Redes de Supermercados
25/11/2022 09:58 - Oxxo usa estratégia de marketing para informar o consumidor
Com mudança de slogan, marca ensina a pronúncia do seu nome e avisa que nem todas as lojas estarão abertas 24 horas por dia
Fundada pela Femsa há 45 anos, para escoar no varejo o excedente da produção de bebidas, a rede Oxxo se tornou um fenômeno no mercado de proximidade na virada para os anos 2000: partiu de 800 lojas para 21 mil no México, em 22 anos. No mercado paulista, onde tem rápida expansão desde o final de 2019, a empresa repete o modelo enxuto, de um único atendente na maioria das lojas. Agora, com o novo slogan, a rede pretende solucionar dois problemas: o primeiro, é a pronúncia do nome da marca. O segundo, a necessidade de fechar algumas lojas durante a noite e madrugada, já que algumas unidades vêm sofrendo com furtos e roubos. Assim, sai o slogan “Mercado aberto 24 horas por dia” e entra o “Se fala ‘ó-quis-sô’ e tá sempre próximo”. “Até o final do ano, todas as fachadas das nossas lojas vão receber o novo slogan”, diz Rodrigo Patuzzo, presidente do grupo Nós.
Expansão rápida
Em dezembro, quando completa três anos de operação no país, o Oxxo abre mais cinco lojas. Entre janeiro e março de 2023, no entanto, vai acelerar a ponto de atingir 105 inaugurações. “Parte da nossa proposta de valor é entregar competitividade, custo-benefício para o consumidor. Isso implica uma estrutura de atendimento a mais eficiente possível, que me permita abrir três mercados em um bairro, em vez de um”, revela Patuzzo.
“A expansão para fora do estado de São Paulo vai ocorrer ao final dos próximos 18 meses, de preferência, na região Sudeste”, afirma.
Uma das maiores apostas da companhia será lançada até o final de dezembro: o aplicativo Oxxo, que permitirá novidades como o serviço de “clique e retire” (o cliente faz a compra online e retira na loja), o pagamento via Pix (que também deve começar a ser aceito nas lojas físicas), o uso de lockers (armários para guardar compras feitas online) e o delivery. “Hoje trabalhamos muito com o iFood, mas vamos expandir o serviço de entrega com a nossa própria plataforma.”
Outra novidade é o lançamento de um plano de fidelidade. “Tem clientes que vão à nossa loja três vezes por semana, ou seis a sete vezes por mês”, diz Patuzzo. “No futuro, o plano de fidelidade da Oxxo pode se conectar ao da rede de lojas de conveniência do grupo, a Shell Select “, afirma.
Também está em estudo a expansão da marca própria. “Hoje, nossa marca própria está limitada ao food service, é preciso ter uma escala mínima para entrar em outras categorias.”
O mercado Oxxo, do grupo Nós (resultado da associação entre a brasileira Raízen e a mexicana Femsa ), chega ao final deste mês com 200 lojas, presentes também no interior paulista (Jundiaí, Campinas, Piracicaba e Sorocaba; nesta última, será aberto o 200º ponto de venda no próximo dia 29).
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

