Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

09/03/2022 10:07 - Pandemia segue mudando a dinâmica de abastecimento dos lares

Pesquisa revela as mais importantes movimentações na dinâmica entre os diferentes formatos

 

 

A pandemia impactou diretamente o modo de comprar dos brasileiros. Durante os períodos de maior restrição social as compras de abastecimento e online registraram desempenho acima da média. Com o avanço da vacinação no país, a volta das atividades presenciais e a alta dos preços de alimentos e bebidas, o comportamento de compra do consumidor mudou e traz um novo perfil de compra no segundo ano da pandemia.

 

A nova edição do relatório Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, aponta importantes mudanças em 2021. Pela primeira vez nos últimos 3 anos, as compras de abastecimento representaram menos da metade do volume total comprado pelo brasileiro. Eram 52,6% em 2019 e caíram para 49,6% ano passado, dando lugar a compras de proximidade e urgência. E o comércio eletrônico não sustenta o ritmo acelerado e se estabiliza, num momento que os casos de Covid-19 diminuem e o isolamento social termina.

 

Os maiores destaques positivos de 2021 foram os canais atacarejo e pequeno varejo, que conquistaram maior número de novos lares ano passado. Atacarejo atingiu 73% das casas brasileiras, mas os novos compradores (26,6%) consomem menos nesse ponto de venda. Apesar da predominância de compras maiores, o canal foi o que mais apresentou queda no número de categorias no segundo semestre de 2021. Cresceu 12 pontos de penetração (hoje são 43,2 milhões de compradores) em comparação a 2020, mas registrou retração de 16% em volume comprado (atualmente 170 kg por ano por brasileiro), o que pode ser explicado pela alta dos preços e o malabarismo que se tem que fazer para equilibrar gastos.

 

Canais menores e de proximidade também se fortaleceram no segundo ano da pandemia, evidenciando que conveniência é fator de escolha na hora de comprar. O pequeno varejo conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano pré-pandemia (2019) e hoje representa o maior valor total gasto (23,6%) pelo brasileiro nos canais de compra de bens de consumo massivo (FMCG). Os canais de supervizinhança também registraram boa performance, alcançando mais 1,8 milhões de domicílios compradores, com destaque para o ganho de penetração no Estado de São Paulo, onde já atinge metade dos lares.

 

O comércio eletrônico, que vinha em forte ascensão desde o início da pandemia em 2020, agora se estabiliza, num momento em que as pessoas voltam para as ruas. Foi positivo em ganho de penetração (3,6 p.p.) no último trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020, mas negativo em unidades (-26,6%) no mesmo intervalo.

 

Vale salientar, entretanto, que o meio de acesso puro (venda através de site ou aplicativos próprios de players que só operam online) registrou incremento de 215,7% no 2º semestre de 2021 em relação ao 1º semestre do mesmo ano, e que o atacarejo foi um dos canais que mais contribuiu positivamente para o online no segmento não puro no 2º semestre.

 

Redação SuperHiper 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)
23/10/2025 11:46 - Nova Iguaçu (RJ) recebe primeira unidade do DOM Atacadista
22/10/2025 11:45 - EPA Supermercados inaugura loja em Contagem (MG)
22/10/2025 11:28 - Comper Supermercados inaugura loja em Bombinhas (SC)
22/10/2025 11:26 - Assaí anuncia quarta loja em São Bernardo do Campo (SP) com abertura de 320 empregos
22/10/2025 11:24 - Angeloni reinaugura loja em Laguna (SC) com novo conceito e vista para o mar
21/10/2025 19:22 - Supermercados São Vicente reinaugura loja em Nova Odessa (SP)

Veja mais >>>