Redes de Supermercados
28/09/2022 14:39 - Inovação traz mais eficiência e produtividade ao setor
Alternativas criativas, investimentos em tecnologia, novos produtos e revitalização dos pontos de venda auxiliam os supermercados americanos a superar os desafios dos últimos anos
*Renato Muller
Os últimos dois anos não têm sido simples para os supermercados. Pandemia, inflação, problemas na cadeia de suprimentos e falta de funcionários nas lojas têm sido desafios em todo o mundo. Segundo o recém-publicado relatório “The Food Retialing Industry Speaks”, do FMI – Food Industry Association, fornecedores e varejistas concordam que a inflação vem sendo um problema: 78% das lojas e 90% dos fornecedores perceberam um aumento dos custos, que nem sempre pode ser repassado.
“A inflação é um problema para fornecedores e varejistas, mas tem sido uma questão ainda mais preocupante para os consumidores, que têm tido dificuldade de colocar comida na mesa”, afirma Leslie Sarasin, CEO do FMI. Como consequência desse cenário, 86% dos fornecedores e 85% dos varejistas têm sentido pressão sobre as margens, o que obriga as empresas a buscar mais eficiência e produtividade. Para 70% dos varejistas, problemas na cadeia de suprimentos têm impactado negativamente seus negócios. Há um ano, esse índice era de apenas 42%.
A alternativa para contornar esse aumento de dificuldades tem sido a inovação em canais, produtos e serviços. Nove em cada 10 supermercadistas americanos vendem online, uma alta de 42% em apenas um ano. A aceleração de alternativas omnichannel, como o “clique e retire”, também acompanha essa busca por novas formas de entregar valor para os clientes.
Para os supermercados americanos, um problema grande trazido pelo varejo online é o aumento do volume pago às operadoras de cartão de crédito. O uso de cartões responde por 85% das vendas online e as operadoras ficam com 1% do volume vendido (1,4% no caso de redes com menos de 10 lojas), o que corresponde a uma parcela significativa dos lucros da operação.
Com isso, investimentos em tecnologia se tornaram prioridade, com 73% das empresas investindo em pedidos digitais, modalidades de delivery, precificação dinâmica e sistemas de pagamento móvel. O varejo tem investido cerca de 1,7% do faturamento em novos sistemas, metade do que a indústria vem investindo. Outro foco é a revitalização das lojas, com aumento da área destinada a produtos frescos e ampliação da oferta de itens de fornecedores locais. “A pandemia levou os consumidores a buscar mais opções de produtos frescos, saudáveis e convenientes. Quem tem conseguido entregar essas opções vem crescendo mais rápido”, completa Sarasin.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas