Notícias ABRAS
26/11/2008 08:48 - Vendas do varejo ainda garantem bonança
São Paulo, 24 de Novembro de 2008 - Ninguém discute que existe um cenário de crise assustador rondando o mercado brasileiro, mas às vésperas do Natal, melhor período de vendas para o comércio, crise é a última coisa que os varejistas querem ver pela frente. Até setembro, o varejo acumula uma alta de 10,4% nas vendas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E sem nenhum respingo de crise.
Os dez setores analisados pelo IBGE apresentaram aumento nas vendas. Equipamentos e material para escritório fecharam setembro com a maior alta, em 6,9%. Apenas os dados de veículos e motos, que no período registraram alta de 5,5%, já foram corrigidos pelas entidades do setor, mostrando retração.
Ainda assim, a expectativa da Tendências Consultoria é que o varejo feche o ano com alta de 9,1% nas vendas, um resultado muito bom e que não reflete os soluços da crise internacional, apesar de apresentar uma leve queda em relação a alta de 9,7% de 2007.
"A crise no Brasil chegou primeiro pela mídia e ainda não é uma realidade de chão de loja", afirma Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Honda afirma que há alguns segmentos que podem sofrer com queda de vendas, especialmente aqueles que trabalham com produtos de maior valor agregado. "Em outubro, os hipermercados podem sentir um pouco mais os reflexos da crise na venda de eletroeletrônicos, por exemplo. Mas a área de alimentos não sentiu ainda", afirma. De janeiro a setembro, o setor supermercadista teve uma alta de 8,93% nas vendas, segundo a Abras. A expectativa é fechar o ano com aumento de 8%.
O consultor Marcos Gouvêa, da Gouvêa de Souza & MD, afirma que existem alguns sintomas da crise no varejo - a queda nas vendas dos carros, a leve desaceleração da venda de eletroeletrônicos, redes de vestuário reduzindo prazo para parcelamento, consumo de luxo em desaceleração -, mas, para ele, trata-se de questões pontuais. "Temos quatro fatores que impactam o consumo: renda, emprego, crédito e confiança. No caso do Brasil, renda e emprego não tiveram reduções, quanto ao crédito, tivemos alguns ajustes de prazos e taxas. O problema está no índice de confiança", avalia. Gouvêa explica que o clima de recessão faz com que o consumidor passe a incorporar preocupações e ter mais cautelas com as compras.
Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) comprova a tese de Gouvêa. O levantamento feito em duas etapas, no dia 17 e 31 de outubro, com a 1.116 paulistanos, mostra que a percepção de que a crise vai afetar de alguma maneira a situação econômica do País subiu de 67% para 75%. A percepção de que afeta as condições financeiras de sua família permaneceu estável em torno de 14%. A conclusão da entidade é de que o paulistano não acredita que a crise afetará a sua família no mesmo momento em que pode afetar a economia do País.
"Nos últimos três anos, foi o consumo que puxou o PIB do Brasil e isso não deve se alterar, nem em 2008, nem em 2009", afirma Gouvêa. Porém, no próximo ano, o varejo não deve apresentar a mesma performance que nos dois anos anteriores. A Tendências prevê um aumento de 5,2% nas vendas. Apesar da desaceleração esperada, Gouvêa afirma que o varejo está olhando com cautela, mas sem planos de rever metas e investimentos. Ao menos, por enquanto.
Veículo: Gazeta Mercantil
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

