Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

29/07/2022 11:52 - GPA vai retomar o arroz com feijão para recuperar as vendas

Em teleconferência aos acionistas, o CEO Marcelo Pimentel detalhou as dores que o Grupo enfrenta

 

O GPA precisa voltar a fazer melhor o básico. É necessário crescer mais e ser mais rentável, basicamente as duas linhas centrais do varejo. Essa foi a mensagem da teleconferência de resultados do segundo trimestre da companhia.

 

Passada a fase de crescimento forte nos alimentos em 2020 e parte de 2021, que ajudou as vendas e, de certa forma, “estendeu” mais a vida dos hipermercados dentro da empresa, o GPA entrou em 2022 num cenário de demanda mais fraca. E agora, com o início de uma nova reformulação de seus negócios, após a venda do Extra, e já sem o Assaí na operação.

 

Nesse cenário, o segundo trimestre foi o primeiro sob a gestão do novo presidente, Marcelo Pimentel — no cargo desde março, após a saída de Jorge Faiçal, que por sua vez ficou na função cerca de um ano e meio. Faiçal substituiu Peter Estermann, que esteve na cadeia por pouco mais de dois anos e meio.

 

Em cinco anos, o GPA teve três presidentes. Pimentel completou 100 dias em julho, como mencionou nessa quinta-feira em teleconferência, na qual abriu um pouco mais dos detalhes sobre “as dores” que a empresa volta a encarar agora, na sua gestão.

 

“Estamos encarando todas as dores, a equipe está comprometida e definindo todas as mudanças necessárias”, disse. “Precisamos melhorar ‘top line’ para melhorar eficiência”.

 

“Estamos fazendo ajustes robustos, reduzindo certo mix onde é necessário, e aumentando onde também é preciso para termos os produtos certos, e garantir o sortimento ideal. Temos que garantir a entrega e que o produto esteja na prateleira”, disse. O foco da empresa, já mencionado recentemente, está em retomar crescimento dos supermercados Pão de Açúcar, especialmente.

 

O GPA reduziu o tamanho de seu negócio desde que separou Assaí e vendeu Extra e precisa reorganizar sua estrutura — de pessoal e de sua sede, à distribuição — num momento em que o mercado cresce menos, e concorrentes no varejo avançam sobre o consumidor “premium” , o negócio principal da empresa.

 

O CEO citou a necessidade de melhorar margens e voltar a vender mais (as vendas líquidas cresceram 5,2% de abril a junho no Brasil). Disse que não acredita numa melhora de margem ebitda neste ano para acima de dois dígitos, mas crê num avanço gradual, alcançando em torno de 9% em 2022 e dois dígitos em 2023.

 

A margem Ebitda foi de 7,4% no braço de Brasil de abril a junho, queda de 3,3 pontos sobre um ano antes. A margem bruta no país caiu de 27,6% para 26,3% no intervalo.

 

Questionado sobre seu foco central hoje, Pimentel fala em evitar excesso de distrações. Hoje, analistas estão atentos principalmente à capacidade de execução do plano da empresa, após algumas reestruturações do modelo de varejo já realizadas nos últimos anos.

 

O GPA Brasil teve prejuízo líquido de R$ 166 milhões, versus lucro de R$ 13 milhões um ano antes. “O foco vem de colocar a organização como um todo nos mesmos pilares estratégicas e que não se disperse. A empresa pode se distrair e vai ter que dizer ‘não’ para que a gente consiga trazer de volta o crescimento […]. [A empresa] precisa urgentemente recuperar crescimento e voltar a garantir cuidar do cliente, que vai desde garantir loja limpa, abastecida com produtos certos, ótima precificação e atendimento”, afirmou.

 

“Se voltar a entregar o ‘basic’ do varejo com consistência, eu não tenho dúvida que volta a fazer o crescimento. E voltar a executar, executar e executar, não tem invenção da roda aqui”.

 

“Queremos trazer mais clientes, e estando aqui, que [eles] comprem mais, e aí temos que avançar na personalização de ofertas”, afirmou. “As adequações levam tempo, mas tenho certeza que temos o plano certo e o time certo para resultados mais consistentes e sustentáveis.”

 

A empresa citou algumas ações tomadas já com resultados: diz que a ruptura de produtos nas lojas, que foi a dois dígitos (a rede não fala quando isso aconteceu) caiu para um dígito alto, e nos itens que não podem faltar (alta necessidade), está abaixo de 5%.

 

Afirma ainda que essa retomada de margem está em evolução e diz que está reorganizando distribuição e os centros logísticas (após venda do Extra).

 

GPA diz que vendas em julho estão na linha do 2º tri

 

O comando do GPA informou que a demanda em julho está em linha com o verificado no segundo trimestre. A empresa publicou nessa quarta (27) seu relatório de resultados do segundo trimestre, reportando, no consolidado da companhia, prejuízo de R$ 124 milhões versus lucro de R$ 29 milhões um ano antes.

 

A companhia relatou ainda que as “dificuldades” da operação on-line da Cdiscount, braço digital controlado pelo Casino, principal acionista do Assaí, afetaram os números da empresa, mas que essa questão é “cíclica”, e empresa espera que esse desempenho melhore.

 

O GPA ainda contratou um ex-executivo da Via, na época em que a empresa era controlada pelo GPA — trata-se de Marcelo Rizzi, para o cargo de diretor executivo digital. Também contratou um ex-diretor do Carrefour, Joaquim Sousa, para a diretoria comercial.

 

Fonte: Adriana Mattos, Valor

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)
17/12/2024 17:17 - Presente em 24 cidades de SP, OXXO chega a 600 lojas

Veja mais >>>