Redes de Supermercados
04/10/2022 11:42 - OXXO tem um grande desafio pela frente, diz XP
Corretora está confiante de que o mercado de conveniência e proximidade dará continuidade a essa trajetória de expansão. Ao completar dois anos no país, a rede lança campanha com “raspadinha” e descontos para os clientes
OXXO. O nome não deve soar estranho para você. Cada vez mais presente no mercado brasileiro, a rede de lojas de conveniência de origem mexicana entrou no país em 2020 com um plano de expansão acelerado e robusto.
A OXXO é a maior rede de mercados de proximidade da América Latina. Divisão de proximidade dentro da Femsa Comercio, a OXXO chegou ao Brasil – especificamente, São Paulo – a partir da formação de uma joint venture entre a Femsa e a Raizen. A joint venture, que ficou conhecida como Grupo Nós, nasceu com a promessa de ser uma potência no mercado de proximidade e conveniência no Brasil.
O Grupo Nós une as marcas das lojas Shell Select e a OXXO. Com uma proposta de valor focada nas mais diversas necessidades do consumidor, a OXXO atua em diferentes categorias, chegando a oferecer até 3,2 mil produtos, incluindo padarias, hortifruti e bebidas alcóolicas.
Em relatório publicado recentemente, a XP Investimentos destaca que a competição no mercado de conveniência está crescendo, com distribuidores de gasolina focando em lojas de conveniência (além de Raízen, Vibra Energia e varejistas alimentares expandindo para o modelo de proximidade.
A corretora está confiante de que o mercado de conveniência e proximidade dará continuidade a essa trajetória de expansão. No caso da OXXO, a XP menciona que, embora a estratégia digital da empresa no Brasil esteja em estágio inicial, a companhia já conta com três dark stores (ponto de venda ou centro de distribuição que só existe no formato online) e está com um marketplace previsto para ser lançado em breve.
“A marca já possui 170 lojas e tem uma estratégia agressiva de expansão pela frente, com notícias locais apontando para uma meta de curto prazo de 500 lojas até 2023 e o Grupo Nós visando atingir mais de 5 mil lojas divididas nas duas bandeiras no médio prazo”, comenta a equipe de varejo da XP.
Apesar da aposta na expansão das lojas de conveniência, a XP acredita que as padarias possuem papel mais importante na rotina dos consumidores brasileiros do que em outros mercados, o que pode representar “um desafio para a consolidação dos formatos de conveniência e proximidade”.
A XP tem recomendação neutra para as ações do varejo alimentício Carrefour Brasil e Pão de Açúcar. Para a Americanas, que fechou uma parceria com a Vibra com foco nas lojas BR Mania e Americanas Local, a recomendação também é neutra.
Aniversário de 2 anos com raspadinha
Nesse mês de outubro, a rede de mercados de proximidade OXXO comemora dois anos de operação no Brasil e a rápida expansão no estado de São Paulo. Desde a primeira inauguração, em Campinas, em 2020, a rede já tem mercadinhos de bairro em mais sete cidades: São Paulo, Jundiaí, Osasco, São Bernardo do Campo, Piracicaba, Guarulhos e Santo André.
Para comemorar o aniversário em grande estilo, o OXXO aposta em um show de ofertas para os consumidores. Até o dia 1º de novembro, produtos selecionados estarão com descontos atrativos em todos os mercados: whisky Johnnie Walker Red Label de R$ 99,90 por R$ 79,90; bebida Láctea YouPRO, de R$ 8,39 por R$ 5,99 a unidade, na compra de três; e coxinha de frango de R$ 5,99 por R$ 3,99, entre muitos outros descontos, que podem chegar a 40%.
Além das ofertas, OXXO também lançou a ação promocional “Achou, Raspou, Ganhou”, que dá centenas de prêmios durante o período da campanha, como caixinhas de som, fones de ouvido sem fio, assistentes de voz e smartwatches. Nas compras acima de R$20,00, o cliente ganha uma raspadinha para concorrer. Quem tirar a sorte na loteria instantânea, deve se cadastrar no site aniversariooxxo.com.br até o dia 1º de novembro para resgatar o prêmio.
“Apesar do pouco tempo no mercado brasileiro, OXXO já se consolidou como player do segmento de proximidade e, por isso, estamos comemorando o aniversário em grande estilo. O objetivo é festejar junto ao consumidor, que é o responsável pelo sucesso do OXXO. A nossa satisfação é ter nossos clientes ainda mais próximos, desfrutando tanto dos descontos quanto dos prêmios da raspadinha. Queremos ser o maior aniversário de proximidade do mercado e acreditamos na força desta campanha para isso”, comenta a Head de Marketing do Grupo Nós, Camila Assis.
Com variedade no portfólio e preços justos e competitivos, OXXO oferece aos consumidores produtos de padaria, hortifruti, mercearia, higiene e limpeza. Como mercado de proximidade, é fácil de encontrar e prático na hora de atender as necessidades. Também conta com o diferencial de funcionar 24 horas todos os dias para atender os clientes a qualquer momento.
Fonte: Money Times

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência