Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

26/11/2008 08:48 - Vendas do varejo ainda garantem bonança

São Paulo, 24 de Novembro de 2008 - Ninguém discute que existe um cenário de crise assustador rondando o mercado brasileiro, mas às vésperas do Natal, melhor período de vendas para o comércio, crise é a última coisa que os varejistas querem ver pela frente. Até setembro, o varejo acumula uma alta de 10,4% nas vendas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E sem nenhum respingo de crise.

 

Os dez setores analisados pelo IBGE apresentaram aumento nas vendas. Equipamentos e material para escritório fecharam setembro com a maior alta, em 6,9%. Apenas os dados de veículos e motos, que no período registraram alta de 5,5%, já foram corrigidos pelas entidades do setor, mostrando retração.

 

Ainda assim, a expectativa da Tendências Consultoria é que o varejo feche o ano com alta de 9,1% nas vendas, um resultado muito bom e que não reflete os soluços da crise internacional, apesar de apresentar uma leve queda em relação a alta de 9,7% de 2007.

 

"A crise no Brasil chegou primeiro pela mídia e ainda não é uma realidade de chão de loja", afirma Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Honda afirma que há alguns segmentos que podem sofrer com queda de vendas, especialmente aqueles que trabalham com produtos de maior valor agregado. "Em outubro, os hipermercados podem sentir um pouco mais os reflexos da crise na venda de eletroeletrônicos, por exemplo. Mas a área de alimentos não sentiu ainda", afirma. De janeiro a setembro, o setor supermercadista teve uma alta de 8,93% nas vendas, segundo a Abras. A expectativa é fechar o ano com aumento de 8%.

 

O consultor Marcos Gouvêa, da Gouvêa de Souza & MD, afirma que existem alguns sintomas da crise no varejo - a queda nas vendas dos carros, a leve desaceleração da venda de eletroeletrônicos, redes de vestuário reduzindo prazo para parcelamento, consumo de luxo em desaceleração -, mas, para ele, trata-se de questões pontuais. "Temos quatro fatores que impactam o consumo: renda, emprego, crédito e confiança. No caso do Brasil, renda e emprego não tiveram reduções, quanto ao crédito, tivemos alguns ajustes de prazos e taxas. O problema está no índice de confiança", avalia. Gouvêa explica que o clima de recessão faz com que o consumidor passe a incorporar preocupações e ter mais cautelas com as compras.

 

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) comprova a tese de Gouvêa. O levantamento feito em duas etapas, no dia 17 e 31 de outubro, com a 1.116 paulistanos, mostra que a percepção de que a crise vai afetar de alguma maneira a situação econômica do País subiu de 67% para 75%. A percepção de que afeta as condições financeiras de sua família permaneceu estável em torno de 14%. A conclusão da entidade é de que o paulistano não acredita que a crise afetará a sua família no mesmo momento em que pode afetar a economia do País.

 

"Nos últimos três anos, foi o consumo que puxou o PIB do Brasil e isso não deve se alterar, nem em 2008, nem em 2009", afirma Gouvêa. Porém, no próximo ano, o varejo não deve apresentar a mesma performance que nos dois anos anteriores. A Tendências prevê um aumento de 5,2% nas vendas. Apesar da desaceleração esperada, Gouvêa afirma que o varejo está olhando com cautela, mas sem planos de rever metas e investimentos. Ao menos, por enquanto.

 

Veículo: Gazeta Mercantil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>