Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias Abras

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias Abras

14/09/2017 13:25 - Supermercados brasileiros perdem R$ 7,11 bilhões em 2016

Os supermercados brasileiros perderam R$ 7,11 bilhões em 2016 só com perdas, como hortaliças estragadas, produtos vencidos, embalagens quebradas e itens furtados. O montante corresponde a 2,1% do faturamento do setor e é tão significativo que supera a receita de muitas das principais redes varejistas do País. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as perdas ocupariam a quinta posição do ranking que aponta os maiores mercados brasileiros em termos de faturamento.

 

“Supermercadista não gosta de falar sobre isso, mas o que se pesa no bolso precisa ser tratado”, alertou o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, ao divulgar o resultado da 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, ontem, durante a 51ª Convenção ABRAS, realizada em Atibaia (SP). “Na atual conjuntura econômica, manter vendas e lucratividade virou um grande desafio. Então, evitar prejuízos é uma grande prioridade”, justificou, explicando que “evitar perdas e danos tem um impacto direto na lucratividade da empresa”. “Como este é um setor de margens muito apertadas, o volume de perdas às vezes é maior que a rentabilidade da própria empresa”, reconheceu o diretor de sustentabilidade e responsabilidade social do Carrefour Brasil, Paulo Pianez.

 

Os números mostram que o setor realmente precisa ficar de olho no que não é transformado em vendas dentro das lojas. É que, em apenas um ano, esse montante cresceu em R$ 1 bilhão – em 2015, as perdas somaram R$ 6,19 bilhões ou 1,96% do faturamento do setor. E a maior parte desse prejuízo reflete falhas dos próprios atacadistas: 28,6% das perdas são provocadas por quebras operacionais. “É uma lata que quebra, um vidro que cai da gôndola”, comentou Sanzovo, contando que, além do manuseio inadequado, há perdas grandes por falhas de inventário (14,8%). “Um mercado pode ter 20 mil itens. É grande a quantidade que precisa ser contada, então erros acontecem”, explicou o presidente da Abras.

 

Mas causas externas também causam muito prejuízo. Os furtos, por exemplo, correspondem a 18,2% do que foi perdido nos supermercados brasileiros no ano passado. Ou seja, R$ 1,29 bilhão. Segundo Sanzovo, esse número cresceu no último ano e representa mais um efeito da crise econômica. “Em momentos difíceis economicamente, isso costuma acontecer”, disse, relacionando os furtos à queda na renda do brasileiro. E é por isso que as perdas mudaram de setor dentro dos supermercados.

 

Segundo a Abras, antes, o desperdício estava centrado na área de perecíveis, mas isso foi amenizado com o surgimento de melhores técnicas de armazenamento e manuseio de produtos como peixes e carnes. “Hoje, as seções de mercearia seca, higiene e perfumaria, e mercearia líquida representam 45% do volume de perdas, provavelmente porque essas áreas são mais suscetíveis a fraudes e houve um aumento nos furtos”, afirmou Sanzovo, contando que, hoje, os produtos mais furtados nos mercados são chocolates, bebidas, perfumes, carnes e desodorantes.

 

O presidente da Abras garantiu, por sua vez, que os supermercados estão atentos a esse problema e vêm implementando programas para reduzir o desperdício interno e aumentar a segurança das lojas, coibindo furtos. “De 2012 para 2016, o número de empresas que tem uma área específica para a prevenção de perdas saiu de 28% para 59,7% e a maior parte desses programas, 42%, estão dentro da presidência ou do conselho da empresa”, concluiu Sanzovo.

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

26/04/2024 17:39 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 8,85% em março, aponta ABRAS
10/04/2024 11:03 - Quais são as perspectivas da Inteligência Artificial para o varejo
10/04/2024 10:51 - Ciro Gomes fala para plateia lotada no Smart Market ABRAS 2024
10/04/2024 10:30 - Smart Market ABRAS 2024 é sucesso de público e supera expectativas
10/04/2024 10:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2024: conheça os vencedores
12/04/2024 10:16 - Ranking ABRAS 2024: Conheça as maiores empresas do varejo alimentar
08/04/2024 22:27 - Ranking ABRAS 2024: Conheça os novos números do varejo alimentar brasileiro.
01/04/2024 17:45 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Pessoas trará ótimas discussões sobre o setor
01/04/2024 16:07 - Smart Market ABRAS 2024: Não perca a nossa Super Live no dia 03 de Abril
01/04/2024 10:44 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Operações é um dos mais aguardados
28/03/2024 17:30 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insighs
28/03/2024 11:40 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,47%, aponta ABRAS
28/03/2024 09:08 - Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Marketing contará com grandes especialistas
26/03/2024 17:29 - Smart Market ABRAS 2024: Painel Financeiro já tem grandes nomes confirmados
26/03/2024 10:32 - Tom Edwards confirma presença no Smart Market ABRAS 2024

Veja mais >>>