Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

12/08/2022 14:43 - Via cresce baseada em omnicanalidade no 2T22

Dados publicados revelam oitavo trimestre consecutivo de lucro operacional pela companhia , dona das Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br

 

A Via dona das redes Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, apresentou o relatório de resultados do segundo trimestre de 2022, que mostrou que a empresa segue, pelo oitavo trimestre consecutivo, registrando lucro líquido operacional. O grande destaque do documento são os efeitos da estratégia de omnicanal, ou seja, a convergência das vendas em canais físicos e online.

 

Neste trimestre, a empresa atingiu a marca de 28 milhões de clientes – um aumento de 4,4% frente ao mesmo período do ano passado – e GMV total de R$ 11 bilhões. A companhia anunciou também que atingiu o breakeven da operação de marketplace, com receita de R$ 177 milhões, 143 mil sellers e 53 milhões de itens.

 

A cauda longa já representa dois terços dos pedidos, com crescimento de 79% em relação ao ano passado. O EBITDA atingiu R$ 748 milhões, crescimento de 54% se comparado ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional, registrado pelo oitavo trimestre consecutivo, foi de R$ 16 milhões. A margem bruta ficou em 31,4%.

 

A companhia hoje contabiliza 22 mil vendedores online, cujas vendas, neste trimestre, representaram R$ 1,6 bilhão, ou 31,6% do GMV da venda online. No 3P, o vendedor online foi responsável por 22% do GMV e, no 1P, atingiu participação ainda maior: 35% do GMV.

 

Nesse trimestre, foram inauguradas 10 lojas físicas em cidades das regiões Norte, Nordeste e Sul que ainda não tinham presença das marcas do grupo. No primeiro semestre de 2022, são 32 novas lojas.

 

As entregas do marketplace realizadas pela plataforma de soluções logísticas da Via, o Envvias, saíram de 5% no 2T21 para 30% no 2T22 e a companhia antecipa que, em julho, esse percentual já chegou a 37%. O fulfillment, recém-lançado após a aquisição da logtech CNT, já representa 16% do Envvias.

 

O crediário da Via atingiu R$ 5,6 bilhões, avanço de 18% frente ao ano passado, com inadimplência saudável e estável. Nas vendas dos produtos 1P, o crediário digital cresceu 2,4 vezes em relação ao ano anterior. No 3P, para o qual o crediário digital foi lançado no fim de 2021, a solução já representa 2,2% das vendas.

 

Já o empréstimo pessoal, em seu primeiro ano, atingiu a marca de R$ 329 milhões concedidos e mais de 190 mil contratos. A perda sobre a carteira encerrou o 2º trimestre em 4,7%, estável se avaliado ano a ano e na sazonalidade do período.

 

O banQi, carteira digital da Via, ultrapassou a marca de 5,4 milhões de contas e registrou TPV d R$ 3,7 bilhões.

O segundo trimestre foi encerrado com o caixa de R$ 4,3 bilhões, incluindo recebíveis de cartões e outros créditos, enquanto a dívida ficou em R$ 3,8 bilhões, com 65% dos vencimentos no longo prazo ante 26% no mesmo trimestre do ano anterior.

 

O indicador de alavancagem financeira medido pelo caixa líquido/EBITDA ajustado dos últimos 12 meses ficou em 0,3x e a empresa reforça que possui uma posição saudável de estrutura de capital, com índices de alavancagem em patamares inferiores aos seus covenants financeiros.

 

No segundo trimestre, foram gerados R$ 591 milhões de caixa operacional e o fluxo de investimento foi de R$ 138 milhões, destinados principalmente para tecnologia e a abertura das 10 novas lojas.

 

Nos últimos três anos, período em que a administração atual está à frente da Via, as vendas online saíram de 19% para 50% do GMV. Já a base de sellers aumentou em 29 vezes e o oferecimento de sortimento foi ampliado de 2 milhões para 53 milhões em estoque.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas

Veja mais >>>