Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

27/09/2021 15:27 - Grupo Mateus prioriza a agricultura familiar nas lojas

Os pequenos produtores têm a oportunidade de vender o que colhem na lavoura como frutas, legumes e hortaliças

 

Eles são pequenos no tamanho da produção, mas juntos são responsáveis por 23% de tudo o que é produzido no setor da agropecuária no país. O negócio é maior do que muitos imaginam. Os agricultores familiares movimentam R$107 bilhões por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E não é difícil entender o porquê destes números serem tão grandes, já que 70% dos produtos que vai para a mesa dos brasileiros vem de pequenos agricultores.

 

Dona de um restaurante na ilha de Mosqueiro, em Belém (PA), a microempreendedora Karolina Barroso, 38, abastece a despensa com alimentos fornecidos por agricultores familiares, mas os produtos não chegam diretamente ao estabelecimento dela. Karol recorre a uma loja de atacarejo do Grupo Mateus.

 

A empresa mantém parcerias com pequenos produtores locais e toda quarta-feira faz uma promoção no setor de Hortifruti, chamada de ‘Quarta-feira Livre Mateus’. “Eu compro para levar para casa e também para abastecer o restaurante. É vantajoso porque consigo economizar e adquirir um produto de melhor qualidade, que não usa agrotóxicos, por exemplo”, comenta.

 

O coordenador de Hortifrúti do Mateus no Pará, Afonso Torreão, destaca que esta parceria entre a empresa e os pequenos produtores, mesmo dando prioridade às famílias locais, consegue atender agricultores de todo o país. “Na verdade, de forma geral, os produtos da ‘Quarta-feira Livre’ vêm de vários cantos do Brasil. Tudo depende do período de safra de cada região. Damos preferência ao produtor regional, para manter a qualidade dos alimentos, mas nada impede que as famílias que estão em outros estados também nos forneçam a sua produção”, pontua.

 

O Grupo Mateus possui 184 lojas espalhadas pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil e cada uma delas, seja de supermercado ou de atacarejo, mantém parceria com pelo menos dois produtores locais para fornecer alimentos de hortifruti.

 

Ou seja, a iniciativa, até o momento, gera oportunidade de negócio e trabalho para, no mínimo, 368 famílias que vivem da agricultura. E a tendência é que mais pessoas sejam beneficiadas por essa iniciativa, pois a empresa tem executado um audacioso projeto de expansão pelo país, inaugurando novas lojas, gerando emprego e renda.

 

“O nosso projeto de expansão também apoia o crescimento do produtor regional, dando-lhes total prioridade. A gente cede espaço para eles venderem o que produzem, principalmente hortaliças”, enfatiza Afonso. A entrega dos produtos e alimentos é feita diariamente, mas toda quarta-feira o setor de Hortifruti tem promoção.

 

Parceria é fechada antes da inauguração da loja

Mateus Meireles, que coordena o setor de Hortifrúti nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, ressalta que o fechamento da parceria com os pequenos agricultores começa pelo menos 3 meses antes da inauguração de cada loja e pode ser feita mesmo depois que a loja estiver funcionando.

 

“Inicialmente, a gente faz uma prospecção de mercado. Pesquisa nas cidades e nos bairros onde as nossas unidades vão abrir. Quando necessário a gente visita feiras, procura pelas secretarias municipais de Agricultura, pesquisa se há associações e cooperativas locais. Tudo o que for preciso para a gente chegar até estes pequenos produtores, nós fazemos. A ideia é estreitar os laços e conhecer a capacidade de produção e o que cultivam, principalmente de hortaliças”, comenta.

 

Ao conhecer os trabalhadores da agricultura familiar, Mateus apresenta a eles o plano de vendas e explica como a parceria entre eles e a empresa pode se dar. “A gente cede o espaço para que eles possam comercializar a produção deles, seguindo os critérios de qualidade que a gente preza. Assim, temos abastecido as lojas com produtos frescos, de qualidade e contribuído com o fortalecimento da agricultura familiar”, enfatiza o coordenador.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)

Veja mais >>>