com a mudança da natureza do negócio de food service e os desafios de mão de obra, optamos por inaugurar unidades apenas dentro de lojas Hy-Vee”, disse Dawn Buzynski, VP assistente de comunicações da varejista.
Atualmente, a rede de supermercados conta com 61 lojas Wahlburgers dentro de supermercados e pretende abrir outras 20 unidades somente neste ano, fazendo da Hy-Vee a maior franqueada da Wahlburgers nos Estados Unidos.
A Kroger, por sua vez, tem acelerado a abertura dos Mix Food Halls, operados pela Kitchen United. O conceito funciona como uma espécie de praça de alimentação dentro dos supermercados, com mais de 10 redes que variam de culinária asiática e frango frito, passando por sanduíches e steaks. No local, os clientes podem combinar pedidos de várias marcas e pagar tudo de uma vez. Os pedidos são feitos por um quiosque ou via celular e preparados em uma cozinha central no supermercado.
A H-E-B, por sua vez, aposta em restaurantes de marcas próprias, como South Flo Pizza e True Texas BBQ, além de cafeteria, bar e taqueria. A varejista testou o conceito em Austin, no Texas, no início da pandemia, e agora vai expandi-lo para outras regiões do Texas.
O movimento é confirmado pelo estudo Power of Foodservice in Retail 2022, do FMI, que indica que 50% dos consumidores gostam da possibilidade de fazer pedidos por celular com antecedência e passar no supermercado para retirar os produtos. Drive-thru (48%), checkout separado na área de foodservice (44%), entrega pelo supermercado (42%) e estações de retirada de pedidos (38%) são outros conceitos considerados atraentes pelos consumidores.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado
15/12/2025 14:13 - Supermercados BH expande sua presença em Divinópolis (MG) com nova loja de 3 mil m²
12/12/2025 17:47 - Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
12/12/2025 16:51 - Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
12/12/2025 16:44 - Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)

