Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

17/02/2022 08:58 - Com marca própria diferenciada, Enxuto inova com meta de dobrar lançamentos até dezembro

Com produtos de qualidade, rede projeta elevar participação da MP para 10% até 2026

 

Com o lançamento de 37 produtos da linha Enxuto Origem, o Enxuto Supermercados dá a largada para o crescimento de sua recém-lançada marca própria que chega às 24 lojas da rede ainda neste mês. 

 

Com 58 anos de história, o Enxuto lança duas linhas da marca própria, o “Enxuto Origem” e o “Enxuto Desde 1963”. Enquanto a linha “Desde 1963” engloba os itens de mercearia, bebidas, higiene e limpeza, a linha “Origem” contempla os setores de açougue, peixaria, padaria, rotisserie, pratos prontos e FLV (frutas, legumes e verduras). A previsão é de que até dezembro, mais de 100 novos itens cheguem às prateleiras com lançamentos mensais de novos produtos da marca própria do Enxuto. 

 

De acordo com Waldir Bueno de Godoy Junior, Diretor de Inteligência Comercial e Marca Própria do Enxuto, o desenvolvimento e escolha dos fornecedores foi norteado pela inovação e qualidade dos produtos que tem de ser compatível com o que o cliente do Enxuto busca. A padaria e confeitaria e a rotisseria do Enxuto serão dois dos departamentos mais impactados pela chegada da marca própria.  

 

“Na Padaria e Confeitaria entramos com pães de fermentação natural e novas receitas de bolos e docinhos artesanais. Na Rotisseria, todas as nossas principais receitas passarão por um processo de adaptação e até o final de abril deste ano deixaremos de utilizar ingredientes prontos. Por exemplo, nossos molhos que antes comprávamos da indústria, agora serão produzidos a partir de ingredientes frescos como tomate pelado e preparados de maneira artesanal dentro da nossa casa. Além disso, entraremos com novas receitas que terão textura, sabores e combinações que deixarão nossos clientes apaixonados. Todas as nossas receitas são exclusivas do Enxuto e são executadas pelo chef da casa para garantir a experiência que queremos entregar aos clientes. A meta é que até o início de 2023 todas as nossas lojas contem com todos os produtos lançados até então”, explica Waldir Bueno de Godoy Junior, Diretor de Inteligência Comercial e Marca Própria do Enxuto. 

 

Quanto à qualidade, o Enxuto investiu para que os produtos passem por um rigoroso processo de desenvolvimento até estarem aptos para lançamento, pois acreditam que a qualidade e a inovação são aspectos que garantem a recompra e que, por consequência, um aumento da participação da Marca Própria na rede. A meta de participação até 2026 é de 10%.  

 

Ainda de acordo com o executivo, todo o processo de seleção de fornecedores é baseado na qualidade que o produto final terá. A seleção de parceiros é criteriosa e são feitas vistorias e auditorias periódicas em todos os fornecedores dos produtos industrializados e as unidades produtoras de alimentos e similares devem atender aos critérios dos selos Boas Práticas de Fabricação e Controle de Riscos Alimentares. 

 

“O custo do produto é importante, com certeza temos que entregar aos nossos consumidores um produto acessível, porém não entregaremos o preço acessível a qualquer custo, existem premissas que o fornecedor e o produto devem cumprir para levar a nossa marca e estas premissas são inegociáveis”, completa.  

 

Pesquisa mostra setor aquecido

 

A marca própria do Enxuto chega em um momento em que o setor está aquecido. Conforme uma pesquisa realizada pela Horus, empresa de inteligência de marcado que monitora mais de 35 milhões de notas ficais todos os meses, o interesse do shopper pelas marcas próprias vem crescendo consistentemente e é cada vez maior a incidência de produtos nas cestas de compras saltando de 3,1% em janeiro para 4,6% em setembro de 2021. Também em setembro do ano passado, o ticket médio de marcas próprias de redes de supermercados foi 23% maior em relação às tradicionais e a média de itens 18% maior.  Um dos principais atrativos das marcas próprias em relação às tradicionais é o preço competitivo, um bom exemplo é o preço do molho de tomate de marca própria que em setembro do ano passado, ficou em média 38% mais baixo do que de marcas tradicionais. 

 

Sobre o Enxuto

 

Com 58 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com seis lojas no modelo supermercado espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e chega a vigésima no segmento de superproximidade e todas ainda atendem o serviço Enxuto Drive (Clique & Retire) em que o cliente compra online e retira no drive-thru sem nem precisar sair do carro.  

 

A história da rede Enxuto teve início com o empreendedor, João Batista Gonçalves, em 1963. Ao chegar em Campinas, Gonçalves decidiu revender arroz, que ele comprava a granel, ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, abriu um pequeno comércio, que vendia cerca de 100 produtos “secos e molhados”. Em seis anos, o pequeno negócio se tornou um supermercado e mais de 50 anos depois, uma empresa e marca consolidada na rede varejista do interior de São Paulo. No total, a empresa contabiliza 1,5 mil funcionários e está pronta para expandir operações. “O Enxuto nunca teve a pretensão de ser o maior, mas sim o melhor no que se refere a atendimento ao cliente e qualidade de mercadoria”, costumava dizer João Batista Gonçalves, fundador da rede. 


Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/07/2025 09:10 - Super Atacado Machado vai abrir outra loja em Sinop (MT)
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)
24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)

Veja mais >>>