Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

08/11/2021 09:41 - Carrefour fecha parceria com startup para vender produto de agricultura familiar

Distribuição de produtos regionais será em âmbito nacional a um preço justo, confirmam gestores do projeto

 

O Carrefour firmou parcerias com as startups Muda Meu Mundo e Local.e para melhorar sua conexão com produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) e com pequenos e médios fabricantes de itens industrializados, tendo em vista a ampliação da oferta de produtos frescos e a diversificação de marcas nas gôndolas de suas lojas.

 

Diretor comercial das células regionais da subsidiária brasileira da rede, Arnaud Dusaintpere afirma que o movimento faz parte de uma estratégia global de valorização de produções regionais economicamente viáveis, que passa pela redução de custos logísticos.

 

Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, afirma que essa estratégia é importante porque o mix de produtos dos supermercados é muito similar, independentemente da bandeira, já que pequenos e médios empresários normalmente têm dificuldades para negociar com varejistas e apresentar seus produtos.

 

“Hoje, a nossa plataforma digital conta com mais de 3 mil marcas, que oferecem, juntas, 7,5 mil produtos. Temos também mil varejistas usando a tecnologia para descobrir novos fornecedores”, afirma Leila.

 

Segundo ela, fomentar o consumo de produtos regionais significa incentivar a geração de empregos e movimentar economias locais. “Quando o varejo compra um produto importado, ou de uma multinacional, o valor gerado se dilui. Em alguns países, até os governos apoiam essas iniciativas, que geram renda e resiliência econômica”, diz.

 

A CEO da Muda Meu Mundo, Priscilla Vera, reforça essa visão. No Ceará e em São Paulo, a startup trabalha para identificar produtores, medir a capacidade de entrega e conectá-los ao varejo, sem atravessadores, ações que permitem que empresas como o Carrefour comprem lotes maiores originados de propriedades diferentes. A plataforma conecta cerca de 40 supermercados a 160 produtores, e deve chegar a 600 agricultores até julho de 2022.

 

A startup cearense também ataca outro problema do segmento de FLV: cerca de 30% do que se produz é perdido antes de chegar ao consumidor final. O desperdício prejudica os produtores e tem impacto no bolso do consumidor final, que, ao fim e ao cabo, acaba cobrindo  ao menos parte das perdas do varejo.

 

“Se podemos quebrar esse paradigma, é uma vitória para todo mundo. Podemos negociar com um custo menor e vender um produto sem ter quebra embutida, além de oferecer um produto mais fresco, que cria uma imagem bacana no supermercado e atrai novos clientes”, afirma Dusaintpere.

 

O diretor do Carrefour diz que as startups também fazem um pré-filtro em relação a problemas socioambientais de fornecedores, que depois é afunilado pelas equipes de qualidade e auditoria da cadeia varejista. “Isso dá velocidade aos processos”, diz.

 

Leila destaca que o Carrefour se mostrou realmente disposto a adaptar seus processos para se aproximar dos pequenos e médios empresários, ao promover uma simplificação nos processos de cadastro e nos contratos.

 

Dusaintpere conta que essas e outras mudanças demoraram quase um ano, mas que agora a empresa oferece condições diferenciadas para esses fornecedores, que incluem contratos simplificados, isenções de algumas taxas logísticas e pagamento mais rápido.

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário
05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência

Veja mais >>>