Redes de Supermercados
04/05/2022 11:43 - Supermercados buscam talentos em TI para acelerar transformação digital
Varejistas como Albertsons e Walmart mudam seus processos de RH para atrair e reter talentos com viés tecnológico
A transformação digital do varejo vem provocando uma corrida das empresas por profissionais que, há pouco tempo, não estavam no mapa dos processos de recrutamento & seleção.
É o caso da área de TI: cada vez mais, os supermercados precisam se adaptar para contratar desenvolvedores, especialistas agile e outros profissionais que estão bem distantes do perfil tradicional das empresas.
A grande questão é que, nessa busca por profissionais de tecnologia para acelerar a transformação digital dos negócios, os supermercados precisam competir por talentos com empresas como Google, Facebook e Microsoft.
Por isso, muitas empresas estão revendo não apenas seus processos de contratação, mas toda a jornada de RH dos colaboradores. Afinal de contas, a requalificação profissional também pode ser um caminho importante para contar com uma força de trabalho adaptada às necessidades de um futuro digital.
Para o Walmart, que pretende ampliar seu time de tecnologia em 25% nos próximos anos, um caminho importante para atrair e reter talentos é deixar muito claro o que se espera de cada profissional – o que começa no título da vaga e passa por informar em que projetos os colaboradores irão se engajar inicialmente. “As pessoas entram nas empresas por causa dos projetos que vão desenvolver e dos problemas que irão resolver”, afirmou Anthony Soohoo, VP Executivo da divisão Casa do Walmart US, durante o Shoptalk, no mês passado nos EUA.
Na rival Albertsons, o caminho tem sido ligeiramente diferente: priorizar o crescimento individual de cada colaborador, na expectativa de que, se as pessoas encontrarem caminhos para se desenvolver, continuarão na empresa. Isso inclui o desenvolvimento de treinamentos formais e informais para ampliar as responsabilidades e experiências das equipes. Outro ponto importante é fazer os profissionais entenderem as mudanças que estão acontecendo na empresa. “Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão ficando para trás nesse processo de transformação que tem ocorrido”, afirma Chris Rupp, VP Executivo e Chief Customer and Digital Officer da varejista.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)