Redes de Supermercados
14/09/2021 10:03 - O que os supermercados podem aprender com o “jeito Amazon” de vender alimentos?
Dados sugerem que empresa está posicionando a bandeira Amazon Fresh para tomar mercado de supermercadistas “high/low”
Quando se fala no efeito da Amazon sobre o varejo de alimentos, costuma-se comparar o que a empresa está fazendo com as iniciativas do Walmart, como se a concorrência no mercado americano se resumisse às duas gigantes. O que os dados mostram, porém, é que supermercados convencionais deveriam colocar suas barbas de molho.
Uma análise feita nos últimos seis meses pela consultoria Brick Meets Click a partir de uma cesta composta pelos 30 itens mais populares no varejo alimentar mostra que, na comparação com as lojas das redes Walmart, Aldi e Jewel mais próximas, a Amazon Fresh não tem trabalhado uma estratégia de ter sempre o preço mais baixo, não está na disputa com o “preço baixo todo dia” e adota uma abordagem um pouco diferente.
Detalhando:
Foco não é ser o mais barato sempre
A comparação das quatro redes foi feita com base nos dados da loja da Amazon Fresh em Schaumburg, Illinois. Logo que abriu, a loja oferecia preços comparáveis com os da Aldi, a mais barata da região, com o objetivo de se estabelecer com preços relevantes para os clientes. A ideia era atrair clientes para conhecer a loja e influenciar seu comportamento, estimulando o retorno.
Seis meses depois, porém, ficou claro que a Amazon Fresh reduziu a quantidade e a intensidade das promoções, se localizando em preços acima da Aldi e do Walmart, mas abaixo da Jewel, uma rede supermercadista convencional. Para a Brick Meets Click, essa é uma clara indicação de que a Amazon Fresh não pretende competir com hard discounters ou varejistas de massa, acreditando que preço não é o único critério – e talvez nem o principal – para os clientes que ela busca.
A Amazon Fresh quer tomar mercado dos supermercados tradicionais
Posicionada entre os varejistas de descontos e os supermercados convencionais, a Amazon Fresh procura tomar mercado de redes que atuam no conceito “high/low” – com ofertas pontuais e preço médio mais alto. Como normalmente os clientes Amazon Fresh estão mais próximos dos consumidores de supermercados tradicionais do que de redes focadas em descontos, a varejista tem procurado atrair clientes interessados em compras rápidas de itens essenciais para o dia a dia. Dessa forma, a empresa bate os supermercados convencionais em preço e conveniência, mas não no serviço em áreas como açougue, peixaria, deli e padaria.
Uma estratégia “quase preço baixo todo dia”
Em sua estratégia promocional, a Amazon Fresh não adota nem o “high/low” das redes convencionais, nem o “preço baixo todo dia” do Walmart. Assim como a Aldi, ela prefere promover alguns poucos itens, mas de forma intensa. Mas, diferentemente da Aldi, a Amazon Fresh se posiciona com um preço médio mais elevado, embora ainda em média 10% abaixo dos supermercados convencionais.
Assim, embora a briga de titãs entre Amazon e Walmart chame a atenção, a verdadeira disputa da Amazon Fresh é com redes estabelecidas há mais tempo, em formatos de varejo alimentar mais tradicionais.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)


