Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

14/09/2021 10:03 - O que os supermercados podem aprender com o “jeito Amazon” de vender alimentos?

Dados sugerem que empresa está posicionando a bandeira Amazon Fresh para tomar mercado de supermercadistas “high/low”

 

Quando se fala no efeito da Amazon sobre o varejo de alimentos, costuma-se comparar o que a empresa está fazendo com as iniciativas do Walmart, como se a concorrência no mercado americano se resumisse às duas gigantes. O que os dados mostram, porém, é que supermercados convencionais deveriam colocar suas barbas de molho.

 

Uma análise feita nos últimos seis meses pela consultoria Brick Meets Click a partir de uma cesta composta pelos 30 itens mais populares no varejo alimentar mostra que, na comparação com as lojas das redes Walmart, Aldi e Jewel mais próximas, a Amazon Fresh não tem trabalhado uma estratégia de ter sempre o preço mais baixo, não está na disputa com o “preço baixo todo dia” e adota uma abordagem um pouco diferente.

 

Detalhando:

 

Foco não é ser o mais barato sempre

A comparação das quatro redes foi feita com base nos dados da loja da Amazon Fresh em Schaumburg, Illinois. Logo que abriu, a loja oferecia preços comparáveis com os da Aldi, a mais barata da região, com o objetivo de se estabelecer com preços relevantes para os clientes. A ideia era atrair clientes para conhecer a loja e influenciar seu comportamento, estimulando o retorno.

 

Seis meses depois, porém, ficou claro que a Amazon Fresh reduziu a quantidade e a intensidade das promoções, se localizando em preços acima da Aldi e do Walmart, mas abaixo da Jewel, uma rede supermercadista convencional. Para a Brick Meets Click, essa é uma clara indicação de que a Amazon Fresh não pretende competir com hard discounters ou varejistas de massa, acreditando que preço não é o único critério – e talvez nem o principal – para os clientes que ela busca.

 

A Amazon Fresh quer tomar mercado dos supermercados tradicionais

Posicionada entre os varejistas de descontos e os supermercados convencionais, a Amazon Fresh procura tomar mercado de redes que atuam no conceito “high/low” – com ofertas pontuais e preço médio mais alto. Como normalmente os clientes Amazon Fresh estão mais próximos dos consumidores de supermercados tradicionais do que de redes focadas em descontos, a varejista tem procurado atrair clientes interessados em compras rápidas de itens essenciais para o dia a dia. Dessa forma, a empresa bate os supermercados convencionais em preço e conveniência, mas não no serviço em áreas como açougue, peixaria, deli e padaria.

 

Uma estratégia “quase preço baixo todo dia”

Em sua estratégia promocional, a Amazon Fresh não adota nem o “high/low” das redes convencionais, nem o “preço baixo todo dia” do Walmart. Assim como a Aldi, ela prefere promover alguns poucos itens, mas de forma intensa. Mas, diferentemente da Aldi, a Amazon Fresh se posiciona com um preço médio mais elevado, embora ainda em média 10% abaixo dos supermercados convencionais.

 

Assim, embora a briga de titãs entre Amazon e Walmart chame a atenção, a verdadeira disputa da Amazon Fresh é com redes estabelecidas há mais tempo, em formatos de varejo alimentar mais tradicionais.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/07/2025 09:10 - Super Atacado Machado vai abrir outra loja em Sinop (MT)
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)
24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)

Veja mais >>>