Redes de Supermercados
24/01/2023 10:38 - Mart Minas faz retrospectiva positiva de 2022 e divulga expectativas para 2023
Com 57 lojas e mais de 8 mil funcionários, rede projeta mais sete inaugurações em 2023
O ano de 2022 foi muito especial para o Mart Minas, líder no segmento de atacado e varejo em Minas Gerais. A rede cumpriu o plano de expansão com inaugurações de várias lojas, consolidou parceria com o Dom Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento no Rio de Janeiro e fortaleceu o relacionamento com os clientes, colocando em prática o compromisso em relação à responsabilidade social nas cidades onde mantém unidades em operação. Ademais, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento das comunidades, da economia local e dos inúmeros negócios.
Atualmente, o Mart Minas está entre as 5 maiores do segmento no Brasil, possui mais de 8 mil funcionários e conta com 57 lojas, distribuídas em cidades mineiras, que atendem mensalmente 2 milhões de pessoas. “Encerramos o ano com a inauguração da nossa 57ª loja, em Betim, e a meta é abrir mais 7 unidades ao longo de 2023”, conta Filipe Martins, Diretor Comercial e Marketing da rede. O trabalho desenvolvido pela rede ao longo de 2022 foi essencial para fortalecer sua presença no mercado de atacarejo nacional.
Viés social
Filipe afirma que o Mart Minas não atua no mercado apenas como um negócio, “queremos transformar vidas, esse é o nosso viés social”. Um exemplo do compromisso da rede com o social é o Projeto Troco Solidário, uma iniciativa que envolve diretamente o cliente. “Ele é convidado pelos operadores de caixa da loja, onde está comprando, a realizar uma doação para a instituição indicada e que fica registrada na nota fiscal. Os valores doados são auditados e repassados mensalmente a instituições beneficentes, indicadas pela unidade”.
Além do Troco Solidário, o Mart Minas também investe em responsabilidade social por meio de leis de incentivo federal e estadual como a Lei Rouanet, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), Lei de Incentivo ao Esporte via doações e patrocínios com verba própria.
“Ainda não computamos os números relacionados às ações sociais de 2022, mas, com certeza, ganhará reforço em relação ao ano anterior, quando o Mart Minas repassou mais de R$ 8 milhões a associações e entidades”.
De olho no mercado
Filipe reforça que as unidades do Mart Minas oferecem um mix de itens de mercearia, bomboniere, bebidas, higiene e beleza, limpeza, frios e laticínios que podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas, de acordo com a necessidade do cliente. “São mais de 10 mil opções de produtos à disposição de donos de bares, pizzarias, padarias, hotéis e consumidores finais, com uma ampla variedade de marcas regionais e líderes de mercado, sempre com a opção de compra no varejo e no atacado. Frutas e verduras, selecionadas e sempre frescas, completarão a experiência de compra dos clientes, que também encontrarão itens de confeitaria, bazar e embalagens”, detalha Filipe.
Além de ter expressiva importância na geração de empregos e renda nas cidades onde possui lojas, movimentando positivamente a economia regional, o Mart Minas valoriza a produção local. “Nosso time da área comercial faz um trabalho para conhecer as marcas regionais. Como estamos em todas as regiões do estado é relevante respeitar os hábitos de consumo regionais e as preferências dos clientes”, enfatiza Filipe Martins.
Neste contexto, Filipe cita importante iniciativa do Mart Minas em 2022: a consolidação da parceria com o Dom Atacadista. “As duas empresas têm atuação muito forte e sólida no atacarejo, além de uma diversidade e variedade de produtos, preços competitivos e excelente estrutura de lojas. Acreditamos que esta união será um passo importante para ampliação e consolidação do futuro de ambas no mercado de atacado e varejo brasileiro”, afirma.
Relacionamentos com os clientes
Nos planos de fidelização dos clientes, a empresa incluiu a parceria com o programa Dotz, que permite acumular pontos para serem trocados por produtos ou serviços. “Preocupado com um crescimento de forma sempre sustentável e em realizar as boas práticas de responsabilidade social e ambiental, o Mart Minas criou em sua estrutura a área de meio ambiente”, conta Filipe. A ideia é desenvolver ações de engajamento dos colaboradores e clientes na geração de impacto socioambiental positivo.
Ainda para estreitar as relações com a base de consumidores e alinhado à sua missão de aumentar o poder de compra de seus clientes, a rede disponibiliza nas lojas o Cartão de Crédito Mart Minas nas versões para CNPJ, comerciantes informais e Pessoa Física, com prazo de pagamento de até 40 dias.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)