Redes de Supermercados
08/06/2022 12:26 - Varejistas fazem promoções em combustíveis para aumentar fidelidade
Programas de recompensas trazem benefícios extras em período de alta do preço do petróleo
*Renato Müller
Com a elevação do preço dos combustíveis em todo o mundo por causa da invasão da Ucrânia, oferecer benefícios para que os clientes abasteçam seus veículos se transformou em um chamariz interessante para os programas de fidelidade do varejo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Walmart oferece um desconto de US$ 0,10 por galão para os clientes do seu programa Walmart+ em postos conveniados em todo o país. Já a rede de autopeças Advanced Auto Parts oferece um desconto de US$ 0,05 por galão em compras acima de US$ 50 nas lojas da rede.
Mais agressivo, o clube de atacado BJ’s Wholesale oferece US$ 0,50 de desconto por galão para membros de seu programa fidelidade em compras acima de US$ 100. Na rede de supermercados Kroger, o programa de fidelidade Boost, lançado em novembro passado, oferece pontos em dobro na compra de combustíveis nos postos instalados no estacionamento das lojas.
Com o preço médio do galão de gasolina em US$ 4,14 (há um ano, estava em US$ 2,89), um desconto de US$ 0,10 (2,4%) pode ser atraente para boa parte dos consumidores. “O varejo é um negócio de oportunidades, e o preço dos combustíveis oferece um incentivo para atrair clientes e estimular a fidelidade do público”, comenta Eric Dzwonczyk, colíder global para as áreas de restaurantes, hospitalidade e lazer da empresa de consultoria AlixPartners.
Além de trazer mais fluxo imediato para os pontos de venda, esse tipo de ação também tem um impacto econômico significativo – que pode ser revertido em compras adicionais de supermercados. Segundo um estudo do JPMorgan Chase, para manter o mesmo padrão de consumo, os americanos precisam gastar US$ 23 bilhões a mais por ano a cada 10% de aumento no preço dos combustíveis.
A oferta de descontos em combustíveis parece estar funcionando. Na Advanced Auto Parts, por exemplo, mais de 12,6 milhões de clientes fidelidade têm acesso ao benefício, que vem sendo um pilar para atrair novos consumidores para as lojas. Já a rede de supermercados Bojangles, do sul dos EUA, está oferecendo US$ 1 milhão em cupons de descontos de US$ 10 para quem compra as refeições tamanho-família oferecidas nas lojas. “O varejo vem tendo retorno com essas ações, e irá continuar a procurar formas de atrair mais público mesmo depois que os preços dos combustíveis se normalizarem”, acredita Dzwonczyk.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência