Redes de Supermercados
14/09/2021 10:03 - O que os supermercados podem aprender com o “jeito Amazon” de vender alimentos?
Dados sugerem que empresa está posicionando a bandeira Amazon Fresh para tomar mercado de supermercadistas “high/low”
Quando se fala no efeito da Amazon sobre o varejo de alimentos, costuma-se comparar o que a empresa está fazendo com as iniciativas do Walmart, como se a concorrência no mercado americano se resumisse às duas gigantes. O que os dados mostram, porém, é que supermercados convencionais deveriam colocar suas barbas de molho.
Uma análise feita nos últimos seis meses pela consultoria Brick Meets Click a partir de uma cesta composta pelos 30 itens mais populares no varejo alimentar mostra que, na comparação com as lojas das redes Walmart, Aldi e Jewel mais próximas, a Amazon Fresh não tem trabalhado uma estratégia de ter sempre o preço mais baixo, não está na disputa com o “preço baixo todo dia” e adota uma abordagem um pouco diferente.
Detalhando:
Foco não é ser o mais barato sempre
A comparação das quatro redes foi feita com base nos dados da loja da Amazon Fresh em Schaumburg, Illinois. Logo que abriu, a loja oferecia preços comparáveis com os da Aldi, a mais barata da região, com o objetivo de se estabelecer com preços relevantes para os clientes. A ideia era atrair clientes para conhecer a loja e influenciar seu comportamento, estimulando o retorno.
Seis meses depois, porém, ficou claro que a Amazon Fresh reduziu a quantidade e a intensidade das promoções, se localizando em preços acima da Aldi e do Walmart, mas abaixo da Jewel, uma rede supermercadista convencional. Para a Brick Meets Click, essa é uma clara indicação de que a Amazon Fresh não pretende competir com hard discounters ou varejistas de massa, acreditando que preço não é o único critério – e talvez nem o principal – para os clientes que ela busca.
A Amazon Fresh quer tomar mercado dos supermercados tradicionais
Posicionada entre os varejistas de descontos e os supermercados convencionais, a Amazon Fresh procura tomar mercado de redes que atuam no conceito “high/low” – com ofertas pontuais e preço médio mais alto. Como normalmente os clientes Amazon Fresh estão mais próximos dos consumidores de supermercados tradicionais do que de redes focadas em descontos, a varejista tem procurado atrair clientes interessados em compras rápidas de itens essenciais para o dia a dia. Dessa forma, a empresa bate os supermercados convencionais em preço e conveniência, mas não no serviço em áreas como açougue, peixaria, deli e padaria.
Uma estratégia “quase preço baixo todo dia”
Em sua estratégia promocional, a Amazon Fresh não adota nem o “high/low” das redes convencionais, nem o “preço baixo todo dia” do Walmart. Assim como a Aldi, ela prefere promover alguns poucos itens, mas de forma intensa. Mas, diferentemente da Aldi, a Amazon Fresh se posiciona com um preço médio mais elevado, embora ainda em média 10% abaixo dos supermercados convencionais.
Assim, embora a briga de titãs entre Amazon e Walmart chame a atenção, a verdadeira disputa da Amazon Fresh é com redes estabelecidas há mais tempo, em formatos de varejo alimentar mais tradicionais.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência