Notícias ABRAS
31/01/2017 11:16 - Queda de vendas leva a recorde negativo
O volume vendido de produtos em supermercados e hipermercados registrou queda em 2016, pelo segundo ano consecutivo, informou ontem a Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado. Retração por dois anos seguidos neste indicador é algo que nunca havia ocorrido na história da pesquisa, que começou a ser realizada em 1992.
Ainda ontem, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para baixo a previsão de vendas do setor em 2017, de uma alta real de 1,5% para 1,3%. Falta de sinais mais claros de reação em renda e emprego motivou o ajuste na estimativa. Em 2016, o setor apurou expansão nas vendas de 1,58%, em termos reais (deflacionado pelo IPCA/IBGE)
Segundo os dados da Nielsen, parceira da Abras na elaboração de pesquisas, a venda em volume teve queda de 4,7% em 2016 sobre 2015, sem incluir nesse número o "atacarejo", que vende para empresas e pessoas físicas. É uma queda em relação a 2015, quando já havia sido registrado redução de 1,2%. Esse número inclui as vendas de alimentos, bebidas, itens de higiene, limpeza e beleza em supermercados e hipermercados. Ao se incluir o atacarejo no cálculo, as vendas ainda caem, mas a retração é menor - a diminuição é de 3% em 2016 em cima de uma leve alta de 0,1%.
A pesquisa traz uma comparação entre renda e gastos por classe social e conclui que apenas nas classes A e B o gasto anual supera a renda em 0,8%. Nas outras classes, isso já não acontece como nos últimos anos. Na classe C, o gasto ficou 1,2% inferior à renda em 2016, e nas classes C e D, 0,8% menor. "Isso ocorreu porque a população foi ajustando os rendimentos ao volume de contas a pagar por causa da crise", disse Lenita Mattar, gerente de atendimento da Nielsen.
A Abras informou que deve publicar em maio os dados sobre ranking do setor. A entidade inclui nas vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) a operação de Casas Bahia e Ponto Frio. Ao se considerar apenas a área alimentar, o Carrefour deve alcançar vendas brutas de R$ 49 bilhões (cresceu 15% em 2016). O GPA deve vir em segundo lugar, com vendas brutas entre R$ 44,5 bilhões e R$ 45 bilhões (alta de 11%), apurou o Valor.
Por Adriana Mattos | De São Paulo
Fonte: Valor Econômico

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade