Notícias ABRAS
31/10/2018 17:32 - Associação de supermercados prevê aumento de 10,27% nas vendas de fim de ano
As redes de supermercados estão mais otimistas com o Natal deste ano em comparação a 2017. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta que as vendas de fim de ano no setor devem subir 10,27% em termos nominais, estimativa mais favorável do que no ano passado.
Em 2017, a Abras havia projetado crescimento de 8,34% nas vendas de Natal e o resultado de fato registrado nas comercializações em dezembro foi de 5,58%.
Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o maior otimismo dos varejistas este ano está associado a uma expectativa de recuperação da confiança dos consumidores após o período eleitoral, que foi de maior incerteza.
A expectativa mais favorável dos varejistas deve se refletir ainda na contratação de funcionários temporários. Segundo o levantamento da Abras, 33% das empresas devem contratar temporários ante um porcentual de 23% que declararam intenção de contratar para esse período de festas no ano passado.
Em relação ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, o presidente da Abras avaliou que os empresários de forma geral têm uma expectativa positiva. “Empresários são a favor de uma visão liberal na economia e o que se ouviu durante a campanha vem nessa direção”, acrescentou.
Sanzovo Neto avaliou que se espera uma evolução em temas como as reformas da Previdência, Tributária e Política.
O executivo ainda considerou que a confiança de empresários e consumidores tende a aumentar, agora que o período eleitoral se encerrou. “O processo de eleição foi bastante apreensivo, gerou conflitos. Essa apreensão deve aliviar agora”, concluiu.
Setembro
Em setembro, as vendas em supermercados apresentaram alta real de 0,47% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras. Na comparação com agosto, as vendas caíram 0,05% em termos reais.
No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento real foi de 1,92% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A Abras considerou que o resultado está abaixo das expectativas da entidade, que projeta alta de 2,53% para as vendas reais no acumulado de 2018.
“Nos últimos meses, o consumidor se manteve receoso com o cenário econômico e político do País, a nossa perspectiva é que isso melhore gradativamente passadas as eleições”, comentou o presidente da Abras.
Os preços de produtos em supermercados brasileiros, por sua vez, subiram 0,39% em setembro na comparação com agosto do mesmo ano, de acordo com a Abrasmercado. O preço total da cesta chegou a R$ 460,29 em setembro, ante R$ 458,53 em agosto. Na comparação com setembro de 2017, houve alta de 3,07%.
Fonte: O Popular - Goiânia

Veja mais >>>
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s