Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

07/12/2022 16:58 - Pão de Açúcar voltará a ser supermercado premium

Afirmação é do presidente da empresa, Marcelo Pimentel, que quer rever atuação e formato das lojas

 

 

Executivo no comando do Grupo Pão de Açúcar (GPA) desde abril, Marcelo Pimentel está firme no propósito de reestruturar a companhia. A ideia é deixá-la mais leve e melhorar a rentabilidade, retomado a posição “premium” que a marca exprimia alguns anos atrás. Para isso, pretende voltar “ao básico”: um supermercado premium que preza pela qualidade e pela variedade de produtos. Ele até nomeou o conceito como LAPA – loja limpa, abastecida, precificada e reconhecida pelo atendimento – (aqui, vale a nota: nenhuma referência aos bairros de São Paulo ou Rio de Janeiro).

 

“Estamos voltando com empacotadores, com o funcionário que faz o atendimento ao cliente na loja, por exemplo, e com perecível mais robusto. Vamos sentir como o modelo desempenha. A ideia é levar o formato a 15 lojas em três meses”, disse Pimentel. A nova loja foi aberta na avenida jornalista Roberto Marinho , na zona sul de São Paulo.

 

Pimentel acredita que o Pão deve voltar a ser “a joia da coroa” do Grupo, por ser a fortaleza da marca. E essa fortalece se estabelece nos pilares de qualidade e sortimento, sempre encantando aos clientes mais exigentes.

 

Para além disso, o presidente também prevê a expansão da quantidade de lojas, estimada em 300 inaugurações até 2024, com aposta no modelo de “proximidade”. No terceiro trimestre de 2022, a receita cresceu 9% em relação ao ano anterior, somando R$ 10,4 bilhões.

 

6 pilares importantes

 

Pimentel diz que os hipermercados foram um braço importante para o grupo, enquanto lucrativos. Porém, o momento é de retomada de alguns pilares que os coloquem numa esfera premium.


Destaque para:

 

  • experiência de compra
  • expansão multicanal
  • crescimento orgânico, com lojas construídas “do zero”
  • foco nos clientes AB
  • distanciamento do formato “atacarejo”
  • retomada da rentabilidade

 

“O Pão de Açúcar tem a oportunidade de voltar a devolver aos seus acionistas um retorno do investimento muito mais saudável”, acredita Pimentel

 

+300 lojas

 

O executivo pondera que é “absolutamente possível” cumprir o plano de expansão, já que entram em 2023 com ais de 50 lojas aprovadas no pipeline. E isso independe das mudanças políticas, que podem causar desaceleração da economia no ano que vem.


“Eu não posso deixar de tomar decisões corretas por causa do momento. As lojas vão maturar, em média, por dois ou três anos, quando a realidade econômica do Brasil estará diferente. Precisamos continuar investindo enquanto marca”, diz.


A capital de São Paulo receberá esforços dedicados do Grupo, por ser uma região onde a marca já está estabelecida. Rio de Janeiro, Centro Oeste, Salvador, Recife e Fortaleza, também estão nos planos do grupo.
“Percebemos uma torcida dos clientes para que o Pão volte a ser o Pão. O cliente ficou sem essa opção”, revela Pimentel, reafirmando sua decisão de voltar ao básico. E se baseia em números: em 2022, 110 lojas remodeladas priorizam perecíveis, serviços e espaços de convivência. “Elas têm, em média, sete pontos porcentuais de venda acima das lojas não reformadas”, justifica ele.

 

Fonte: Valor, Neofeed

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)

Veja mais >>>