Redes de Supermercados
25/11/2022 09:58 - Oxxo usa estratégia de marketing para informar o consumidor
Com mudança de slogan, marca ensina a pronúncia do seu nome e avisa que nem todas as lojas estarão abertas 24 horas por dia
Fundada pela Femsa há 45 anos, para escoar no varejo o excedente da produção de bebidas, a rede Oxxo se tornou um fenômeno no mercado de proximidade na virada para os anos 2000: partiu de 800 lojas para 21 mil no México, em 22 anos. No mercado paulista, onde tem rápida expansão desde o final de 2019, a empresa repete o modelo enxuto, de um único atendente na maioria das lojas. Agora, com o novo slogan, a rede pretende solucionar dois problemas: o primeiro, é a pronúncia do nome da marca. O segundo, a necessidade de fechar algumas lojas durante a noite e madrugada, já que algumas unidades vêm sofrendo com furtos e roubos. Assim, sai o slogan “Mercado aberto 24 horas por dia” e entra o “Se fala ‘ó-quis-sô’ e tá sempre próximo”. “Até o final do ano, todas as fachadas das nossas lojas vão receber o novo slogan”, diz Rodrigo Patuzzo, presidente do grupo Nós.
Expansão rápida
Em dezembro, quando completa três anos de operação no país, o Oxxo abre mais cinco lojas. Entre janeiro e março de 2023, no entanto, vai acelerar a ponto de atingir 105 inaugurações. “Parte da nossa proposta de valor é entregar competitividade, custo-benefício para o consumidor. Isso implica uma estrutura de atendimento a mais eficiente possível, que me permita abrir três mercados em um bairro, em vez de um”, revela Patuzzo.
“A expansão para fora do estado de São Paulo vai ocorrer ao final dos próximos 18 meses, de preferência, na região Sudeste”, afirma.
Uma das maiores apostas da companhia será lançada até o final de dezembro: o aplicativo Oxxo, que permitirá novidades como o serviço de “clique e retire” (o cliente faz a compra online e retira na loja), o pagamento via Pix (que também deve começar a ser aceito nas lojas físicas), o uso de lockers (armários para guardar compras feitas online) e o delivery. “Hoje trabalhamos muito com o iFood, mas vamos expandir o serviço de entrega com a nossa própria plataforma.”
Outra novidade é o lançamento de um plano de fidelidade. “Tem clientes que vão à nossa loja três vezes por semana, ou seis a sete vezes por mês”, diz Patuzzo. “No futuro, o plano de fidelidade da Oxxo pode se conectar ao da rede de lojas de conveniência do grupo, a Shell Select “, afirma.
Também está em estudo a expansão da marca própria. “Hoje, nossa marca própria está limitada ao food service, é preciso ter uma escala mínima para entrar em outras categorias.”
O mercado Oxxo, do grupo Nós (resultado da associação entre a brasileira Raízen e a mexicana Femsa ), chega ao final deste mês com 200 lojas, presentes também no interior paulista (Jundiaí, Campinas, Piracicaba e Sorocaba; nesta última, será aberto o 200º ponto de venda no próximo dia 29).
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
17/04/2025 12:07 - Grupo Muffato anuncia mais dois Max Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)16/04/2025 17:44 - Amigão Supermercados inaugura a maior e mais moderna loja da rede em Maringá (PR)
16/04/2025 11:56 - Grupo Irani inaugura loja do Portí Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)
14/04/2025 17:14 - Rede Tischler adquire três novas lojas do Super Alegria Supermercados
11/04/2025 10:03 - Empório Bahamas chega a Uberlândia (MG)
11/04/2025 09:59 - Barbosa Supermercados inaugura loja em São José dos Campos (SP)
10/04/2025 17:21 - Grupo Zaffari inaugura nova e maior loja do Cestto em Porto Alegre (RS)
10/04/2025 15:13 - Supermercados Marinho inaugura sua quarta loja em Carangola (MG)
10/04/2025 12:15 - Supermercados Pague Menos inaugura sexta loja em Campinas (SP)
10/04/2025 09:03 - Amma Atacadista inaugura loja em São Lourenço do Oeste (SC)
09/04/2025 15:16 - Supermercados Avenida segue projeto de retrofit
08/04/2025 17:47 - RedeMix anuncia nova unidade no Rio Vermelho com investimento de R$ 25 milhões
08/04/2025 15:32 - Prezunic reinaugura lojas de Icaraí e Pechincha, no Rio de Janeiro
07/04/2025 14:38 - Stok Center chega a Sarandi (PR)
04/04/2025 16:56 - GPA abre outras cinco lojas do Minuto e uma do Mini Mercado Extra em São Paulo, interior e ABC