Redes de Supermercados
14/03/2022 16:24 - Mateus diz como manter margens neste ano
Confira a saída encontrada por um dos grupos que mais cresce no país diante o quadro econômico atual
Com a abertura de 12 novas lojas entre janeiro e fevereiro e outras cinco em construção como em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira, o Grupo Mateus, que atua no varejo alimentar e de eletrodomésticos, busca a ampliação da rede e a redução de estoques para manter suas margens neste ano, mesmo diante do cenário de inflação.
“Vamos tomar um pouco de dívida e reduzir estoques para equilibrar o fluxo de caixa”, disse Ilson Mateus Rodrigues, presidente do Grupo Mateus, durante a apresentação dos resultados do quatro trimestre de 2021.
A empresa encerrou 2021 com uma dívida líquida de R$ 162 milhões, ante um caixa líquido de R$ 1,5 bilhão em 2020.
No ano passado, o grupo investiu R$ 1,24 bilhão em novas lojas, obras, terrenos, infraestrutura e manutenção. Deste total, R$ 292 milhões foram dedicados a obras que estão em andamento, R$ 292 milhões a lojas já inauguradas e R$ 289 milhões a reforma e manutenção de unidades em operação.
No período encerrado em dezembro, as vendas do atacarejo somaram R$ 2,5 bilhões, alta de 20% em um ano. Já as vendas em mesmas lojas avançaram 0,1% no período.
“Apostamos muito na bandeira de atacarejo que foi importante para equilibrarmos nossas margens”, disse Rodrigues.
Já as vendas no varejo somaram R$ 1,5 bilhão no quarto trimestre, alta de 24% em um ano. Por sua vez, em mesmas lojas houve alta de 1,5%.
As 44 novas lojas abertas pelo grupo em 2021 geraram 14% da receita. Já na rede Eletro Mateus, de venda de eletrodomésticos e eletrônicos, uma loja foi fechada no ano passado.
A rede Eletro Mateus gerou R$ 292 milhões em vendas entre outubro e dezembro, alta de 9% em um ano. Em mesmas lojas, houve queda de 13,5% no período.
Além da inauguração de 12 novas lojas em oito novas cidades, nos primeiros dois meses do ano, estão em construção novas lojas em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira (PB).
Os resultados do quarto trimestre da varejista foram mais fracos que o esperado por pressão na margem bruta, com a empresa não repassando ao preço final toda a alta da inflação, disse o Credit Suisse. O banco suíço destaca que a varejista fez isso por opção para manter volumes e tráfego em suas lojas. Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Sanday do banco XP escreveram que os resultados da companhia são sólidos e que o plano de expansão da rede de lojas permitiu o avanço da receita.
Fonte: Valor

Veja mais >>>
08/08/2025 14:03 - Novo Atacarejo inaugura sua primeira loja em Abreu e Lima (PE)07/08/2025 17:32 - Rede Supermarket inaugura loja em Cascadura, bairro no Rio de Janeiro
07/08/2025 17:30 - Supermercados BH inaugura loja de 2.900m² em Montes Claros (MG)
06/08/2025 17:29 - Grupo Dia a Dia inaugura loja em Itumbiara (GO)
06/08/2025 16:07 - Rede de supermercados Madi compra unidade do Nacional em Gravataí
06/08/2025 16:06 - Curitiba ganha mais um supermercado 24 horas
06/08/2025 16:04 - Carvalho Super investe R$ 2,7 mi na modernização de loja em Altos (PI)
06/08/2025 16:03 - Atakadão Atakarejo inaugura loja em Salvador e anuncia expansão em Alagoinhas (BA)
05/08/2025 17:23 - Bretas reinaugura três lojas em Goiás
05/08/2025 11:22 - Grupo VRA inaugura Mega Mercado em Corumbá (MS)
05/08/2025 10:02 - Compacta, loja do Grupo Zaffari em shopping terá foco em conveniência
04/08/2025 14:34 - Grupo Muffato lança nova unidade Max Atacadista em São José do Rio Preto (SP)
01/08/2025 16:30 - Em clima de aniversário, Pão de Açúcar conclui circuito de lojas premium
01/08/2025 16:22 - SuperKoch inaugura sexta unidade em Tijucas (SC)
01/08/2025 16:21 - Max Atacadista investe R$ 45 milhões em nova loja em Foz do Iguaçu (PR)