Redes de Supermercados
03/12/2021 10:07 - Assaí anuncia plano robusto de expansão: chegar à 300 lojas em 2023
Nesta sexta-feira, o grupo comemora a marca de 200 lojas abertas no país, com a entrega da unidade em Curitiba
O ano de 2021 tem sido histórico para o Assaí Atacadista. Com a cisão do GPA em março deste ano, a empresa se tornou a primeira companhia exclusiva do Brasil no segmento de atacado de autosserviço a ser listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), além de também ter sido listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Com um sólido planejamento de longo prazo, e que tem sido acelerado anualmente, a empresa chega nesta semana à marca de 200 lojas abertas com a inauguração de uma unidade em Curitiba (PR) nesta sexta-feira e já mira a 300ª loja, a ser inaugurada em 2023.
“É um número pelo qual trabalhamos nos últimos anos e representa o esforço de todo o nosso time e de um plano de expansão certeiro e bem executado. Em apenas 10 anos, aumentamos nossa presença nacional de 4 para 24 Estados brasileiros. Geramos ainda 54 mil empregos, levando trabalho e renda a milhares de famílias. São resultados que nos motivam a continuar crescendo”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. Em outubro de 2016, a empresa inaugurava sua 100ª loja, na cidade de Aracaju (SE): “foram 42 anos para chegar a essa quantidade e, em apenas cinco, dobramos o número. É um resultado que merece ser comemorado”, completa.
No total, o Assaí deve investir mais de R$ 2 bilhões este ano. Além dos grandes números de criação de emprego em todo o país, a Companhia segue gerando renda aos municípios por meio do plano de expansão acelerado, beneficiando a economia local como um todo, bem como o setor de construção civil – somente este ano, serão adicionados mais de 400 mil m2 de área construída ao Assaí.
RESULTADOS CONSISTENTES
Os grandes números de expansão e empregos também refletem nos resultados do Assaí, que vem crescendo a uma taxa média anual de 30% e ganhando market share. Mesmo em um ano atípico como o passado, a resiliência e o sucesso do formato de lojas da Companhia geraram resultados positivos e o Assaí fechou 2020 com receita bruta de R$ 39,4 bilhões – o que significou R$ 9 bilhões adicionados à venda. No último balanço financeiro divulgado (referente ao 3º trimestre deste ano), a tendência positiva se manteve e a Companhia teve lucro líquido de R$ 538 milhões (alta de 34% em relação ao mesmo período do ano passado).
Essas conquistas também vêm acompanhadas de um robusto plano de investimento social. Até o final de 2021, o Assaí totalizará 110 mil cestas básicas doadas por meio de diferentes ações e parcerias. Além disso, fortalece a cada ano a Academia Assaí Bons Negócios, um programa voltado a capacitação gratuita de micro e pequenos empreendedores do setor alimentício.
“Os resultados só são possíveis com o apoio do time de funcionários. Nosso compromisso é apoiar para que o crescimento de cada um aconteça de forma sustentável e inclusiva. Por isso, temos como premissa fazer com que o crescimento do Assaí reflita o crescimento de nossos colaboradores e colaboradoras”, conclui Gomes.
FUTURO
Em ritmo acelerado, além de celebrar a 200ª loja, o Assaí já tem planejado o futuro e as próximas 100 inaugurações. Somente este ano abrirá 28 lojas. Em dezembro será inaugurada ainda 1ª loja no Acre, chegando, assim, a 24 Estados. Para os próximos anos, o Assaí seguirá investindo no processo de expansão que contará ainda com a conversão dos 71 pontos comerciais das lojas Extra Hiper adquiridos este ano. Este movimento criará até 20 mil novos empregos em todo o País, o dobro do número atual gerado pelas mesmas lojas.
Além da crescente geração de postos de trabalho, a expansão não para. Em 2022 o Assaí planeja abrir entre 16 e 18 lojas orgânicas, além de converter 40 Extra Hiper, totalizando quase 60 unidades novas. Para 2023, o objetivo é superar a marca de 300 lojas e, até 2024, alcançar a meta de R$ 100 bilhões em faturamento (em 2020 ele foi de R$ 39 bilhões).
“Alcançaremos esses resultados por meio de uma série de diferenciais e com um time engajado. O primeiro deles é o plano acelerado de expansão da companhia. Destaco ainda os excelentes resultados que temos obtidos com a maturação do nosso parque de lojas, que vem apresentando índices positivos numa média de tempo cada vez menor. A experiência de compras é outro diferencial que temos reforçado e, por fim, nossa estratégia regional, que busca um cuidado atento e customizado para cada localidade em que operamos de forma a entender o consumidor local e a entregar o que ele busca”, finaliza Gomes.
Fonte: SuperHiper

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)