Notícias ABRAS
31/01/2017 11:16 - Queda de vendas leva a recorde negativo
O volume vendido de produtos em supermercados e hipermercados registrou queda em 2016, pelo segundo ano consecutivo, informou ontem a Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado. Retração por dois anos seguidos neste indicador é algo que nunca havia ocorrido na história da pesquisa, que começou a ser realizada em 1992.
Ainda ontem, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para baixo a previsão de vendas do setor em 2017, de uma alta real de 1,5% para 1,3%. Falta de sinais mais claros de reação em renda e emprego motivou o ajuste na estimativa. Em 2016, o setor apurou expansão nas vendas de 1,58%, em termos reais (deflacionado pelo IPCA/IBGE)
Segundo os dados da Nielsen, parceira da Abras na elaboração de pesquisas, a venda em volume teve queda de 4,7% em 2016 sobre 2015, sem incluir nesse número o "atacarejo", que vende para empresas e pessoas físicas. É uma queda em relação a 2015, quando já havia sido registrado redução de 1,2%. Esse número inclui as vendas de alimentos, bebidas, itens de higiene, limpeza e beleza em supermercados e hipermercados. Ao se incluir o atacarejo no cálculo, as vendas ainda caem, mas a retração é menor - a diminuição é de 3% em 2016 em cima de uma leve alta de 0,1%.
A pesquisa traz uma comparação entre renda e gastos por classe social e conclui que apenas nas classes A e B o gasto anual supera a renda em 0,8%. Nas outras classes, isso já não acontece como nos últimos anos. Na classe C, o gasto ficou 1,2% inferior à renda em 2016, e nas classes C e D, 0,8% menor. "Isso ocorreu porque a população foi ajustando os rendimentos ao volume de contas a pagar por causa da crise", disse Lenita Mattar, gerente de atendimento da Nielsen.
A Abras informou que deve publicar em maio os dados sobre ranking do setor. A entidade inclui nas vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) a operação de Casas Bahia e Ponto Frio. Ao se considerar apenas a área alimentar, o Carrefour deve alcançar vendas brutas de R$ 49 bilhões (cresceu 15% em 2016). O GPA deve vir em segundo lugar, com vendas brutas entre R$ 44,5 bilhões e R$ 45 bilhões (alta de 11%), apurou o Valor.
Por Adriana Mattos | De São Paulo
Fonte: Valor Econômico
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano