Notícias ABRAS
27/09/2013 10:22 - Supermercados crescem acima do esperado em 2013
Com resultados positivos nas vendas acumuladas de janeiro a agosto, que registraram alta de 4,95%, o setor supermercadista acaba de rever para cima suas expectativas de crescimento. Inicialmente, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) previu para 2013 crescimento real para o setor de 3,5%. Mas, o tilintar das registradoras fez a previsão subir para 4%.
“As notícias são boas e o setor está otimista. Vários fatores positivos contribuíram para esse crescimento de vendas em agosto, como a manutenção do nível de emprego e a geração de postos de trabalho. Além disso, o cenário econômico é bom, com a inflação sob controle”, afirma o vice-presidente da Abras, João Sanzovo.
Em agosto, as vendas do setor apresentaram alta de 0,90% na comparação com o mês anterior e crescimento de 10,70% em relação ao mesmo mês do ano de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
REGIÃO - De acordo com pesquisa socioeconômica realizada pelo Inpes (Instituto de Pesquisas) da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), as famílias do Grande ABC gastam 25,3% da sua renda em alimentos, higiene pessoal e limpeza. “Não temos os dados do quanto deste montante é efetivamente gasto nos supermercados, mas o que nossas observações indicam é que cada vez mais as famílias vêm concentrando seus gastos nos supermercados”, diz o coordenador do Inpes, Leandro Prearo. “Hoje, as grandes redes oferecem nas suas lojas padaria, açougue, peixaria, feira, farmácia – todos itens que antes eram comercializados por estabelecimentos especializados – e ainda oferecem cartões de crédito próprios, que facilitam o financiamento. Tudo isso atrai mais gente para os supermercados”, analisa.
NOVOS HÁBITOS - O coordenador lembra que o próprio processo inflacionário faz com que o consumidor busque sempre os melhores preços na tentativa de fazer o seu dinheiro render mais. “Nesse aspecto, os supermercados levam dupla vantagem: eles podem oferecer mais promoções porque compram grandes quantidades e conseguem preços melhores junto aos seus fornecedores, e também porque investem mais em publicidade, o que leva para as suas lojas gente interessada nos preços que viu nos anúncios”, analisa.
Para Prearo, portanto, o aumento das vendas nos supermercados não necessariamente significa que seja reflexo exato de aumento de renda da população.
Veículo: Diário do Grande ABC
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

