Redes de Supermercados
04/05/2022 11:43 - Supermercados buscam talentos em TI para acelerar transformação digital
Varejistas como Albertsons e Walmart mudam seus processos de RH para atrair e reter talentos com viés tecnológico
A transformação digital do varejo vem provocando uma corrida das empresas por profissionais que, há pouco tempo, não estavam no mapa dos processos de recrutamento & seleção.
É o caso da área de TI: cada vez mais, os supermercados precisam se adaptar para contratar desenvolvedores, especialistas agile e outros profissionais que estão bem distantes do perfil tradicional das empresas.
A grande questão é que, nessa busca por profissionais de tecnologia para acelerar a transformação digital dos negócios, os supermercados precisam competir por talentos com empresas como Google, Facebook e Microsoft.
Por isso, muitas empresas estão revendo não apenas seus processos de contratação, mas toda a jornada de RH dos colaboradores. Afinal de contas, a requalificação profissional também pode ser um caminho importante para contar com uma força de trabalho adaptada às necessidades de um futuro digital.
Para o Walmart, que pretende ampliar seu time de tecnologia em 25% nos próximos anos, um caminho importante para atrair e reter talentos é deixar muito claro o que se espera de cada profissional – o que começa no título da vaga e passa por informar em que projetos os colaboradores irão se engajar inicialmente. “As pessoas entram nas empresas por causa dos projetos que vão desenvolver e dos problemas que irão resolver”, afirmou Anthony Soohoo, VP Executivo da divisão Casa do Walmart US, durante o Shoptalk, no mês passado nos EUA.
Na rival Albertsons, o caminho tem sido ligeiramente diferente: priorizar o crescimento individual de cada colaborador, na expectativa de que, se as pessoas encontrarem caminhos para se desenvolver, continuarão na empresa. Isso inclui o desenvolvimento de treinamentos formais e informais para ampliar as responsabilidades e experiências das equipes. Outro ponto importante é fazer os profissionais entenderem as mudanças que estão acontecendo na empresa. “Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão ficando para trás nesse processo de transformação que tem ocorrido”, afirma Chris Rupp, VP Executivo e Chief Customer and Digital Officer da varejista.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)

