Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

07/12/2022 16:58 - Pão de Açúcar voltará a ser supermercado premium

Afirmação é do presidente da empresa, Marcelo Pimentel, que quer rever atuação e formato das lojas

 

 

Executivo no comando do Grupo Pão de Açúcar (GPA) desde abril, Marcelo Pimentel está firme no propósito de reestruturar a companhia. A ideia é deixá-la mais leve e melhorar a rentabilidade, retomado a posição “premium” que a marca exprimia alguns anos atrás. Para isso, pretende voltar “ao básico”: um supermercado premium que preza pela qualidade e pela variedade de produtos. Ele até nomeou o conceito como LAPA – loja limpa, abastecida, precificada e reconhecida pelo atendimento – (aqui, vale a nota: nenhuma referência aos bairros de São Paulo ou Rio de Janeiro).

 

“Estamos voltando com empacotadores, com o funcionário que faz o atendimento ao cliente na loja, por exemplo, e com perecível mais robusto. Vamos sentir como o modelo desempenha. A ideia é levar o formato a 15 lojas em três meses”, disse Pimentel. A nova loja foi aberta na avenida jornalista Roberto Marinho , na zona sul de São Paulo.

 

Pimentel acredita que o Pão deve voltar a ser “a joia da coroa” do Grupo, por ser a fortaleza da marca. E essa fortalece se estabelece nos pilares de qualidade e sortimento, sempre encantando aos clientes mais exigentes.

 

Para além disso, o presidente também prevê a expansão da quantidade de lojas, estimada em 300 inaugurações até 2024, com aposta no modelo de “proximidade”. No terceiro trimestre de 2022, a receita cresceu 9% em relação ao ano anterior, somando R$ 10,4 bilhões.

 

6 pilares importantes

 

Pimentel diz que os hipermercados foram um braço importante para o grupo, enquanto lucrativos. Porém, o momento é de retomada de alguns pilares que os coloquem numa esfera premium.


Destaque para:

 

  • experiência de compra
  • expansão multicanal
  • crescimento orgânico, com lojas construídas “do zero”
  • foco nos clientes AB
  • distanciamento do formato “atacarejo”
  • retomada da rentabilidade

 

“O Pão de Açúcar tem a oportunidade de voltar a devolver aos seus acionistas um retorno do investimento muito mais saudável”, acredita Pimentel

 

+300 lojas

 

O executivo pondera que é “absolutamente possível” cumprir o plano de expansão, já que entram em 2023 com ais de 50 lojas aprovadas no pipeline. E isso independe das mudanças políticas, que podem causar desaceleração da economia no ano que vem.


“Eu não posso deixar de tomar decisões corretas por causa do momento. As lojas vão maturar, em média, por dois ou três anos, quando a realidade econômica do Brasil estará diferente. Precisamos continuar investindo enquanto marca”, diz.


A capital de São Paulo receberá esforços dedicados do Grupo, por ser uma região onde a marca já está estabelecida. Rio de Janeiro, Centro Oeste, Salvador, Recife e Fortaleza, também estão nos planos do grupo.
“Percebemos uma torcida dos clientes para que o Pão volte a ser o Pão. O cliente ficou sem essa opção”, revela Pimentel, reafirmando sua decisão de voltar ao básico. E se baseia em números: em 2022, 110 lojas remodeladas priorizam perecíveis, serviços e espaços de convivência. “Elas têm, em média, sete pontos porcentuais de venda acima das lojas não reformadas”, justifica ele.

 

Fonte: Valor, Neofeed

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)
24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)

Veja mais >>>