Redes de Supermercados
31/03/2022 14:14 - Entenda como rede paulista aumentou em 105% seu tíquete médio
Parceria com plataforma de CRM da GS provocou uma revolução interna na gestão, sempre com o mote de agregar à jornada do cliente
Com o alcance de 122 mil clientes fidelizados, a Rede de Supermercado AYUMI se prepara para uma expansão com a abertura de duas novas lojas na cidade de São Paulo até julho deste ano. O crescimento da rede se deve aos resultados por meio de ações promocionais e estratégicas que resultaram na ativação de 98% da sua base de clientes. Segundo a empresa varejista, o maior engajamento dos clientes também gerou o incremento do ticket médio de até 105%.
Raspadinha, sorteio e arraiá de produtos sazonais foram as três principais ações que geraram o sucesso da rede. Com o objetivo de atingir diferentes indicadores de vendas, a Rede investiu na parceria e expertise da GS Ciência do Consumo, especializada em inteligência de dados e CRM e da Arius Sistemas, responsável por soluções para frentes de caixa e ERP para o varejo.
Logo no início de 2021, em março, a Rede realizou uma campanha de raspadinha por meio do aplicativo mobile da marca, com foco na aquisição de novos clientes e ativação dos clientes já cadastrados no clube de relacionamento A+.
A campanha, que contou com a distribuição de mais de R$30 mil em prêmios e teve 173 prêmios distribuídos por dia, foi um grande sucesso, gerando aumento de até 105% do ticket médio dos clientes participantes da campanha nos supermercados da rede.
De maio a julho, a Rede investiu em mais uma mecânica para gerar aumento nas vendas de produtos sazonais em parceria com a indústria para estreitar o relacionamento com seus principais fornecedores. A campanha Arrayumi, realizada no período das festas juninas, além de ressaltar o retorno para a indústria, proporcionou a Rede AYUMI um aumento nas vendas de 27,3% dos produtos sazonais participantes da campanha.
E as festividades pela ocasião do mês de aniversário da Rede, em outubro, também foram marcadas por engajamento promocional. A campanha de aniversário com mecânica de sorteio, gerou aumento do ticket médio superior a 35% da métrica estabelecida para a ação, entregou um prêmio de R$50 mil e 56 prêmios de R$500, e contou com a participação de cerca de 50 mil clientes identificados no ato da promoção.
Para Luís Nunes, gerente de marketing da Rede AYUMI, as ações promocionais implementadas em 2021 colaboraram para a curva ascendente nos resultados financeiros da Rede.
“O módulo promocional que a AYUMI tem junto a plataforma de CRM da GS é muito interessante, pois nos habilita a realizar diversas campanhas promocionais, além das ações que já realizamos em virtude do aniversário da Rede, de maneira fácil, simples e objetiva. As soluções da GS implementadas nas nossas campanhas promocionais, proporcionaram aumento relevante na nossa base de clientes e foram as responsáveis pelo aumento entre 35% e 105% do ticket médio das campanhas e, pela maior frequência em loja dos nossos clientes ao longo do ano de 2021”, explica Nunes.
Segundo os especialistas da GS Ciência do Consumo, para que uma ferramenta de CRM traga resultados concretos para o varejo, é preciso que o trabalho seja contínuo e consistente, com estratégia de médio e longo prazos.
Foi exatamente essa a estratégia adotada pela Rede AYUMI ao promover várias ações para fidelizar seus clientes e por isso, seu planejamento foi bem-sucedido. “Por meio do nosso módulo específico, pensado para atender o calendário do varejo, oferecemos a Rede AYUMI possibilidades de ações promocionais interativas, com disparo de comunicação em massa, mensuração de resultados em tempo real e implementação rápida, em suas diversas ações em 2021 a agora no planejamento das ações para 2022”, afirma Thiago Simonato CEO da GS.
Vale ressaltar que para a Rede AYUMI atingir as metas robustas estabelecidas, em todas as suas campanhas promocionais, foi primordial a integração das soluções de CRM da GS ao software de vendas, operado pela Arius Sistemas, com soluções que garantem o processo de finalização de compra dos clientes no pdv, tanto nas frentes de caixas como nos equipamentos autônomos, os self checkouts que a Rede possui.
Sobre a Rede AYUMI
Com um sonho para realizar e muita vontade de fazer acontecer, há mais de 60 anos, exatamente em 1957, a Família Ayumi desembarcava no Brasil. Com o mesmo objetivo de muitos outros imigrantes japoneses que aqui também chegaram: recomeçar. Após vários anos de tentativas e dificuldades, em 1980 a Família Ayumi, com muito esforço, tomou a decisão de empreender, abrir seu próprio negócio no setor do varejo. E como a maioria dos sonhos, este começou pequeno, na forma da aquisição de uma pequena mercearia, em Parelheiros, Região Sul de São Paulo. A mercearia Mônica, nome dado ao negócio naquela época, que aliás contribuiu muito com o desenvolvimento da região, o que já mostrava a vocação da família para cuidar de outras famílias. Foi nessa mesma época que a mercearia se transformou, dando lugar ao Mercadinho Ayumi. Em 1992, crescimento era a palavra de ordem. E foi justamente nesse momento que a família deu início ao processo de expansão do Ayumi Supermercados. Hoje a rede Ayumi de Supermercados já soma 10 unidades e é referência quando se fala em varejo e atendimento.
Sobre a GS Ciência do Consumo
Especializada em ciência e comportamento de consumo, a GS atua com CRM, tecnologia e inteligência de dados unindo indústria, varejo e consumidor de forma a aumentar o engajamento do shopper e o faturamento do PDV, seja pelo aumento do ticket médio, pelo crescimento da frequência de compras ou na conquista de novos clientes. Há 15 anos no mercado e com 300 varejistas e indústrias em sua carteira de clientes, a GS conta com uma base de dados com mais de 35 milhões de domicílios únicos, o que representa cerca da metade dos domicílios brasileiros, e já atingiu a marca de mais de R$ 40 bilhões de transações de compras analisadas /ano, e 2.690 PDV’s em todo o Brasil.
Sobre a Arius Sistemas
Com mais de 35 anos dedicados ao varejo nacional e diversos prêmios no segmento, a Arius Sistemas é hoje referência de tecnologia para o setor. Com o conceito one-stop-shop, a empresa concilia tudo que o varejista precisa: software, hardware e serviços, criando um laço de confiança e parceria. Especialista em soluções para a frente de caixa e de ERP para varejistas de autosserviço. Com atuação nos principais segmentos, como: supermercadistas, lojas de utilidades domésticas, lojas de brinquedos e doces/artigos para festas, hortifrutis e empórios.
Redação SuperHiper

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