Notícias ABRAS
01/12/2016 10:31 - Vendas nos supermercados acumulam alta de 1,16% no ano, segundo a Abras
No mês passado (outubro) as vendas nos supermercados tiveram alta de 4,78% na comparação com o mês anterior, setembro. Na comparação anual, o setor supermercadista teve incremente em vendas na ordem de 0,71%
Balanço divulgado nesta quarta-feira (30) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que as vendas nos supermercados brasileiros tiveram crescimento de 1,16% no acumulado do ano – de janeiro a outubro. O resultado, segundo a entidade setorial já foi deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês passado (outubro) as vendas nos supermercados tiveram alta de 4,78% na comparação com o mês anterior, setembro. Na comparação anual, o setor supermercadista teve incremente em vendas na ordem de 0,71%. Para o vice-presidente da Abras, João Sanzovo, as primeiras medidas adotadas pelo governo federal são responsáveis pela melhora no desempenho do setor.
Estabilidade
“Existe uma estabilidade nas vendas e também, no fim do ano, a perspectiva é de que continue estável. Não são números bons, mas também não vão piorar”, avaliou Sanzovo. Com isso, a previsão é de estabilidade na comercialização do setor em 2017. Ainda na opinião do vice-presidente da entidade supermercadista, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que cria tetos para gastos públicos, será positiva ao setor. “Vai influenciar na confiança dos empresários em relação aos investimentos, é um horizonte que vai nos dar uma garantia”, disse João Sanzovo.
Cesta básica
Outro indicador divulgado pela entidade foi o índice Abrasmercado, que calcula o custo da cesta básica. Em outubro, o índice teve alta de 0,18%, passando de R$ 483,80 para R$ 484,67. Já no acumulado deste ano, a cesta apresentou alta de 16,02% no País.
Segundo o gerente de pesquisas, Marco Aurélio de Lima, o aumento no preço da proteína (carne), foi o responsável pelo maior impacto no bolso dos consumidores brasileiros, alta nos preços de 5,72%. O leite, por sua vez, que apresentou altas importantes nos últimos meses no País, teve queda de 11,05% em outubro. “O leite tende a estabilizar, não vai mais cair”, prevê o especialista.
Lima afirmou ainda que a crise econômica no Brasil fez com que os consumidores pensassem mais antes de fazer suas compras nos supermercados e mencionou a antecipação de compras na Black Friday, para aproveitar os descontos. “Na Black Friday, (os consumidores) anteciparam as compras para o Natal, estão mais racionais na hora da compra”, concluiu ele.
Por: Agência Brasil
Fonte: IG - Brasil Econômico
Veja mais >>>
29/10/2025 09:26 - Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro estratégico para o setor supermercadista27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
14/10/2025 08:38 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará promove evento estratégico para o setor supermercadista
08/10/2025 11:39 - Supermercadistas do Ceará recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

