Notícias ABRAS
03/05/2019 14:36 - Setor fecha primeiro trimestre com saldo positivo nas vendas
O primeiro trimestre foi positivo para os supermercados, que registraram crescimento real - deflacionado pelo IPCA/IBGE, de 0,42% em relação ao mesmo período de 2018, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, divulgado nesta sexta-feira (3). No mês de março, as vendas cresceram 11,15% em relação a fevereiro, e apresentaram queda de -3,24%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, o resultado acumulado foi devido ao fator calendário. "Como o indicador não é dessazonalizado, o efeito Páscoa, que ainda é uma das datas mais importante para os supermercados influenciou em nossas vendas, no ano passado a data foi comemorada no início de abril e teve suas compras concentradas no mês de março, já neste ano a data foi comemorada na segunda quinzena de abril."
Sobre a comparação mensal, o presidente ressalta que março conta com três dias a mais que fevereiro, o que justifica o resultado positivo. "As vendas de março ficaram muito aquém do esperado, já em abril esse resultado deverá retornar ao patamar mais próximo do crescimento projetado para o ano, em torno de 3,00%."
Abrasmercado
Em março, a cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 1,39%, passando de R$ 475,44 para R$ 482,07. No acumulado dos últimos 12 meses (março 2019/março2018), a cesta apresentou crescimento de 9,85%.
As maiores quedas de preço no mês de março foram registradas nos produtos: pernil, leite em pó integral, extrato de tomate e queijo mussarela. As principais altas foram nos itens: tomate, batata, feijão e cebola. Confira a tabela abaixo:
Regiões
Todas as regiões brasileiras apresentaram alta nos preços da cesta Abrasmercado no mês de março. A maior variação foi observada na Região Norte, 2,24%, chegando a R$ 516,68, e a menor variação da cesta foi registrado na Região Sul. Veja a evolução abaixo:
*Abrasmercado não é a cesta básica, mas, sim, uma cesta composta por 35 produtos mais consumidos nos supermercados: alimentos, incluindo cerveja e refrigerante, higiene, beleza e limpeza doméstica.
Confira a tabela com o histórico do indicador Abrasmercado:
Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra.
Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade