Notícias ABRAS
26/02/2015 11:00 - Páscoa: supermercados diminuem encomendas de ovos mais caros
A maior parte dos supermercados brasileiros projeta estabilidade nas vendas de Páscoa na comparação com o ano passado, mostrou pesquisa da associação que representa o setor, Abras, que também apontou preparação dos varejistas para consumidores mais sensíveis a preços.
Dentre os entrevistados, 55,8% disseram acreditar que as vendas ficarão no mesmo nível de 2014, 17,3% previram vendas mais fracas e 26,9% estimaram um resultado superior ao obtido um ano antes.
A Páscoa é considerada a segunda data mais importante em vendas para o setor, atrás do Natal.
Em comunicado, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, afirmou que neste ano o varejista está mais cauteloso.
“Apesar de as vendas dos supermercados como um todo ainda estarem positivas, a percepção de um ano difícil com crescimento nulo e inflação alta, aliada aos juros mais altos e corte de despesas do governo, acaba afetando as expectativas do setor”, disse.
A pesquisa da entidade também apontou que os supermercados estão enxergando menor disposição dos consumidores em investir em ovos de Páscoa: os produtos com mais de 500 gramas, mais caros, foram os únicos na categoria de chocolates que apresentaram queda nas encomendas sobre um ano antes, com recuo de 6,7% em valor.
O aumento mais expressivo, de 5,9%, foi para os ovos de até 150 gramas, os mais baratos.
Primeiro mês do ano
Em janeiro, as vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 3,42% sobre um ano antes, conforme dados divulgados nesta quarta-feira pela Abras.
“O resultado do primeiro mês do ano é bom, mas o nosso setor segue com muita expectativa e certa preocupação com os acontecimentos econômicos em curso”, avaliou Honda.
Em 2014, as vendas de janeiro tiveram crescimento anual de 4,5%.
O preço da cesta AbrasMercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo pesquisados pela GfK, cresceu 5,64% em janeiro na comparação anual e avançou 1,04% sobre dezembro, a 385,06 reais.
Os produtos que tiveram maior alta sobre o mês imediatamente anterior foram batata (+33,21%), feijão (+14,91%) e cebola (+11,07%). Por outro lado, as maiores quedas foram sofridas por queijo prato (-5,62%), farinha de mandioca (-4,82%) e leite longa vida (-4,71%).
Veículo: Gazeta do Povo (25/02)

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade