Redes de Supermercados
28/01/2022 11:06 - Amazon é líder na preferência do americano por alimentos
Varejista online ocupa primeiro posto e sua rede de lojas Amazon Fresh está na quinta colocação, aponta estudo da dunnhumby
A quinta edição do estudo Retailer Preference Index foi de boas notícias para a Amazon. Segundo o levantamento, realizado pela dunnhumby nos Estados Unidos, o e-commerce ocupou a primeira posição na preferência dos consumidores, enquanto sua bandeira de lojas de proximidade Amazon Fresh ficou na quinta posição.
Entre elas estão três redes supermercadistas tradicionais de porte regional: H.E.B., Market Basket e Wegmans. A liderança da Amazon pelo segundo ano consecutivo é uma consequência da digitalização do comportamento do consumidor durante a pandemia, enquanto a presença de redes regionais reforça uma tendência vista nos últimos anos, de valorização do consumo local.
“A pandemia teve um grande impacto na maneira como os consumidores compram alimentos, e esses novos comportamentos continuam em evolução”, afirma Grant Steadman, presidente da dunnhumby North America. Para o executivo, em 2021 os supermercados americanos se tornaram efetivamente omnicanais. “Quem se deu melhor foi quem acompanhou a evolução do comportamento dos consumidores tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, integrando essas operações”, analisa.
Ao longo de toda a lista, composta por 60 varejistas, redes regionais de médio porte ganharam espaço, pois conseguiram entender melhor seus clientes e diferenciaram suas ofertas, sortimentos e promoções de acordo com o conhecimento obtido. Algumas conclusões importantes do estudo foram:
- Preço e qualidade não dominam a experiência do cliente, pois a presença digital do varejo no dia a dia do consumidor passou a ser relevante.
- Os varejistas mais bem colocados continuam a avançar mais rápido que os demais, mostrando uma capacidade maior de acompanhar os movimentos dos clientes e ter um relacionamento mais próximo.
- Varejistas no meio da tabela estão se reinventando para conhecer melhor os clientes, se digitalizar rápido e continuar a ser relevantes, mesmo que apenas regionalmente.
- A participação dos meios digitais nas vendas dos supermercados mais que dobrou durante a pandemia, passando de 10% do faturamento das redes. Mesmo assim, metade da população americana não compra online – e nem pretende.
- Varejistas com plataformas próprias de entrega têm percepção melhor tanto da experiência de compra quanto do delivery – e, com isso, vendem mais e têm operações mais rentáveis.
Veja mais >>>
23/12/2024 17:46 - Atakarejo inaugura loja em Porto Seguro (BA)20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)