Redes de Supermercados
17/08/2022 10:44 - Varejo americano reforça atuação étnica e multicultural
Em um país cada vez mais diverso, supermercadistas buscam diferenciação na oferta de itens dificilmente encontrados em redes tradiciona
*Por Renato Müller
Em grande parte do mundo, os supermercados são uma experiência padronizada. O foco em vender itens com maior demanda cria um cenário de competição em itens semelhantes, eliminando uma forma importante de diversificação. Algumas redes americanas, porém, têm buscado se mostrar diferentes de seus concorrentes com um sortimento focado em públicos específicos.
Um dos bons exemplos nesse sentido é a rede Fiesta Mart, com mais de 60 lojas no estado do Texas. A rede tem como público principal a comunidade hispânica da região, mas também vem expandindo seu mix para alcançar o público asiático. Existe um bom motivo para isso: segundo o U.S. Census Bureau, as populações que se definem como hispânicas e asiáticas vêm crescendo forte nas últimas duas décadas, fazendo com que a parcela que se define como branca tenha caído de 69% para 58% desde 2000.
Rivalizando com bandeiras com foco étnico como H Mart, 99 Ranch Market e Northgate Gonzalez Market, a Fiesta Mart oferece muitos itens que são considerados essenciais para a culinária mexicana e que não são encontrados facilmente nas grandes redes nacionais. Isso faz com que as bandeiras regionais aumentem suas vendas e o número de lojas – um movimento que tem ficado ainda mais forte pela curiosidade dos consumidores mais jovens pela culinária global.
Atualmente, o mercado americano de alimentos multiculturais (leia-se: não-estadunidenses) está estimado em US$ 50 bilhões, com crescimento anual médio de 2%. E o consumidor identificado com uma alimentação multicultural tem um poder de compra estimado pela consultoria Acosta em US$ 3,9 trilhões. Com isso, essa deverá ser, nos próximos anos, uma das maiores fontes de expansão do setor de supermercados nos Estados Unidos.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)